Pular para o conteúdo principal

Preconceito contra ateus passou despercebido na campanha eleitoral

[opinião]

Ao se referir indiretamente a Fernando Haddad (PT), que disputou as eleições presidenciais, o deputado Hidekazu Takayama (PSC-PR), líder da Frente Evangélica, expôs um preconceito.

Ele disse que, “para ateu, mentir não é falta de caráter”.

A afirmação de Takayma segue o mesmo sentido da “acusação” feita a Haddad, durante a campanha eleitoral, de que ele é ateu.

Haddad reagiu
 à "acusação"
 de que é ateu

Certamente, o candidato petista perdeu votos por causa da “acusação”, porque, como se sabe, para a maioria dos brasileiros é preciso acreditar em Deus para ser bom.

O suposto ateísmo de Haddad foi usado pela campanha de Bolsonaro na TV, e o PT chegou a pedir à Justiça Eleitoral veto a isso.

A Justiça não aceitou a demanda argumentando que a campanha bolsonarista estava se atendo a comentários da imprensa.

Eu acho que Haddad, em vez de recorrer à Justiça, deveria ter declarado que não é ateu e que, se fosse, não faria a mínima diferença em sua candidatura, porque crer ou não em Deus não é certificado de honestidade e competência.

Se assim tivesse agido, Haddad marcaria um ponto contra a discriminação aos ateus, ressaltando a importância da laicidade do Estado brasileiro. Ele não o fez, e o preconceito passou despercebido.

Com foto de Rovena Rosa, da Agência Brasil.



Aviso de novo post por e-mail

Evocação a Deus por Bolsonaro alimenta a radicalização política

Brasil é 3º país onde mais se crê em Deus, revela pesquisa

Ateu desafia cristão a explicar por que Deus permite o mal




Evangélicos serão a maioria dos brasileiros em dez anos, diz estudo


A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Wellington disse…
Haddad comungou na missa junto com a vice Manuela. Mostraram-se como católicos praticantes, não como ateus. E isto pegou mal porque as pessoas sabem que eles não são religiosos. Pareceu falsidade eleitoral.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Nos EUA, a violência extremista de direita é mais frequente e mortal que a de esquerda, mostram estudos