Pular para o conteúdo principal

Se existisse hoje, Moisés seria terrorista, diz ator de 'Êxodo'



Se existisse hoje, Moisés seria um terrorista caçado por drones, como um extremista muçulmano. É o que disse o ator britânico Christian Bale (foto) por ocasião do lançamento ao final de 2014 do filme “Êxodo: Deus e Reis”, do qual ele foi protagonista.

O resgaste da afirmação de Bale se tornou oportuna após o atentado do Estado Islâmico a Paris, em 13 de novembro, porque Moisés está na base das grandes religiões monoteístas — judaísmo, cristianismo e islamismo. A história das três está marcada por muita violência.

Bale afirmou na época que, ao fazer pesquisa para interpretar o personagem, ficou estarrecido ao descobrir que Moisés foi “um dos indivíduos mais bárbaros” da humanidade. “Eu acho que ele era um tanto esquizofrênico.”

Ator britânico interpretou
o personagem em 'Êxodo'

Moisés voltou a ser exibido no Brasil, agora por conta da novela “Os Dez Mandamentos”, da TV Record, em uma versão açucarada.

Ridley Scott, o diretor de “Êxodo”, também admitiu ter ficado surpreso com a brutalidade de Moisés, mas o libertador dos israelitas, disse, “foi um soldado de verdade”, seja lá o que ele quis dizer com isso.

O cineasta, pelas suas declarações na época, acredita na existência de Moisés, mas sobre isso não há qualquer evidência.

Cercada de contradições, a história e Moisés é uma das mais fantasiosas da Bíblia. Ela não resiste sequer a uma checagem de dados.

Exemplo: a Torá e a Bíblia dizem que Moisés e os israelitas demoraram 40 anos para atravessar o deserto do Sinai. Mas pra que tanto tempo se a largura desse deserto é de 200 km?

Moisés é um mito de uma longa tradição da violência que faz parte da natureza humana.

Com informação das agências e foto de divulgação.



Sátira aos 10 Mandamentos foi acessada 8 milhões de vezes


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová