Pular para o conteúdo principal

'Esquerda caviar' considera chique adesão às pseudociências, escreve Graziano

por Xico Graziano
para o Poder360

QC. Instituto Questão de Ciência. O nome é instigante, seu objetivo maior ainda: defender o uso de evidência científica nas políticas públicas. Fundamental.

Três são as prioridades da nova entidade, criada em São Paulo: a) lutar contra a adoção de terapias pseudocientíficas nos protocolos médicos oficiais, incluindo o SUS; b) influenciar o processo legislativo, em temas como biodiversidade, patrimônio genético e rotulagem de alimentos; c) combater a desinformação científica na publicidade e na mídia.

A inspiração do IQC veio de duas organizações civis estrangeiras: a americana Center for Inquiry e a britânica Sense About Science. A primeira se tornou conhecida no esclarecimento de supostos fenômenos paranormais. A segunda atua contra as propriedades “mágicas” dos detox e das pílulas homeopáticas.

Agrônomo diz ser moda
 aderir à terapia sem 
comprovação científica 

Natália Pasternak, líder desse movimento brasileiro em defesa da ciência, critica fortemente o uso das chamadas “práticas integrativas e complementares” que passaram a ser aceitas no SUS, tais como a dança circular, a ozonioterapia e a aromaterapia.

Diz a bióloga da USP: “Tem um monte de coisas que fazem bem, como ouvir música, acariciar um gato ou tomar vinho. Mas não é porque uma coisa faz bem que você vai colocá-la no sistema público de saúde, com dinheiro do povo”. Perfeito.

É curioso notar que, a despeito da fantástica evolução do conhecimento científico, persistem ainda na sociedade certas crenças, mitos e superstições populares. Razões culturais, religiosas e ideológicas as explicam.

É tradicional, por exemplo, encontrar na entrada de lojas e residências um vaso com plantas que “espantam o mau olhado”.

Arruda, espada de S. Jorge e comigo-ninguém-pode são as mais famosas espécies utilizadas pelas donas de casa. Combatem a inveja e trazem prosperidade. Será?!

Simpatias e crendices, rezas e tabus teimosamente resistem ao iluminismo trazido pelo saber. Pior, porém, que as antigas ideias e receitas religiosas, aceitáveis por serem inofensivas, são algumas pajelanças modernas inventadas pela contestação ideológica.

A pregação contra as vacinas humanas, por serem desenvolvidas em laboratório com cobaias, ou a condenação dos produtos transgênicos, alimentos especialmente, são exemplos de novas manias, anticientíficas, surgidas recentemente.

Com uma diferença: ao contrário das pessoas mais simples, que desde seus tataravôs colocam folhas de arruda atrás da orelha, agora é gente sofisticada que inventa modos elitistas de vida, longe da correria do cotidiano ou distante da “opressão capitalista”.

Virou chique ser “alternativo”. Esquerda caviar.

Benvindo o Instituto Questão de Ciência. O Brasil está realmente precisando muito desse debate, sério e consistente, sobre a qualidade e a veracidade das informações públicas.

O fenômeno das fake news, que a todo preocupa, não afeta apenas a política. Ele ataca também a ciência.

Todo cuidado é pouco. A pseudociência é bem mais perigosa que uma crendice popular. Esta é ingênua, direta; aquela, maliciosa, dissimulada.

Um pote de sal grosso atrás da porta não prejudica ninguém; banir a proteína animal da face da Terra levaria milhões à subnutrição.

Vida longa ao Instituto Questão de Ciência. Uma democracia verdadeira exige cidadania consciente, capaz de discernir, com conhecimento de causa, sobre a veracidade das narrativas que lhes chegam aos ouvidos.

Para separar mitos da realidade concreta, há somente um caminho: aquele erigido pelo método científico. Fora dele, é puro achismo.

Xico Graziano é engenheiro agrônomo e doutor em Administração. 



Aviso de novo post por e-mail

Instituto vai questionar o SUS por ter adotado terapias alternativas

Constelação familiar é uma pseudoterapia em ascensão

Nos EUA, ong denuncia farmácias por venda irresponsável de produtos homeopáticos




Saiba como identificar argumentações de divulgadores de pseudociência


A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes