Pular para o conteúdo principal

Programadores estão ensinando os algoritmos a mentir, revela físico

A física quântica vai
acelerar o processamento
 da Inteligência Artificia

por Natalia Vaquero
para o jornal El Día

A Europa corre o risco de ficar para trás na feroz corrida que os Estados Unidos e a China disputam pelo desenvolvimento da computação quântica, adverte o físico Juan Ignacio Cirac (Manresa, 1965), referência mundial na construção do computador quântico que acelerará os atuais cálculos dos computadores clássicos e revolucionará a ciência, a tecnologia, a indústria e, é claro, abrirá portas surpreendentes ao mundo da inteligência artificial.

Contudo, atenção, porque esses avanços acabarão com a privacidade de nossas comunicações, alerta Cirac, diretor da Divisão Teórica do Instituto Max-Planck de Ótica Quântica, em Garching (Alemanha), onde é trabalhada a consciência para chegar a esse supercomputador regido pelas leis da mecânica quântica que desafiam o senso comum no mundo microscópico.

Os algoritmos já estão sendo programados até para mentir e vão superar os homens em inúmeras tarefas, afirma Juan Ignacio Cirac, na Fundação Ramón Areces [veja abaixo vídeo de uma conferência em espanhol do físico].

Ele incentiva os cientistas da computação a inventar novos algoritmos adaptáveis ao computador quântico que mudará tudo.

Entrevista

Como sua mente relaciona a mitologia grega e a física quântica, duas de suas grandes paixões?

Há muitos fenômenos no mundo quântico que têm semelhanças com os personagens da mitologia clássica. Aí, temos o efeito Sísifo e o efeito Zenão. Meu pai também era professor de latim e grego, então cresci ouvindo todos os tipos de histórias mitológicas.

Qual o papel da música nessa área?

A música é transmitida através das ondas e, na física quântica, as partículas geralmente se comportam como ondas.

Como o computador quântico mudará nossas vidas?

Ainda não sabemos, mas ajudará no desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da indústria. Esperamos que também tenha um impacto no campo da inteligência artificial.

Ainda não é viável a
construção de um 
computador quântico

Acredito que a computação quântica acelerará os cálculos atuais que fazemos com os computadores.

Muitos dos cálculos feitos pelos computadores atuais serão superados de longe por um método quântico que utiliza as leis da mecânica quântica para resolver problemas.

Contudo, parece que ainda estamos longe de ter o computador quântico capaz de resolver nossos problemas.

Nenhum computador quântico será capaz de resolver todos os nossos problemas. No momento, sabemos como funcionará, mas a dificuldade está em construí-lo, em desenvolver as tecnologias para que funcione e em algumas condições muito especiais.

Que tipo de condições?

Precisa estar em salas com temperaturas muito baixas. É preciso esfriá-lo bastante e colocar cabos que não sabemos se funcionarão em um ambiente tão frio. Precisamos de tempo e muito dinheiro para passar dos protótipos à criação de um computador quântico.

Em que consiste a segunda revolução quântica que almeja deixar para trás a computação e os computadores?

A física quântica é uma teoria que explica o mundo microscópico e tem mais de 100 anos. Houve uma revolução quântica nos anos 20 e 30 do século passado que viu que a física quântica poderia servir para construir coisas: condutores de eletricidade, o laser ou isoladores. Assim, fomos capazes de criar a internet. Mas, há outros aspectos da física quântica que agora queremos desenvolver para que eles deem origem à segunda revolução quântica.

Como essa revolução atingirá os algoritmos e a inteligência artificial?

Os algoritmos terão que ser alterados para se adaptar aos computadores quânticos. Isso abre muitas portas para os cientistas da computação aprenderem nesse campo. A inteligência artificial usa e processa muitos dados. Uma vez que os computadores quânticos processam esses dados muito bem, terão um grande impacto na inteligência artificial.

Em alguns aspectos, os
computadores já são mais
inteligentes que nós

Em seu último romance, Ian McEwan diz que chegará um momento em que as máquinas serão mais inteligentes que os homens. Como nos relacionaremos com esses robôs mais inteligentes do que nós?

Não sei, mas os robôs já são, em alguns aspectos, mais inteligentes que nós. Por exemplo, reconhecem melhor as imagens, a músicas e leem melhor os lábios das pessoas. Chegará um momento em que farão muitas tarefas melhor do que nós.

Seremos capazes de inventar um algoritmo que ensine os robôs a mentir?

Isso já é possível fazer através de algoritmos que ensinam os computadores a saber mentir. Se aprendem a mentir, a inteligência artificial também fará com que mintam.

O que busca a Teoria do Entrelaçamento, um campo no qual você é um dos especialistas mundiais?

É uma das propriedades mais surpreendentes da física quântica e vem dizer que quando dois objetos estão em contato, um recorda ao outro toda a vida e o que acontece com um também acontece com o outro, sem a necessidade de que se comuniquem.

É uma espécie de telepatia?

É uma espécie de telepatia. Ocorrem coisas aleatórias, mas com os dois objetos, as mesmas.

O que quer dizer que a informação quântica oferece a possibilidade de fatorar números e algoritmos para romper códigos?

Existe um algoritmo na computação quântica que se tivéssemos um computador quântico, permitiria descriptografar as mensagens criptografadas hoje em dia. Este algoritmo fatoriza números que é a operação inversa à multiplicação. Em vez de ver que três vezes cinco são quinze, se me dão quinze, tenho que encontrar cinco e três.

Então, um computador quântico colocaria em risco a privacidade das comunicações.

Não apenas poderia decifrar todas as informações secretas, mas também hackeá-las.

Que desafios surgem, então, para a criptografia quântica?

Uma das soluções possíveis para esse problema que esses supercomputadores criam é usar a criptografia quântica de tal forma que nenhum computador quântico possa decifrar essas mensagens. Esses sistemas criptográficos já são comercializados.

Por que “as coisas não estão definidas, a menos que você as observe”?

Porque as leis da física quântica são assim. A Lua não está em seu lugar, enquanto eu não a observe.

Na física quântica, o gato
Schrödinger está vivo e
morto ao mesmo tempo

Como o gato de Schrödinger “pode estar vivo e morto ao mesmo tempo”?

O gato de Schrödinger é uma ilustração do que acontece no mundo microscópico, quando dois elementos minúsculos podem fazer duas coisas ao mesmo tempo. Com essa extrapolação para o mundo macroscópico, Schrödinger quer dizer que se não observarmos um objeto, não está definida a propriedade, nem a situação e esse objeto não decidiu, portanto, como estar.

Mas, é um círculo vicioso que “um gato deixa de estar vivo e morto ao mesmo tempo, quando alguém o observa”.

Quando olhamos, as coisas sempre estão definidas: o gato está vivo ou está morto. A física quântica não resolve problemas filosóficos, somente aqueles que podem ser formulados matematicamente.

Ninguém diria que a visão tem poder suficiente para modificar um objeto apenas olhando para ele.

Mais do que modificá-lo, o que ela faz é revelar o que é. Com sua observação, define as propriedades, mas não as escolhe, o que a física quântica faz é que saia algo aleatório. Não é possível observar para que algo aconteça.

Como uma partícula pode passar por dois orifícios ao mesmo tempo?

Se a propriedade não estiver definida, poderá estar ao mesmo tempo à direita e à esquerda. É por isso, então, que passa por dois orifícios ao mesmo tempo.

Por que as leis que regem o mundo macroscópico não funcionam no mundo microscópico?

Quando avançamos para situações extremas, as leis param de funcionar e vão mudando com os tamanhos.

Uma vez que o melão da retrocausalidade foi aberto no mundo microscópico, seria possível o futuro condicionar o passado e o presente?

Não. Existe também uma relação causal na física quântica que diz que o que fazemos agora afeta o futuro, mas o futuro não pode mudar o passado.

Como estamos posicionados na Europa nesta corrida tecnológica que os Estados Unidos e a China disputam com tanta força?

Ao nível científico, estamos liderando esta corrida, mas no plano industrial, tecnológico e de investimento, estamos atrás.



Com tradução do Cepat para IHU Online.



Pela teoria quântica, ausência de tudo não existe

Onipresentes, algoritmos começam a substituir Deus

Inteligência artificial usa teoria de Darwin para se desenvolver

Universo é mais simples do que se imagina, diz última teoria de Hawking




Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Pastor da Frente Parlamentar quer ser presidente do Brasil

Feliciano sabe das 'estratégias do diabo' contra um presidente cristão O pastor Marco Feliciano (foto), 41, do Ministério Tempo de Avivamento, disse sonhar com um Brasil que tenha um presidente da República que abra o programa “Voz do Brasil” dizendo: “Eu cumprimento o povo brasileiro com a paz do Senhor”.  Esse presidente seria ele próprio, conforme desejo que revelou no começo deste ano. Feliciano também é deputado federal pelo PSC-SP e destacado membro da Frente Parlamentar Evangélica. Neste final de semana, após um encontro com José Serra (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, Feliciano falou durante um culto sobre “as estratégias do diabo” para dificultar o governo de um "presidente cristão":  "A militância dos gays, a militância do povo que luta pelo aborto, a militância dos que querem descriminalizar as drogas". Como parlamentar, Feliciano se comporta como se o Brasil fosse um imenso templo evangélico. Ele é autor, entre outros, do p...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...