Pular para o conteúdo principal

Supremo derruba lei de Rondônia que impunha a Bíblia em prédios públicos

Por unanimidade, o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou no dia 20 de setembro de 2018 os dois artigos da lei que impunham a exposição de um exemplar da Bíblia em prédios públicos de Rondônia.

Os artigos 1º e 2º da lei 1.864, de 6 de fevereiro de 2008, afrontavam a laicidade do Estado brasileiro porque determinavam o livro cristão como doutrina oficial daquele Estado.

Em 2015, Rodrigo Janot, então Procurador Geral da República, propôs contra a lei uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade).

Lei impunha
princípios de
uma única religião

Na época, Janot afirmou que “Rondônia não se restringiu a reconhecer o exercício de direitos fundamentais a cidadãos religiosos, chegando ao ponto de oficializar o livro religioso adotado por crenças específicas, especialmente as de origem cristã, em contrariedade ao seu dever de não adotar, não se identificar, não tornar oficial nem promover visões de mundo de ordem religiosa, moral, ética ou filosófica”.

O STF decidiu pela procedência da Adin em 26 segundos. O relator do processo foi o ministro Dias Toffoli, que assumiu recentemente a presidência do Supremo.

Há outras quatro ações em tramitação com o mesmo teor.

Com informação do STF e de outras fontes.


Aviso de novo post por e-mail

Governador de Rondônia entrega chave do Estado a Deus

MP investiga superfaturamento em show gospel de Rondônia

Prefeito danifica livros didáticos para suprimir menções a gays




Professora evangélica chama criança de ‘preta do diabo’

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Natanael C. disse…
que absurdo. ainda bem que foi vetado.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Mulheres tendem a ser mais religiosas que os homens, mas nos EUA geração Z pode mudar isso

Documentário relata abusos sexuais do autor dos mosaicos do Santuário de Aparecida

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...