Pular para o conteúdo principal

Seis inconsistências na construção do mito Jesus

Das tantas inconsistências na construção da imagem de Jesus pelos cristãos da antiguidade, a americana Valerie Tarico, psicóloga e estudiosa de sistemas de crença, separou algumas delas. 

Segue resumo de seis.

1 - Casado


  Os cristãos vendem a ideia de que Jesus se manteve solteiro. Isso não é verdade. Um papiro encontrado em 2014 refere-se claramente à mulher de Jesus.

Textos antigos, incluindo os do Novo Testamento canônico, apontam para uma relação especial entre Maria Madalena e Jesus.

O Evangelho de Felipe, apócrifo, diz: "[Jesus] a amava mais do que todos os discípulos e costumava beijá-la muitas vezes na boca".

Além disso, os judeus não têm a tradição do celibato entre os líderes religiosos. Jesus e seus discípulos teriam sido judeus praticantes, e todos os grandes rabinos eram e são casados.

Um rabino ser celibatário teria sido tão incomum que alguns escritores modernos têm argumentado a possibilidade de o Jesus ter sido gay. 

2 - Cabelo curto


Na imagem do mito, Jesus tem cabelos longos, o que não convence a quem tem um mínimo de conhecimento da história romana.

Os homens judeus da época de Cristo não usavam cabelos longos. Entre outras provas documentais, um arco do triunfo romano daquele tempo representa os escravos judeus com cabelo curto.

O apóstolo Paulo escreveu: "Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?” (1 Coríntios 11:14)

Durante os anos 1960, cristãos conservadores citavam esse trecho bíblico para expressar seu desgosto contra o movimento hippie, rotulando-o de anticristão.

3 – Morte em um poste


A palavra stauros, que aparece na versão grega do Novo Testamento, tem sido traduzida para "cruz", que teria sido o instrumento da morte de Jesus.

Mas estudiosos do grego sabem que essa palavra se refere a mais uma posição vertical, como uma “estaca de tortura”.

Os romanos não tinham um padrão para crucificar prisioneiros.

Flávio Josefo, o historiador, registrou que, durante o cerco a Jerusalém, os soldados romanos pregavam ou amaram os prisioneiros em um poste ou em uma árvore.

Como a Bíblia não diz que Jesus foi morto em uma cruz, é possível ele tenha sido dependurado em um poste.

4 - Baixa estatura


Cristãos acreditam que Jesus tenha sido alto. Pela proporções do Sudário de Turim, por exemplo, o filho de Deus teria cerca de seis pés (1,82 m).

Mas o homem judeu típico da época do Império Romano tinha um pouco mais de cinco pés (1,52 m), o que, para os padrões modernos, é baixa estatura.

Cristãos não admitem que Jesus foi um baixinho, mais provavelmente.

5 - Nasceu em uma casa 


A história do nascimento de Jesus é um evento que foi introduzido na Bíblia no segundo século.

Quando Maria ficou misteriosamente grávida, ela e José provavelmente se instalaram em uma casa de parente.

Mais uma vez, ao que parece, mais um erro de tradução se perpetuou.

A frase “não há espaço para eles na hospedaria” teria sido, na verdade, “não há espaço para eles na sala superior”.

Assim, eles ficaram em uma sala inferior, onde, aliás, animais domésticos frequentavam sem serem incomodados.

Daí dizer que Jesus nasceu em uma manjedoura é grande diferença.

6 - Número de apóstolos 


Como os nomes dos apóstolos variam de acordo com a versão da Bíblia, é discutível que esses primeiros seguidores de Jesus tenham sido 12.

Para os cristãos da antiguidade, estabelecer em 12 o número de apóstolos foi bem conveniente, porque há uma referência as 12 tribos de Israel.

Há também a possibilidade de os cristãos terem se inspirado nos 12 signos do zodíaco, 12 deuses do Olimpo ou 12 filhos de Odin.

Amarrado à cruz

Esse texto foi resumido e adaptado do inglês para o português por este site.



Sete mitos de Jesus Cristo que põem em xeque sua existência

Festa do nascimento de Jesus vem de antigos ritos pagãos


Não há nenhum relato da época de Jesus sobre sua existência

Comentários

Unknown disse…
Matéria sensacionalista nada além disso não tem consistência alguma.
Anônimo disse…
A Bíblia também não tem consistência, ainda assim muitos a enfiam no cu e saem latindo pro mundo.
Sanceza disse…
Claro, mas o seu Cristo, sobre o qual não possui nenhuma prova, é bem consistente, nao é? A única coisa consistente e a ignorância dos crentes que não os deixa ver que tudo não passou de uma armação Romana.
Afonso Guedes disse…
Interessante se ele realmente tivesse existido, coisa muito pouco provável.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Malafaia diz que vai ‘arrebentar’ candidatura do petista

Malafaia afirmou que não vai dar moleza para o candidato do PT O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio, afirmou que vai se envolver na campanha do segundo turno das eleições municipais de São Paulo com o propósito de “arrebentar” a candidatura do petista Fernando Haddad por ter sido o mentor do chamado “kit gay” quando foi titular do Ministério da Educação. "Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do 'kit gay'”, disse. “Não vamos dar moleza para ele." Ao final do primeiro turno, quando Haddad começou a subir nas pesquisas de intenção de votos, o pastor gravou um vídeo manifestando apoio ao tucano José Serra. Nos próximos dias, Malafaia divulgará outro vídeo com ataques direitos ao petista. No Twitter, ele pede voto para “Serra 45” contra “Haddad, autor do kit gay”. O pastor teve encontro ontem em São Paulo com Serra, que agradeceu o apoio. Também participou do encontro o pastor Jabes de Alencar...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

Pastor da Frente Parlamentar quer ser presidente do Brasil

Feliciano sabe das 'estratégias do diabo' contra um presidente cristão O pastor Marco Feliciano (foto), 41, do Ministério Tempo de Avivamento, disse sonhar com um Brasil que tenha um presidente da República que abra o programa “Voz do Brasil” dizendo: “Eu cumprimento o povo brasileiro com a paz do Senhor”.  Esse presidente seria ele próprio, conforme desejo que revelou no começo deste ano. Feliciano também é deputado federal pelo PSC-SP e destacado membro da Frente Parlamentar Evangélica. Neste final de semana, após um encontro com José Serra (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, Feliciano falou durante um culto sobre “as estratégias do diabo” para dificultar o governo de um "presidente cristão":  "A militância dos gays, a militância do povo que luta pelo aborto, a militância dos que querem descriminalizar as drogas". Como parlamentar, Feliciano se comporta como se o Brasil fosse um imenso templo evangélico. Ele é autor, entre outros, do p...