Pular para o conteúdo principal

Lei secularista de Genebra proíbe servidor de usar símbolo religioso

por SWI

Os eleitores de Genebra deram o seu apoio a uma lei debatida sobre o secularismo que enquadra a relação entre o governo e as comunidades religiosas. Entre outras medidas, a legislação proíbe que funcionários do Estado usem sinais externos de afiliação religiosa.

A lei, que reafirma o princípio do secularismo e da neutralidade religiosa para o Estado, foi aceita por pouco mais de 55% dos eleitores do cantão (Estado) que inclui a segunda maior cidade da Suíça.

A divisão entre Igreja e Estado tem sido lei no cantão de Genebra desde 1907. Nos últimos cinco anos, autoridades locais e políticos vêm debatendo uma atualização dessa lei do secularismo. 




Defensores disseram que uma revisão é necessária para atualizar a legislação, enquanto os oponentes argumentam que isso daria aos funcionários do governo muito poder e violaria os direitos humanos.

O apoio veio principalmente de partidos políticos de centro-direita e de direita, bem como do governo de Genebra. Eles disseram que a legislação ajudaria a esclarecer a situação das pessoas religiosas e não religiosas em um cenário religioso cada vez mais diversificado.

Os adversários da lei secularista revisada incluíam partidos políticos de extrema esquerda, verdes, feministas, sindicatos e muçulmanos. Eles se opuseram particularmente a uma emenda de última hora, que proíbe políticos eleitos e funcionários do governo cantonal e local que tenham contato com o público de usar ou mostrar símbolos religiosos visíveis. 

Os opositores argumentaram que isso visa injustamente as mulheres islâmicas que usam o véu como sinal de sua fé.

Os adversários da lei reuniram cerca de 8.000 assinaturas para forçar um referendo sobre o assunto.

Sob a nova lei, o dinheiro do imposto eclesiástico voluntário, que tradicionalmente ia para as três principais confissões de Genebra, será agora compartilhado com outras comunidades religiosas. No entanto, isso está sujeito a condições estritas, como a apresentação de contas anuais auditadas externamente e a listagem de todos os doadores.

Estatística de 2012-2016

A nova lei também proíbe encontros religiosos em público, a menos que os organizadores recebam uma autorização oficial.

A Rede Evangélica de Genebra interpôs um recurso contra a medida de proibição de reuniões religiosas em um tribunal de Genebra. 

Os Verdes também apresentaram um recurso legal à parte contra a proibição de funcionários do governo usarem símbolos religiosos. Agora, é provável que os recursos sejam recusados após a aceitação da lei nas urnas no domingo (10 de fevereiro de 2019).



Aviso de novo post por e-mail

Suíça vai 'expulsar' de seu hino as referências a Deus

Suíça nega cidadania à muçulmana por ela se negar a apertar mão de funcionário

Estado laico avança na Suíça em caminho sem volta



Ateus suíços querem vetar Bíblia às crianças por ser cruel


A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor