Pular para o conteúdo principal

Texto que associa ateísmo à insanidade mental se destaca no Google


Link é um
dos primeiros
no buscador

Neste momento, o terceiro link na busca do Google por “ateísmo” remete a um texto que alerta sobre o risco que “o ateísmo pode representar para a sanidade pessoal e social”. 

Escrito por um teólogo, o texto foi reproduzido na página católica “Canção Nova” em dezembro de 2015.

As besteiras do texto começam no paradoxo do título: “Ateísmo é uma opção religiosa”, como se ateísmo fosse uma religião, com dogmas e divindades.

O autor, de fato, repetindo um antigo argumento contra a militância ateia, escreve: “

“[...] Ateísmo, na verdade, não deixa de ser uma opção religiosa. Se para os ateus é impossível provar racionalmente a existência de Deus, é preciso dizer que o inverso é verdadeiro. Ninguém pode provar que Deus não existe. Se não existe uma definição racional ou científica definida, tudo fica no plano da fé: eu acredito ou não. Fica claro que o ateísmo tem uma configuração religiosa e isso se evidencia entre os ateus que militam pela causa ateia como se fosse realmente uma religião que quer “converter adeptos”.


O curioso nesse argumento é que ter religião [“converter adeptos”] soa como algo pejorativo, é disso o próprio teólogo não se dá conta.

Tanto que ele faz associações explicitamente depreciativas ao ateísmo, falando do consumo de drogas, atração pelo mórbido, "absolutização do prazer" e comunismo.

Seria o caso de se perguntar ao autor: "Se isso vale para o ateísmo, "uma religião", vale também para as demais religiões?"

A boa colocação do texto na pesquisa do Google indica que ele tem sido muito acessado, inclusive, suponho, por jovens em tarefas escolares.

Espera-se que esses estudantes tenham um mínimo de senso crítico, o que é pouco provável, dado o baixo nível do ensino brasileiro.

Com informação do site Canção Nova.




Crescimento do ateísmo no Brasil preocupa Igreja Católica

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Postar um comentário

Posts mais acessados na semana

Associação Humanista Americana retira prêmio de Dawkins por ele questionar pessoas trans

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Governo de Angola suspende as transmissões da TV Record