Pular para o conteúdo principal

Angelina Jolie afirma que para ela não precisa existir um deus



Perguntaram à Angelina Jolie (foto) se Deus existe. Respondeu que “sim”, mas para algumas pessoas, porque, para ela, “não precisa existir um deus”.

O ateísmo assumido e suave de Jolie talvez tenha sido deflagrado ou reforçado pela influência em sua vida da obra de Ayn Rand (1905-1982)

Atriz afirma que
 decisões devem ser
tomadas pela razão
A filósofa norte-americana de origem judaico-russa ensinava que cada pessoa deve definir seus valores e tomar decisões com base na razão. Sem interferência do sobrenatural.

Em uma entrevista de 2008, Angelina contou que a sua mãe era católica, mas nunca a forçou a ir à Igreja.

Disse que a mãe nunca rezava. “Se as coisas não faziam sentido para ela, ela simplesmente não aceitava.”

A bela atriz norte-americana é a descrente famosa mais citada pela nova geração de militantes ateus. Não pelo que diz sobre a inexistência de Deus — ela fala pouco sobre o assunto —, mas pelo exemplo de vida que dá, demonstrando que para ser bom não precisa acreditar em uma divindade.

Além de atriz, ela é cineasta, roteirista e dubladora, mas encontra tempo para se dedicar a causas humanitárias. É embaixadora da Boa Vontade para o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados).

Em janeiro de 2015, ao visitar acampamentos de refugiados curdos, ela pediu aos líderes mundiais e religiosos que dessem um fim ao terror promovido pelo Estado Islâmico na Síria e Iraque.

Escreveu um artigo para o The New York Times sobre a visita.

“Por muitos anos visitei acampamentos, e todas as vezes, eu me sento em uma barraca para ouvir histórias. Eu tento fazer o meu melhor para dar apoio. Para dizer algo que vai mostrar solidariedade e dar algum tipo de orientação. Nesta viagem eu fiquei sem palavras”, disse.

“O quê dizer a uma mãe com lágrimas correndo pela face, que diz que a sua filha está nas mãos do Estado Islâmico, e diz que desejaria estar lá também? Mesmo que tivesse que ser torturada e estuprada, ela diz, seria melhor do que não estar com sua filha”.

Casada com o ator Brad Pitt, Jolie tem seis filhos — três biológicos e três adotivos. É mãe dedicada.

Angelina nasceu em Los Angeles (Califórnia) no dia 4 de julho de 1975. É filha dos atores Jon Voight e Marcheline Bertrand.

Ela atuou em mais de 40 filmes, muitos deles comerciais, sem nenhum engajamento ideológico ou político.

Começou a chamar a atenção como atriz ao interpretar a heroína de videogame Lara Croft em Lara Croft: Tomb Raid (2001).

Em sua filmografia se destacam, também, The Cradle of Life (2003), Mr. & Mrs. Smith (2005), ), A Mighty Heart (2007) e Changeling (2008), Wanted (2008), Salt (2010) e The Tourist (2010).

Estreou na direção com In the Land of Blood and Honey (2011), um filme sobre guerra.

Ganhou vários prêmios, incluindo dois Oscars.

Ela causou polêmica ao anunciar em maio de 2013 que tinha se submetido a uma mastectomia preventiva de câncer de mama e em março de 2015 informou ter retirado os ovários e as trompas.

As intervenções foram recomendadas por médicos por causa do risco de ela ter a doença em decorrência de forte herança genética. A mãe de Angelina, uma avó e uma tia morreram em consequência de câncer.

Na referida entrevista de 2008, Angelina contou que em um Natal ganhou de Brad Pitt (também ateu) um livro sobre todas as religiões.

“É essa a maneira que planejamos criar nossos filhos", disse. Ensiná-los sobre todas as religiões. Eles podem escolher uma ou estudar todas.”

Com informação das agências, Wikipédia e outras fontes e foto de divulgação.



Brad Pitt diz que sua infância foi sufocada pela religião da família

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Presas ameaçam matar empresária acusada de torturar menina

As presas da Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia, estão ameaçando de morte “o tempo todo” a empresária Sílvia Calabresi Lima (foto), acusada de torturar a menina L.R.S., de 12 anos. “As presas não toleram esse crime”, disse o advogado dela, Darlan Alves Ferreira. As ameaças incluem envenenamento da água e comida de Sílvia. Apesar disso, até anteontem a empresária queria sair do isolamento e ser transferida para ala onde há cerca de 120 mulheres. A reação dos internautas também de sido de fúria. Nos blogs, sites de notícias e Youtube, há quem peça pena de morte para a empresária. Muitos dizem que, se pudessem, torturariam a Sílvia da mesma forma que ela o fez com a menina. Também circulam na internet o endereço do casal, os números de telefone e o e-mail do filho mais velho, o Thiago, que é uma das seis pessoas que a polícia vai indiciar - no caso dele, por omissão de socorro. Embora a polícia tenha se procedido de maneira exemplar nesse caso, tem muita gente querendo fa...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...