Pular para o conteúdo principal

Carro voador brasileiro passa nos testes do túnel de vento

Subsidiária da Embraer, a Eve Air Mobility planeja iniciar a venda do eVTOL em 2026

Representação artística
do eVTOL futurista da
Eve sobre São Paulo



YURI VASCONCELOS
jornalista
Revista FAPESP

A startup Eve Air Mobility, subsidiária da fabricante brasileira Embraer com foco no ecossistema de mobilidade urbana aérea, deu um importante passo para tirar do papel seu futurista eVTOL, acrônimo em inglês para veículos elétricos que decolam e pousam na vertical. 

A empresa anunciou a conclusão dos testes em túnel de vento de seu carro voador. Os ensaios foram conduzidos em uma instalação próxima à cidade de Lucerna, na Suíça.

“O teste em túnel de vento é uma importante ferramenta de engenharia no desenvolvimento de uma aeronave. Permite que a equipe monitore o fluxo de ar em torno do eVTOL e de cada uma de suas partes individualmente”, informou a Eve em comunicado à imprensa. Túneis de vento são utilizados para simular os efeitos do ar sobre protótipos de aviões, automóveis, pás eólicas, pontes, entre outros dispositivos e estruturas.

No caso específico da Eve, o teste serviu para medir as forças aerodinâmicas que atuam sobre a aeronave em desenvolvimento, permitindo que os projetistas avaliem sua sustentação, eficiência, qualidade de voo e desempenho. Um modelo em tamanho natural do eVTOL foi usado durante os testes, informou a companhia.

“A realização desses ensaios é um passo importante para refinar o projeto de uma aeronave. Só se faz esse tipo de teste quando há um protótipo em estado avançado”, avalia o engenheiro mecânico com ênfase em aeronáutica William Roberto Wolf, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (FEM-Unicamp). “As informações coletadas são repassadas ao time de engenharia para que possa aprimorar o projeto.”

O principal objetivo do teste realizado na Suíça, de acordo com a Eve, foi investigar e validar o desempenho de diversos componentes do eVTOL (fuselagem, rotores, asas, cauda) durante o voo. “Esse ensaio proporciona uma visão única do comportamento da complexa geometria [do eVTOL] e oferece uma validação de alto nível das características do design”, anunciou a empresa.

Os testes em túnel de vento, segundo especialistas, são considerados uma etapa essencial para a obtenção das certificações do aparelho com as autoridades regulatórias e uma sinalização para o mercado do status do projeto.

Concluída essa etapa do desenvolvimento, a Eve espera finalizar ainda no primeiro semestre deste ano a escolha dos principais fornecedores de partes e equipamentos. No segundo semestre deve ser iniciada a construção do primeiro protótipo em escala real. Testes adicionais estão previstos para 2024 e 2025. A empresa planeja iniciar a operação comercial de seu eVTOL em 2026.

Desafios a serem superados

Depois de passar alguns anos abrigada na incubadora de tecnologias disruptivas Embraer X, a Eve foi criada em 2020 pela fabricante brasileira de aviões para atuar no mercado de mobilidade urbana aérea, segmento que tem cada vez mais atraído a atenção da indústria aeronáutica e automotiva. Airbus, Google, Uber e Toyota têm projetos de eVTOL em andamento.

O conceito do eVTOL brasileiro foi apresentado pela Embraer em 2018. Em julho de 2020, seus engenheiros realizaram o primeiro voo em um simulador, aparelho que recria em ambiente virtual aeronaves em voo, usado principalmente para o treinamento de pilotos.

“Há uma corrida no mundo entre os desenvolvedores de eVTOL, mas não se sabe quem exatamente está na frente”, diz Wolf. Segundo o engenheiro, vários desafios ainda precisam ser superados para que essas aeronaves comecem a operar, entre eles o estabelecimento de um eficiente sistema de gestão de tráfego aéreo.

Sediada em Melbourne, na Flórida (EUA), a Eve contabiliza até o momento quase 2,8 mil intenções de compra de sua aeronave, segundo a agência de notícias Reuters. A companhia aérea norte-americana United Airlines é uma das principais apoiadoras do projeto.

Voos autônomos

O eVTOL da Eve será 100% elétrico, terá um alcance (distância percorrida sem precisar abastecer) de 100 quilômetros e está projetado para transportar quatro passageiros.

Deverá operar como uma espécie de táxi voador, fazendo deslocamentos no perímetro urbano ou pequenas viagens entre cidades próximas. Em um primeiro momento, o eVTOL será conduzido por um piloto, mas a expectativa da empresa é de que no futuro faça voos autônomos com passageiros, sem a presença de uma pessoa na cabine de comando.

As companhias aéreas brasileiras estão investindo no mercado de carros voadores elétricos. Em 2021, a Gol divulgou um protocolo de intenção de compra de 250 eVTOL do modelo VA-X4 da empresa britânica Vertical Aerospace. No mesmo ano, a Azul revelou planos de obtenção de 220 aparelhos da companhia alemã Lilium. Em ambos os casos, a expectativa, na ocasião, era de entrada em operação em 2025.

Com informação da Eve Air Mobility

• Informação, tecnologia e ciência ampliam nosso tempo e espaço

• Nova tecnologia de edição genética vai corrigir 89% dos erros nos DNA

• Descoberta de brasileiro de anel em Quaoar força revisão em modelo solar



Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Malafaia diz que vai ‘arrebentar’ candidatura do petista

Malafaia afirmou que não vai dar moleza para o candidato do PT O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio, afirmou que vai se envolver na campanha do segundo turno das eleições municipais de São Paulo com o propósito de “arrebentar” a candidatura do petista Fernando Haddad por ter sido o mentor do chamado “kit gay” quando foi titular do Ministério da Educação. "Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do 'kit gay'”, disse. “Não vamos dar moleza para ele." Ao final do primeiro turno, quando Haddad começou a subir nas pesquisas de intenção de votos, o pastor gravou um vídeo manifestando apoio ao tucano José Serra. Nos próximos dias, Malafaia divulgará outro vídeo com ataques direitos ao petista. No Twitter, ele pede voto para “Serra 45” contra “Haddad, autor do kit gay”. O pastor teve encontro ontem em São Paulo com Serra, que agradeceu o apoio. Também participou do encontro o pastor Jabes de Alencar...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus