Pular para o conteúdo principal

Em bênção de Natal, Edir Macedo compara homossexual a bandido

Comunidade aciona autoridade acusando bispo da Igreja Universal de homofobia

Representantes da comunidade LGBTQIA+ moveram uma notícia-crime contra o bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, por ele associar homossexual a criminoso.

Na véspera de Natal, na sua rede nacional de TV, a Record, Macedo, acompanhado por familiares, disse no programa de 30 minutos "Bênção para a família em sua casa" o seguinte:

“Ninguém nasce mau. Ninguém nasce ladrão, ninguém nasce bandido, ninguém nasce homossexual ou lésbica. Ninguém nasce mau, todo mundo nasce perfeito com a sua inocência, porém o mundo faz das pessoas aquilo que elas são quando elas aderem ao mundo”.

Notícia-crime (ou notitia criminis) ocorre quando alguém ou organização comunica à autoridade policial ter sido vítima de um delito, permitindo, assim, a abertura de um processo judicial que poderá condenar ou não o acusado.

As organizações que protocolaram no fim de semana a notícia-crime são a Aliança Nacional LGBTI+ e a ABRAFAH (Associação Brasileira de Famílias Homotranssafetivas), ambas presididas por Tony Reis, para quem o religioso propagou homofobia.

“É um discurso de ódio e não podemos tolerar isso", disse. "Que Macedo responda na forma da lei.”

Amanda Souto, responsável pelo jurídico das associações, afirmou que Macedo foi "perverso" ao aproveitar a comemoração do Natal para expor ódio contra a comunidade LGBTI+ e suas famílias em horário nobre na emissora de grande audiência.

Até agora, não houve manifestação de Macedo nem da Universal sobre a notícia-crime. Este site está aberto à assessoria de imprensa de ambos.

Em 2019, ao julgar uma ADO (Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão), o Supremo Tribunal Federal enquadrou os atos de homofobia na Lei do Racismo.

Observando-se o contexto político, Macedo termina este ano como grande derrotado, porque foi apoiador da candidatura do extremista de direita Jair Bolsonaro, que perdeu para Lula, que, por líderes evangélicos, é chamado de "ladrão".

O religioso tentou se aproximar do presidente eleito, dizendo que o perdoa, não dizendo do quê. O Partido dos Trabalhadores rejeitou qualquer possibilidade de reatamento, e Lula foi recebido pelo bispo Romualdo Panceiro, ex-Universal, fundador Igreja das Nações do Reino de Deus e desafeto de Macedo.

Atualização em 28/12/2022

Com o título "Bispo Macedo deu sermão homofóbico", a Igreja Universal publicou em seu site nota negando que o seu líder tenha ofendido os homossexuais.

Referindo-se ao jornalista Daniel Castro, do portal Notícias da TV, do Uol, a igreja diz que ele mentiu porque Macedo falou aos "excluídos da sociedade, especialmente os presidiários".

A nota transcreve o trecho polêmico ressaltado pelo Uol e outros sites, acrescentando que ele foi citado fora do contexto, com distorção, portanto.

"O contexto era de que ninguém nasce destinado a fazer ou ser algo, mas pode fazer suas escolhas e mudar de vida, ainda que, ao longo dela, tenha escolhido o que lhe trouxe sofrimento."

> Com informação da TV Record, Igreja Universal, Twitter e outras fontes.

• Edir Macedo ri da notícia de que é o pastor mais rico do Brasil

• Edir compra jato de US$ 50 mi para viagens internacionais



Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes