Pular para o conteúdo principal

Em Nyanmar, três pessoas vão para cadeia por postar Buda com fones

Por causa desta imagem, um
 neozelandês e dois birmaneses
 ficarão presos 2,5 anos
A Justiça de Nyanmar (país também chamado de Birmânia) condenou o neozelandês Philip Blackwood, 32, na foto abaixo, e os birmaneses Tun Thurein, 40, e Htut Ko Ko Lwin, 26, a dois anos e meio de prisão por publicarem no internet a imagem de Buda com fones de ouvidos.

Os três foram condenados sob a acusação de insultarem crenças religiosas e perturbarem a ordem público. O rigor da sentença foi justificado pelo juiz como uma forma de conter o extremismo religioso que tem se firmado no país.

A imagem psicodélica do Buda foi postada no Facebook para divulgar a inauguração de um bar em Rangum, que é a maior cidade de Nyamar. O nome dela significa “Cidade sem inimigos”.

Blackwood tirou o Buda do Facebook logo após receber as primeiras queixas. Ele substituiu a imagem por um pedido de desculpas por ter cometido uma gafe por uma “ignorância embaraçosa”.

Mesmo assim ele e os dois birmaneses foram presos no dia 10 de dezembro de 2014, ficando desde então à disposição da Justiça.

Blackwood pediu
desculpas, mas em vão
Na rede social, budistas — uns mais raivosos que outros — acusam Blackwood de ter insultado cerca de 500 milhões de fiéis em todo o mundo.

O bar foi fechado após duas semanas de ter sido inaugurado.

Para organizações como a Human Rights Watch e Anistia Internacional, a condenação ilustra a influência cada vez mais forte na Justiça e na política dos monges nacionalistas radicais.

Tem sido frequente ocorrer confronto entre esses nacionalistas e muçulmanos. Desde 2012, cerca de 250 pessoas morreram nesses atritos. Mais de 150 mil pessoas — muçulmanos na maioria — foram obrigadas a deixar o país.

Com informação das agências e foto de divulgação.





Egito condena estudante à prisão pelo crime de ser ateu


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Mulheres tendem a ser mais religiosas que os homens, mas nos EUA geração Z pode mudar isso

Documentário relata abusos sexuais do autor dos mosaicos do Santuário de Aparecida

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...