Pular para o conteúdo principal

Artista protesta com tapete de euros em altar do papa em Portugal

Referindo-se à Jornada Mundial da Juventude, Bordalo II diz que o país não deveria patrocinar "a turnê de uma multinacional italiana"


Em protesto contra os gastos que Portugal está tendo com a visita do papa, o artista Bordalo II estendeu nos degraus de um altar-palco um tapete feito com reproduções de grandes notas de 500 euros. Francisco celebrará uma missa no local.

A manifestação do artista durou pouco na quinta-feira (27), mas foi o suficiente para cliques de fotos que foram reproduzidas na rede social.

Francisco participará em Lisboa da Jornada Mundial da Juventude 2023. Desde o começo do ano o evento tem levantado polêmica por causa de seus gastos.

'O Tapete da Vergonha" 

A imprensa portuguesa informou que só o palco-altar iria custar 4 milhões de euros (R$ 20,8 milhões). Posteriormente, diante da repercussão negativa da informação, houve redução de 30% no custo.

Com um jaleco amarelo de trabalhador, Bordalo II chegou ao altar-palco sem ser barrado pela segurança.

"É o tapete da vergonha", disse ele aos jornalistas.

Para o artista, o governo não deveria investir "milhões do dinheiro público para patrocinar a turnê da multinacional italiana". E isso em um "momento em que tantas pessoas lutam para manter as suas casas, o seu trabalho e sua soberania".

Ele acrescentou que o Estado português é Laico, não sendo justo, portanto, impor a todos os contribuintes o financiamento de um "festival" da Igreja Católica.

Carlos Moedas, prefeito de Lisboa, disse que os investimentos terão o retorno com a presença de turistas que vão gastar no país.

Bordalo II argumentou que essa movimentação na economia não será significativa porque terá duração de apenas uma semana.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias