Pular para o conteúdo principal

Ex-astróloga adverte que a astrologia pode causar danos


Astrologia é uma das mais
antigas pseudociências

Åsa Dahlström Heuser (na foto abaixo),  ateia de bom-humor, como se define na internet, adverte que a astrologia não é inofensiva como pode parecer, porque, entre outros males, pode criar estigmas, como o de que pessoas de determinados signos “não combinam” com os de outras.

Åsa (pronuncia-se “ôssa”) fala com a experiência de ter sido uma crente da astrologia que fez um percurso radical rumo ao ceticismo. Atualmente, ela é presidente da LiHS (Liga Humanista Secular do Brasil), entidade que se posiciona contra as pseudociências, como a astrologia, e defende o Estado laico.

Ela descende de suecos e nasceu na Finlândia. Casada há 41 anos, tem três filhos e quatro netos. Mora em Guaíba, Rio Grande do Sul.

Ela concedeu a este site uma entrevista por e-mail. Perguntas e respostas foram apresentadas por escrito.

A primeira parte da entrevista é sobre astrologia e segunda, sobre humanismo no Brasil e o Estado laico.


"Astrologia é crença ultrapassada"

Paulopes: Você era astróloga profissional e acabou rumando para o extremo oposto. Como se deu esse percurso? Ocorreu ao longo de um processo de conscientização ou se deu por um lampejo?

Åsa estudou
astrologia
por 20 anos


Åsa: Não sei se dá para dizer que alguma vez fui profissional. Estudei astrologia por um desejo muito grande de autoconhecimento (sempre me interessei muito por psicologia também), o meu objetivo principal era analisar a mim mesma. Com o tempo comecei a fazer mapas astrais de outras pessoas, mas no começo não cobrava nada. Depois comecei a cobrar um valor bastante baixo. Sempre que analisava um mapa a ênfase maior era nos aspectos psicológicos e como a pessoa poderia agir para resolver seus problemas emocionais e melhorar como pessoa. Mas sempre me considerei amadora, até o fim.

O meu processo de desconversão não foi tão longo, mas também não foi repentino. Quando entrei em contato com a STR (Sociedade da Terra Redonda) em 2000 comecei a ler textos sobre pesquisas que mostravam que a astrologia não era válida. Antes disso eu já havia começado a me sentir insegura, percebi que não conseguiria sustentar um argumento a favor da astrologia com uma pessoa cética como meu pai. Ainda assim foi complicado porque foram vinte anos estudando e praticando e na cidade onde morávamos onde eu era já conhecida por isso. Aí quando nos mudamos para outra cidade eu dei todo o meu material, vendi os livros e queimei os mapas astrais que tinha guardados. Me senti ótima.

A astrologia surgiu em uma época em que se acreditava que a Terra era o centro do universo. Como se explica o fato de ainda haver pessoas supostamente bem esclarecidas que acreditam nesse tipo de coisa?

As pessoas têm um anseio muito grande por algo que lhes dê uma explicação e também uma sensação de controle sobre as suas vidas. E os cálculos matemáticos envolvidas na elaboração dos mapas para calcular a posição dos planetas e luminares dão uma falsa sensação de que é algo científico. É o que acontece com quase todas as pseudociências. Também tem o fato de se usar a expressão "energia" que tem um apelo muito forte atualmente.


Há quem diga que a astrologia, se bem não faz, também não tem influência maléfica nas pessoas. Concorda com isso? A ampla divulgação de uma pseudociência pode ter efeito nulo?


Pode parecer que é inofensivo, mas não é. O fato de alguém ser de um determinado signo já faz com que as pessoas criem uma expectativa e apliquem um estereótipo naquela pessoa. Há a ideia de que certos signos "não combinam", ou torna a pessoa não confiável ou não adequada a certas profissões e funções. Recentemente soube que há empresas que usam o critério do signo como fator para aceitar ou rejeitar candidatos a emprego. E ainda tem as previsões, que podem fazer com que as pessoas mudem os seus planos.

Meu marido também é de Escorpião, como eu. Um dia há muitos anos vi nas previsões de um jornal (nunca acreditei nessas previsões mesmo quando praticava a astrologia) e vi a frase "prepare-se para mudar de estado civil". Falei para o meu marido, "acho que vamos ter que nos divorciar", e rimos.

Há muitas perdas e danos decorrentes de crenças em pseudociências, mas muito desse prejuízo — que por vezes inclui até vidas humanas — acaba por não ser documentado. Tim Farley, um engenheiro de software que vive nos EUA, criou um site que documenta algumas dessas perdas: http://whatstheharm.net/astrology.html

Uma pesquisa americana revelou que, entre os “crentes” da astrologia, a maioria é composta por mulheres? O que explica isso? As mulheres seriam mais suscetíveis a pseudociências? Por quê?

Provavelmente tem a ver com o fato de que sempre se atribui à mulher uma maior sensibilidade e intuição. E também se atribui às mulheres menor capacidade para as ciências exatas. Estereótipos que prejudicam bastante.

Em resumo, a astrologia está mais perto da religião ou da psicanálise?


Não sei se dá para comparar com qualquer um dos dois. É uma mistura de coisas, e há várias formas de se fazer astrologia, com vários enfoques diferentes. Se faz uma análise da personalidade e tendências, mas também se faz previsões para de alguma forma controlar o futuro. Existe uma vertente que analisa a que tipo de doenças e problemas a pessoa tem mais propensão, por exemplo.

Muita gente genuinamente acredita na astrologia e a pratica por imaginar que está acessando um conhecimento “oculto” e que pode ajudar as pessoas. Mas no fim das contas, astrologia é uma crença ultrapassada que não deveria mais ter lugar no século XXI. Pode ser até legal como expressão artística, mas não é ciência, nem tecnologia.





Vídeo do Porta dos Fundos ridiculariza o mapa astral

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...