Pular para o conteúdo principal

Por que pastores evangélicos estão se matando?

[opinião]

Seis pastores evangélicos se suicidaram apenas de novembro de 2018 a janeiro de 2019, até esta primeira quinzena.

Por quê?

É difícil ter uma resposta, até porque não há dados suficientes para um estudo do problema.

No noticiário, tem aparecido muito suicídio de pastores, mas trata-se de uma ocorrência que passou a ser mais noticiada ou de fato tem havido mais esse tipo de morte?

Se tem havido, o percentual de aumento é compatível com os suicídios que ocorrem na população em geral? E com a de padres?

Os índices mostram que os suicídios têm aumentado, principalmente entre os jovens e os mais velhos. Por que os pastores seriam exceções?

É verdade que, no caso dos pastores, há uma agravante: se o sujeito que deve dar amparo espiritual às pessoas é o primeiro a enfiar uma bala na cabeça ou uma corda no pescoço, é porque algo de profundamente grave está ocorrendo com esses “homens de Deus”.

O reverendo presbiteriano Valdeci Santos escreve um artigo dizendo que o assunto não deve ser exposto com reducionismos e simplicidade e que nem sequer deveria ser colocado nas redes sociais.

Mas o próprio reverendo aborda o tema com leviandade ao considerar como uma das possibilidades do suicídio é a ação de Satanás.

Nesse caso, a única solução é rezar, porque a ciência não admite a existência de Satanás.

De nada adiantará, assim, recorrer a psicólogos e psiquiatras e à medicação de depressão.

Em seu artigo, menos mal, Santos não se atém a Satanás com causa dos suicídios e considerou outros aspectos, como a fragilidade emocional dos pastores.

“Muitos receiam se abrir e, em seguida, não serem compreendidos, mas julgados e condenados”, escreveu.

É compreensível que isso ocorra, porque, afinal, culpa e condenação são matérias-primas do cristianismo.

O reverendo citou outra causa que talvez explique a fragilidade emocional do pregadores: os líderes das igrejas não dão aos pastores, diáconos e obreiros a devida atenção, tratando-os como “anticristãos”.

Se esse argumento tem algum fundamento, e deve ter, a questão é outra e mais grave: a malignidade desses líderes religiosos. A ação de seus tentáculos sobre a sociedade deveria ser objeto de estudo e combatida desde já.

Sem querer incorrer no reducionismo, digo que não há remédio para o vazio existencial, nem Deus, que, para muitos, não existe.

Uns lidam com o vazio existencial com mais facilidade que outros, é verdade.

Por isso, se eu fosse obrigado a dizer alguma coisa a pastores que têm pensando em se matar, diria que procure um psicólogo e ler outros livros, além da Bíblia, como os de filosofia.



Aviso de novo post por e-mail

Estudo revela que profissão de pastor atrai psicopatas

Livro orienta como curar a Síndrome do Trauma Religioso

Jim Jones morou no Brasil antes de levar 918 pessoas ao suicídio na Guiana




Religião eleva risco de suicídio de deprimidos, apura estudo


A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Nos EUA, a violência extremista de direita é mais frequente e mortal que a de esquerda, mostram estudos

Lula defende Estado laico e critica pastores que usam o púlpito como palanque

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Na contramão de tendência europeia, mais da metade dos portugueses continua crente