Pular para o conteúdo principal

Ministério Público pede retirada de oratórios de praças do Rio

O Ministério Público do Estado do Rio entrou com ação civil pública para que a Justiça mande a prefeitura da cidade do Rio retirar os oratórios de praças públicas e que não faça mais esse tipo de obra.


Paróquia Santos Anjos usa
 o oratório de praça no
Lebon para pregação

A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção da Ordem Urbanística, do MP, argumenta, na ação, que a prefeitura está desrespeitando o princípio constitucional da separação entre Igreja e Estado.

O órgão pede que a Justiça determine multa diária de R$ 20 mil para cada dia que a prefeitura deixar de cumprir a determinação, caso haja decisão favorável à retirada dos oratórios.

O primeiro oratório a chamar a atenção dos defensores da laicidade do Estado laico foi o da Praça Milton Campos, no Leblon, em 2017,  onde inclusive há pregação.





O oratório foi instalado temporariamente no local, em comemoração aos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba, mas acabou ficando e agora a Igreja não quer removê-lo.

Evangélicos também se sentem incomodados porque eles são contra a idolatria a Maria.

Católicos estão divididos. Uns acham que os oratórios são locais de oração e de paz de uma cidade conturbada e outros são de opinião de que a praça pública não pode privilegiar nenhuma crença.

Com informação do site do Ministério Público, da íntegra do ação civil e de outras fontes, com foto de reprodução de vídeo.



Aviso de novo post por e-mail

Governo de Estado laico tem de se afastar de toda e qualquer religião, escreve Lafer

Religiosos não suportam a igualdade do Estado laico, escreve Sottomaior

Congresso não pode ter bancada religiosa, diz procuradora



Jornalista da Folha acha que Estado laico é coisa só de ateus


A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Nos EUA, a violência extremista de direita é mais frequente e mortal que a de esquerda, mostram estudos

Na contramão de tendência europeia, mais da metade dos portugueses continua crente

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'