Pular para o conteúdo principal

Bíblia pode ser útil aos ateus? Estudiosa diz que sim

"Tento “conectar o aparentemente inconectável”: erotismo e religião, corpo e teologia, ateu e Bíblia."

DUC DAU | The Conversation
estudiosa da Bíblia

O filósofo anarquista do século 21, Michael Bakunin, disse o seguinte sobre o cristianismo em seu livro de 1882, Deus e o Estado:

O cristianismo é precisamente a religião por excelência, porque exibe e manifesta, em toda a extensão, a própria natureza e essência de todo sistema religioso, o empobrecimento, a escravização e a aniquilação da humanidade em benefício da divindade.

Estou inclinada a concordar com Bakunin.

Muitos de nós que crescemos em uma cultura cercada pelo Cristianismo não conseguem pensar em Deus sem associar a divindade com a Bíblia e o cristianismo.

Consequentemente, é provável que a maioria dos ateus e agnósticos não pense bem de um texto que constitui a base do cristianismo — e uma série de males sociais históricos dos quais essa religião participou, incluindo escravidão, sectarismo e conservadorismo sexual.

Há muito o que criticar sobre um sistema de crenças que censura práticas sexuais fora do casamento, monogamia e relações heterossexuais.

A Igreja Católica Romana na qual fui criada tem uma história imperdoável de falha em proteger um número incontável de crianças contra abuso físico, emocional e sexual nas mãos de seus padres, irmãos e freiras.

Enumerar o número de ofensas do cristianismo contra a humanidade levaria mais do que alguns parágrafos.

E, no entanto, sou ateia e estudiosa literária que escreve sobre a Bíblia. Não acredito em Deus, mas escrevo extensivamente sobre um texto considerado por muitos cristãos como sancionado por Deus.

Não é uma contradição para mim, entretanto, especializar-me em literatura e teologia. Um dos meus objetivos é libertar a Bíblia das mãos da igreja tradicional e dos cristãos conservadores.

Bíblia pode
ter múltiplas
interpretações

Sou uma dos vários estudiosos que deseja abrir as possibilidades interpretativas do texto e de seus leitores. Como o teólogo queer Gerard Loughlin em Alien Sex: The Body and Desire in Cinema and Theology (2003), em meu trabalho tento “conectar o aparentemente inconectável”: erotismo e religião, corpo e teologia, ateu e Bíblia.

A Bíblia não é um livro produzido por revelação divina. Quando a autoridade divina do autor é retirada da Bíblia, ela libera sua capacidade de ser adaptada e interpretada de formas múltiplas e surpreendentes na literatura.

Antigamente, as Bíblias eram acorrentadas em igrejas inglesas, ostensivamente para protegê-las de roubo e vandalismo. No entanto, como Hugh S. Pyper afirma em The Unchained Bible: Cultural Appropriations of Biblical Texts

É difícil evitar a leitura subversiva desse acorrentamento como um símbolo de um livro colocado no cativeiro pela Igreja.

Libertada de suas correntes, porém, “a Bíblia revela-se um texto que chega a todos os lugares e que sofre metamorfoses surpreendentes e às vezes contraditórias”.

A Bíblia desencadeada

Existe mais de um tipo de Bíblia, e é a Bíblia desacorrentada que me interessa. Esta é a Bíblia que foge dos grilhões da igreja dominante e dos cristãos conservadores — bem como do equívoco dos não crentes que imaginariam que a única Bíblia que existe é sua contraparte acorrentada.

A personagem Sue Bridehead protesta contra a Bíblia acorrentada no romance Jude the Obscure (1895), de Thomas Hardy. Falando sobre o livro bíblico erótico Cântico dos Cânticos, ela diz:

[...] as pessoas não têm o direito de falsificar a Bíblia! Odeio a farsa que tenta cobrir com abstrações eclesiásticas o amor extático, natural e humano dessa grande e apaixonada canção!

O que para ela é um hino ao amor, ao sexo e à agência feminina tornou-se distorcido por interpretações “farsas”. Sue acrescenta:

O que insisto é que, para explicar versículos como este: “Para onde foi o teu amado, ó tu, a mais formosa entre as mulheres?” pela nota: “A Igreja professa sua fé” é extremamente ridículo!

Sue critica o impulso cristão em direção à interpretação tipológica, especialmente porque o Cântico dos Cânticos é um dos dois livros da Bíblia que não menciona Deus.

Na ficção contemporânea, Fried Green Tomatoes de Fannie Flagg no Whistle Stop Cafe (1987) cita o livro de Ruth para destacar uma terna história de amor entre duas personagens femininas principais.
Ao decidir deixar seu marido abusivo, Ruth envia a sua amada Idgie a seguinte passagem:

E Rute disse: Roga-me que não te deixe, nem que deixe de seguir-te; porque para onde fores, irei eu; e onde tu pousares, eu pousarei; o teu povo será o meu povo, e o teu Deus, o meu Deus.

Esta é uma das passagens mais marcantes da Bíblia, e seu uso aqui é igualmente notável: para validar os diferentes tipos de amor entre mulheres. Diga-me, se Deus existisse, ele desaprovaria?

> Duc Dau é estudiosa de cultura na The University of Western Australia.

• Vídeo: o ateísmo consegue dar um sentido à vida?

Livro 'Ateísmo no Brasil' recupera um país que poucos conhecem



Comentários

Se ela encontra valor na Bíblia, isso é com ela.

Eu pessoalmente não partilho dessa ideia. Acho que a Bíblia já é um texto incrivelmente supervalorizado e praticamente sem qualquer valor ou utilidade exceto talvez como ferramenta para ajudar a entender alguns cristãos e outros abraamistas.

O texto em si é até bastante medíocre de um ponto de vista religioso ou filosófico.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Presas ameaçam matar empresária acusada de torturar menina

As presas da Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia, estão ameaçando de morte “o tempo todo” a empresária Sílvia Calabresi Lima (foto), acusada de torturar a menina L.R.S., de 12 anos. “As presas não toleram esse crime”, disse o advogado dela, Darlan Alves Ferreira. As ameaças incluem envenenamento da água e comida de Sílvia. Apesar disso, até anteontem a empresária queria sair do isolamento e ser transferida para ala onde há cerca de 120 mulheres. A reação dos internautas também de sido de fúria. Nos blogs, sites de notícias e Youtube, há quem peça pena de morte para a empresária. Muitos dizem que, se pudessem, torturariam a Sílvia da mesma forma que ela o fez com a menina. Também circulam na internet o endereço do casal, os números de telefone e o e-mail do filho mais velho, o Thiago, que é uma das seis pessoas que a polícia vai indiciar - no caso dele, por omissão de socorro. Embora a polícia tenha se procedido de maneira exemplar nesse caso, tem muita gente querendo fa...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese