Pular para o conteúdo principal

Redes sociais alavancam movimento ateísta no Brasil


Internet coloca 
ateus e agnósticos
em contato entre si
[notícia]

por Ana Raquel Périco Mangili
para UniversiTag#

As redes sociais exercem um importante papel de integração entre os diversos tipos de comunidades. Uma delas é a do ateísmo. O contato e a troca de informações proporcionados pelas redes são, muitas vezes, fundamentais para a afirmação dessa minoria, que ainda é largamente discriminada num país que se diz teoricamente laico.

O historiador e professor universitário no campus de Bauru da Unesp, Célio José Losnak, explica que o aparente cenário de aceitação da diversidade de modos de vida na pós-modernidade, inclusive nos aspectos religiosos da existência, está longe de ser generalizado. 

“Ainda há grande rivalidade entre religiões, algumas são dominantes e outras minoritárias são discriminadas. O mesmo ocorre com os ateístas. Apesar de certa valorização das minorias, isso não significa afirmar que a intolerância tenha deixado de existir e de ser dominante”, observa.


Segundo o Losnak, o ateísmo surgiu como expressão de uma determinada interpretação da realidade, da mesma maneira que as religiões, mas com o sentido de ser uma crítica racional ao real. 

O centro do ateísmo é a negação da existência de divindades, porém, isso não significa que o movimento seja unificado em uma só vertente. Há diversidade dentro dessa minoria e também adjacente a ela, como no caso da comunidade agnóstica, que muitas vezes compartilha dos mesmos grupos de debates on-line e das associações ateias.

“As redes sociais acabaram se tornando o grande fator de alavancagem da visibilidade ateísta no dia a dia dessa comunidade brasileira”, é o que afirma Daniel Sottomaior, presidente da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea), organização civil que busca dar voz e lutar contra a discriminação sofrida por essa minoria. 

“Não existe representatividade política. A aceitação social continua calamitosa. Somos as pessoas mais detestadas do país. A visibilidade fornecida pelo Facebook, principalmente, pode conseguir diminuir isso”, finaliza.

O título do texto é deste site.


Crescimento do ateísmo no Brasil preocupa Igreja Católica

Internet deixa as pessoas menos religiosas, diz estudo

Internet aumenta número dos não crentes nos Estados Unidos




Algoritmos começam a substituir Deus

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Mulher de Abdelmassih se exonera do Ministério Público

Larissa é suspeita de burlar bloqueio do dinheiro do marido Larissa Maria Sacco (foto), 32, pediu exoneração do cargo de procuradora da República para não ter de responder a um processo administrativo que a Corregedoria do MPF (Ministério Público Federal) em São Paulo abriu em março para apurar a participação acionária dela em uma empresa no interior paulista. Ela é mulher de Roger Abdelmassih, 67, o ex-médico que se encontra foragido. Ele foi condenado a 278 anos de prisão por ter estuprado 36 pacientes em sua clínica de reprodução humana. A polícia suspeita que Abdelmassih esteja escondido no Líbano, país onde nasceu o seu pai. Larissa faz companhia ao marido. Ela está grávida de gêmeos, segundo a Folha de S. Paulo. O MPF não aceitou que a Larissa renovasse mais uma vez uma licença não remunerada e a sua ausência passou a ser considerada com falta ao trabalho. Se não pedisse exoneração, ela teria de ser dispensada. Larissa ganhava mais de R$ 20 mil por mês. Ela é sócia ...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica