Pular para o conteúdo principal

Homobofia de religiosos leva gays reprimidos à violência


A pregação homofóbica de religiosos leva homossexuais reprimidos a praticar violência contra quem assume livremente seus desejos de gays, na avaliação do psicanalista Contardo Calligaris.

Repressão de desejos
resulta em violência,
afirma psicanalista
Um exemplo extremo disso foi o muçulmano Omar Mir Seddique Mateen, 29, que matou na Flórida, em Orlando, EUA, 50 pessoas em uma boate frequentada por gays.

O próprio atirador, disse o psicanalista, era frequentador daquela boate e usuário do Grinder, que é um aplicativo para encontro de homossexuais.

"Há uma regra básica para a qual nunca encontrei exceções, em mais de 30 anos de clínica”, escreveu Calligaris na Folha.

“[...] quando alguém se sente compelido a agir para impedir ou punir uma conduta sexual diferente da sua é que, de fato, ele está tentando reprimir seu próprio desejo de se engajar nessa conduta diferente.”

De acordo com o psicanalista, os desejos homossexuais de Mateen eram reprimidos por sua religião e, na família, pelo pai dele.

O pai revelou-se também homofóbico ao afirmar que cabe a Deus castigar os homossexuais, e não alguém aqui na Terra, como o seu filho.

É por isso que, escreveu o psicanalista, “o discurso homofóbico é um instrumento de propaganda política e religiosa eficiente porque ele instiga os muitos reprimidos e enrustidos a odiar e silenciar seu próprio desejo – que é o que eles querem. Agora, esses reprimidos e enrustidos, assim instigados, tornam-se assassinos de Orlando: lincham ou massacram qualquer um que se pareça com aquela parte deles mesmos que eles foram instigados a suprimir”.

Para o psicanalista, entre os que contribuem para que homossexuais não assumam seus desejos estão pastores e padres que pregam a “cura gay” e fazem campanha contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo e os deputados que querem infernizar a vida dos transexuais.

Com informação da Folha de S.Paulo.

Homofóbicos sentem excitação com gays, revela pesquisa




Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes