Pular para o conteúdo principal

Justiça suspende rádio por alugar horário à igreja


Evangélicos Apolinário e
Pagliarin tiram vantagem
de uma concessão pública
O mercado de aluguel de horário de rádio e de TV a igrejas deve ter ficado apreensivo com a primeira decisão judicial que suspende uma emissora por essa prática ilegal.

A juíza federal Flávia Serizawa e Silva determinou a interrupção das transmissões da Rádio Viva por alugar todo o seu horário à Comunidade Cristã Paz e Vida, do pastor Juanribe Pagliarin (na foto à direita). Cabe recurso.

O Código Geral de Telecomunicações proíbe esse tipo de locação, porque rádio e TV são concessões públicas.

Apesar disso, em todo o país, igrejas, principalmente pentecostais, alugam horário de rádio e TV, sem que o Ministério Público e as autoridades do Executivo façam algo para impedir a ilegalidade. Esse mercado de locação é bilionário. O Grupo Bandeirante está na lista das emissoras que mais faturam com igrejas.

Carlos Apolinário (na foto à esquerda), dono da Rádio Viva e ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, reagiu à suspensão das transmissões argumentando que mais de 2.000 emissoras do país alugam sua programação, e não só para igrejas, mas também para bancos, como o Bradesco, e seguradoras, como a Sul América. Ele teve seus bens bloqueados pela Justiça.

"Ou a lei vale para todas as 2.000 rádios e televisões que arrendam horário ou não vale”, disse. “Agora, o único que sofreu essa sanção foi o Carlos Apolinário, eu".

A emissora de Apolinário vinha recebendo R$ 480 mil por mês do pastor Pagliarin.

A Procuradoria acusa a Rádio Vida de outra ilegalidade. Sem autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a emissora aumentou a sua potência de 30 kW para 100 kW, atingindo, assim, mais pessoas, o que valorizou o preço de venda de seu horário.

Antes disso, o valor do aluguel cobrado pela emissora era de R$ 300 mil.

Apolinário obteve a concessão da emissora cuja sede legal é São José dos Campos, na Grande São Paulo. Mas ali só há uma antena nos fundos de um quintal.

O estúdio e o escritório central da rádio ficam em São Paulo, em um sobrado no bairro de Santana.

O Ministério Público Federal acusou a Rádio Vida de ter instalado ilegalmente um retransmissor no alto da serra de Itapeti, em Mogi das Cruzes, de modo que seu sinal atinga a cidade de São Paulo.

A juíza Serizawa e Silva  sentenciou que "há dupla usurpação de bem público pela Rádio Vida, que ampliou sem autorização sua potência [...] e transferiu seu sistema irradiante para Mogi de forma a atingir toda a Grande São Paulo; e [também] 'alugou' sua concessão mediante vultoso ganho financeiro".

Apolinário foi vereador, deputado estadual três vezes e deputado federal.

Integrante da Igreja Assembleia de Deus do Ministério de Madureira/Brás, São Paulo, Apolinário teve uma atuação política marcada pelo conservadorismo religioso.

Em 2011, Apolinário propôs a criação do Dia do Orgulho Hétero, em reação, segundo ele, ao endeusamento pela sociedade dos homossexuais.

Com informação da Folha de S.Paulo e outras fontes.


Prefeito de SP veta a lei do Dia do Orgulho Heterossexual

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes