Pular para o conteúdo principal

Vereador não convence ao tentar justificar imposição da Bíblia

Lei de bispo da
Universal agride a
laicidade do Estado
Ao tentar justificar a lei de sua autoria que obriga as escolas do ensino fundamental e médio de Florianópolis (SC) a ter um exemplar da Bíblia, o vereador Jerônimo Alves (PRB), na foto abaixo, só conseguiu expor sectarismo religioso e seu objetivo mal disfarçado de usar a política para fazer proselitismo cristão. Alves é bispo da Igreja Universal.

Ele disse em uma entrevista ser importante que as bibliotecas de escolas tenham a Bíblia para que ela seja consultada por estudantes que “não creem em nada” e por aqueles de outras religiões.

A obrigatoriedade da lei do bispo da Universal se restringe à disponibilidade apenas da Bíblia, excluindo os livros sagrados das demais religiões. Ou seja, para o bispo da Universal os cristãos não precisam saber do Corão ou de livros da doutrina espírita, por exemplo.

Falou, também, que a Bíblia não é um livro somente religioso, porque tem sido a origem da jurisprudência brasileira. Na entrevista, contudo, ele não deu sequer um exemplo nesse sentido.

Argumentou que sua lei não ofende a Constituição (que proíbe que qualquer instância de governo se envolva com crença religiosa) porque “Estado laico não é Estado ateu”.

Para ele, Estado laico “é onde todas as religiões são defendidas”. Trata-se de um entendimento equivocado porque o Estado laico não é "defensor" de religiões, mas apenas neutro em relação a elas.

Alves se esforçou em dar uma justificativa aceitável para a sua lei porque tem sido forte a reação a sua intromissão religiosa no sistema educacional de Florianópolis.

Jorge Alexandre Cardoso, coordenador do curso de pedagogia da Unisul, por exemplo, disse se sentir frustrado diante da nova lei, porque houve muito trabalho para conseguir uma Constituição que determine a separação entre o Estado e a Igreja.

Ele não vê problema as escolas terem Bíblia, Corão ou Torá, desde que isso não seja obrigatório.

Alves usa política para
proselitismo religioso 
Esses textos, afirmou, são úteis para consulta de alunos e professores no estudo das religiões, mas eles não podem ser instrumentos de proselitismo.

A lei do bispo exige que, nas escolas, a Bíblia esteja em “local de destaque”.

Marcelo Batista de Sousa, presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina, disse que o vereador Alves teve boa intenção, mas a sua lei já nasceu morta.

“O Estado é laico e não pode exigir estas manifestações religiosas, tampouco proibir”, afirmou.

“Eu tenho fé que o Ministério Público perceba e entre com uma ação. Se isso não ocorrer, o sindicato irá entrar com uma ação.”

Com informação do Diário Catarinense e outras fontes e foto do Facebook. 





Escola não é lugar de proselitismo religioso, afirma professor


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Mulheres tendem a ser mais religiosas que os homens, mas nos EUA geração Z pode mudar isso

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Documentário relata abusos sexuais do autor dos mosaicos do Santuário de Aparecida