Pular para o conteúdo principal

Prefeita derruba proibição à festa de Halloween em escolas


Projeto de lei dizia
que a festa é pagã

por Eduardo Banks

A prefeita Vera Costa (PDT), de Guaçuí (ES) [mapa], vetou o projeto de lei 17/2017 que proibia a realização de festas de Halloween nas escolas municipais.

A Câmara dos Vereadores poderia ter derrubado o veto, mas o manteve em sua reunião ordinária de 11 de dezembro de 2017.

De autoria do vereador evangélico Laudinho (Progressistas), o projeto chamava o Halloween de "festa pagã" e que, além disso, não faz parte da tradição cultural brasileira.


O autor do PL se esqueceu que o "avivamento" das igrejas pentecostais e neo-pentecostais veio de Azusa Street, localizada também em território americano, em Los Angeles [mapa], Califórnia.

A OAB-ES estava se preparando para dar entrada no Tribunal de Justiça do Estado a uma ADI (Ação Direita de Inconstitucionalidade), com a argumentação de que o PL impunha censura às escolas.

A propósito, a atriz americana Cassandra Peterson, intérprete de "Elvira", em Mistress of the Dark, disse em uma entrevista que ama o Halloween porque é a única festa nos Estados Unidos totalmente laica, diferentemente do Natal ou do Dia de Ação de Graças.

"É um feriado fantástico", afirmou.


"É o melhor feriado de todos os feriados. Não há nenhuma religião envolvida, você não precisa comprar nenhum presente, você não precisa jantar com seus parentes. É hedonista. É sobre sair, se divertir e fazer coisas que normalmente não faria - vestir-se como uma prostituta ou algo assim."

"'Elvira" é defensora dos direitos dos animais (inclusive é vegetariana) e apoia os os direitos dos LGBT's.

Ela é minha "musa" desde a adolescência. 

Acredito que ateus, humanistas seculares e LGBT's do Brasil deveriam considerar tê-la também como referência e aliada.

Com informações da Câmara de Guaçuí e de outras fontes.




Natal é festa de família para quem não tem fé, diz Karnal

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Seleção feminina de vôlei não sabe que Brasil é laico desde 1891

Título original: O Brasil é ouro em intolerância Jogadoras  se excederam com oração diante das câmeras por André Barcinski para Folha Já virou hábito: toda vez que um time ou uma seleção do Brasil ganha um título, os atletas interrompem a comemoração para abrir um círculo e rezar. Sempre diante das câmeras, claro. O mesmo aconteceu sábado passado, quando a seleção feminina de vôlei conquistou espetacularmente o bicampeonato olímpico em cima da seleção norte-americana, que era favorita. O Brasil é oficialmente laico desde 1891 e a Constituição prevê a liberdade de religião. Será mesmo? O que aconteceria se alguma jogadora da seleção de vôlei fosse budista? Ou mórmon? Ou umbandista? Ou agnóstica? Ou islâmica? Alguém perguntou a todas as atletas e aos membros da comissão técnica se gostariam de rezar o “Pai Nosso”? Ou será que alguns se sentiram compelidos a participar para não destoar da festa? Será que essas manifestações públicas e encenadas, em vez de prop...

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

No noticiário, casos de pastores pedófilos superam os de padres

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Delírios bolsonaristas

MPF pede à Justiça que mande tirar do real ‘Deus seja Louvado’

A expressão foi mantida nas novas cédulas do dinheiro MPF (Ministério Público Federal) em São Paulo encaminhou à Justiça Federal uma ação para que a União retire em caráter liminar (urgência) a expressão “Deus seja louvado” das cédulas de reais no prazo de 120 dias. Para que a medida não dê gastos, a instituição sugere que a supressão seja feita a partir das próximas impressões das cédulas. Na ação, o MPF argumentou que o “Estado brasileiro é laico” e, por isso, “deve estar completamente desvinculado de qualquer manifestação religiosa”. Em entrevista, Jefferson Aparecido Dias, da procuradoria regional dos Direitos do Cidadão, reconheceu que a maioria da população segue religiões cristãs, mas isso, segundo ele, não invalida a laicidade do Estado. Procurador: "Imaginemos [na cédulas] a expressão 'Deus não existe'" “Imaginemos a cédula de real com as seguintes expressões: 'Alá seja louvado', 'Buda seja louvado', 'Salve Oxossi', ...