Texto que associa ateísmo à insanidade mental se destaca no Google


Link é um
dos primeiros
no buscador

Neste momento, o terceiro link na busca do Google por “ateísmo” remete a um texto que alerta sobre o risco que “o ateísmo pode representar para a sanidade pessoal e social”. 

Escrito por um teólogo, o texto foi reproduzido na página católica “Canção Nova” em dezembro de 2015.

As besteiras do texto começam no paradoxo do título: “Ateísmo é uma opção religiosa”, como se ateísmo fosse uma religião, com dogmas e divindades.

O autor, de fato, repetindo um antigo argumento contra a militância ateia, escreve: “

“[...] Ateísmo, na verdade, não deixa de ser uma opção religiosa. Se para os ateus é impossível provar racionalmente a existência de Deus, é preciso dizer que o inverso é verdadeiro. Ninguém pode provar que Deus não existe. Se não existe uma definição racional ou científica definida, tudo fica no plano da fé: eu acredito ou não. Fica claro que o ateísmo tem uma configuração religiosa e isso se evidencia entre os ateus que militam pela causa ateia como se fosse realmente uma religião que quer “converter adeptos”.


O curioso nesse argumento é que ter religião [“converter adeptos”] soa como algo pejorativo, é disso o próprio teólogo não se dá conta.

Tanto que ele faz associações explicitamente depreciativas ao ateísmo, falando do consumo de drogas, atração pelo mórbido, "absolutização do prazer" e comunismo.

Seria o caso de se perguntar ao autor: "Se isso vale para o ateísmo, "uma religião", vale também para as demais religiões?"

A boa colocação do texto na pesquisa do Google indica que ele tem sido muito acessado, inclusive, suponho, por jovens em tarefas escolares.

Espera-se que esses estudantes tenham um mínimo de senso crítico, o que é pouco provável, dado o baixo nível do ensino brasileiro.

Com informação do site Canção Nova.




Crescimento do ateísmo no Brasil preocupa Igreja Católica

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Postar um comentário

-------- Busca neste site