Pular para o conteúdo principal

Se ‘Jesus Reina’ em Agudos, por que não também o Preto Velho?

O prefeito Everton Octaviani, de Agudos (SP), comemorou a decisão do MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo de arquivar o pedido da Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) para retirada de mensagens religiosas da cidade, como “Aqui Jesus Reina!”, “Deus te abençoe!” e “Deus o acompanhe”.

Preto Velho
faz parte da
cultura do país
Neander Sanches, promotor de Justiça da cidade, informou que agiu de acordo com a decisão do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em 2007 pela manutenção de crucifixos em fóruns e tribunais de justiça do Brasil.

Se tivesse se inspirado em decisões de alguns de seus próprios colegas, no país, Sanches teria outro entendimento da questão, porque, na maioria dos casos, os promotores agem para preservar a laicidade do Estado brasileiro, que está prevista na Constituição.

Em meados de 2015, Sanches já tinha recorrido à decisão do CNJ para se manifestar favoravelmente pela manutenção de um crucifixo na Câmara dos Vereadores. Alegou que faz parte da cultura brasileira.

O prefeito Octaviani afirmou que já esperava o arquivamento da representação da Atea, porque sabia que o “Ministério Público agiria com bom senso”.

Se é assim, o prefeito, por uma questão de isonomia, deveria também espalhar na cidade mensagens de outras religiões, como “Em Agudos também reina o Preto Velho”.

Até porque é de se supor que Octaviani e Sanches não sejam preconceituosos.





Espaço público não é de uma única religião, afirma promotor

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Mulheres tendem a ser mais religiosas que os homens, mas nos EUA geração Z pode mudar isso

Documentário relata abusos sexuais do autor dos mosaicos do Santuário de Aparecida

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...