Pular para o conteúdo principal

Por que Natal é uma festa de todos, não só dos cristãos

A data representa vários ícones de antigas celebrações pagãs que se relacionam, no hemisfério norte, ao solstício de inverno e o retorno do Sol

SETH ANDREWS

Desejo a você e a seus parentes um Natal muito feliz.

Isso pode parecer estranho para algumas pessoas. Por que um ateu diz "Feliz Natal"? Por que um ateu celebra o Natal? É Natal, e os ateus não acreditam em Cristo, certo?

Você gosta da quinta-feira? [thursday, em inglês]

Quero dizer, você já desfrutou de algo especial em uma quinta-feira? Sim?

Bem, isso significa que você já homenageou Thor, uma divindade nórdica, porque thursday vem do antigo inglês, “Dia de Thor”.

Isso é apenas um exemplo de datas, dias e ocasiões que são homenagens a deuses e deusas antigos.

Segunda-feira [monday, em inglês] é o "Dia da Lua", dia de adoração à Lua. Quarta-feira [wednesday] é uma homenagem a Wodan ou Odin, outro deus nórdico. Sábado [saturday] é o dia da divindade pagã Saturno, ou Cronos, pai de Zeus. O mês de janeiro foi uma homenagem à divindade Jano. Marte é uma reverência a Marte, o deus romano da guerra. E assim por diante.

Agora, se não acredita na divindade pagã Saturno, isso significa que você não deve comemorar sábado?

Claro que, por exemplo, seria ridículo não ter a folga do trabalho no sábado só porque você não é devoto dessa divindade.

Saturno é apenas o nome de um dia e seu significado agora, no século 21, é bem diferente do que já significou, nos tempos antigos.

É assim que muitos ateus e não cristãos veem o feriado de Natal. Assim, não se precisa acreditar em Cristo para aproveitar o feriado.

O Natal é para todo o mundo, e isso [nos Estados Unidos] incomoda muitas pessoas.

Data e festas
vieram de crenças
e mitos pagãos

Muitos cristãos afirmam que o próprio Natal está sob ataque por pessoas descrentes, ateus, como eu. Eles dizem que queremos atacar o Cristo do Natal, que queremos atirar presépios na lata do lixo, que queremos silenciar os coros de Natal, que queremos acabar com a alegria do mês de dezembro.

Eu sou um ativista ateu e supostamente estou na linha de frente dessa suposta guerra contra o Natal, mas não faço a menor ideia de que os cristãos estão reclamando.

É possível que exista um grande mal-entendido. Talvez nós precisássemos entender melhor um ao outro.

Se você é cristão e acredita em um bebê Jesus e comemora religiosamente o Natal, tudo bem. Mas existem algumas coisas sobre essa data sobre as quais você precisa saber e talvez se surpreenda.

Por exemplo: originalmente o feriado de Natal não pertencia a Jesus.

A data está envolta em vários ícones que representam as raízes de antigas celebrações pagãs que se relacionam, no hemisfério norte, ao solstício de inverno e o retorno do Sol. Não é o “Filho”, e o “Sol” (Son- Sun).

Muito tempo antes do relato da história de Jesus, celebrações em dezembro seriam o sinal do fim do inverno e de que os dias ficariam mais longos. Festejava-se o início do clima quente e com ele o período da colheita, a qual se esperava que fosse abundante.

Assim, as celebrações e oferta eram para chamar a atenção dos deuses de modo a garantir uma boa colheita no próximo ano.

O festival pagão de Saturnália homenageava Saturno, o mesmo deus que deu o nome ao “sábado” [saturday]. Os vikings da Escandinávia homenageavam Baldur. Os antigos egípcios homenageavam o seu deus Sol, o Rá. E assim por diante.

Havia a crenças de que os deuses abençoariam a terra e as pessoas, e logo o inverno terminaria.

Muitos desses deuses tinham uma planta especial, o pinheiro. A tradição cristã aproveitou-se disso, e essa é a explicação de os cristãos terem em sua sala em dezembro um pinheiro enfeitado para comemorar o Natal. Eles não sabem que, na verdade, trata-se de uma homenagem a deuses pagãos.

Nem sempre foi assim nos Estados Unidos. As árvores enfeitadas eram consideradas símbolos pagãos até a década de 1840.

A guirlanda que os cristãos penduram na porta de sua casa também tem origem pagã. Os primeiros druidas e gregos acreditavam que a guirlanda tinha poderes mágicos. Era um símbolo da vida e da fertilidade.

A tora de madeira na lareira de Natal também não tem nada a ver com o cristianismo, embora isso seja costume em muitos lares norte-americanos. Originalmente é um ritual do festival pagão de Yule, que homenageava as divindades Seres de Yule.

Isto também é interessante saber: os Estados Unidos não tinham o Natal como feriado nacional até 26 de junho de 1870, portanto cem anos depois de a Constituição ser escrita.

E aqueles que dizem que os Estados Unidos são uma nação cristã não sabem que muitos dos nossos fundadores não eram cristãos, como Benjamin Franklin, John Adam, James Madison, Thomas Paine e Thomas Jefferson.

Os cristãos podem não saber que a Constituição dos Estados Unidos nunca menciona Deus, e a religião só é citada no contexto da separação entre o Estado e a Igreja.

As palavras In God We Trust [“Nós confiamos em Deus”] não eram gravadas nas moedas americanas até 1863. A inscrição não existia em papel moeda até o surgimento do “perigo vermelho” em meados do século 20.

Os cristãos também podem não saber disto: as palavras “sob Deus” não estavam no original do juramento de lealdade. A frase foi adicionada ao texto do juramento pelo Congresso em 1950, quase 200 anos depois de a nação ter sido fundada.

O Dispositivo Constitucional da Primeira Emenda foi colocado em prática para assegurar que o Congresso não faria nenhuma lei estabelecendo uma religião oficial, garantindo assim a separação entre Estado e religião [por essa emenda, os parlamentares também não podem limitar a liberdade de imprensa].

Em suas raízes, os Estados Unidos foram criados para representar a todos, e não somente os cristãos. É por isso que ateus e livres pensadores sempre protestam quando políticos promovem uma única religião, a deles.

Quem quiser comemorar o Natal com presépio e outros símbolos supostamente cristãos, que o façam, que se divertem. Eu, como ateu, devo respeitar esse direito. Qualquer cidadão tem o direito constitucional de acreditar em Jesus Cristo, de ter uma fé pessoal.

Isso, obviamente, não me impede de examinar a história de Jesus no contexto da escritura. Há pontos interessantes a se observar.

Os cristãos consideram a Bíblia a palavra perfeita de Cristo. Certo?

Na verdade, se você prestar atenção, perceberá que as declarações de convenções da maioria das denominações protestantes, que creem literalmente na escritura, afirmam sem rodeios: a Bíblia é infalível. Ela portanto não contém — ou não deveria conter — contradições.

Mas se compararmos entre si os livros de Mateus e Lucas, há muitas disparidades.

No livro de Mateus, por exemplo, um anjo aparece a José para dar a notícia de que Maria daria a luz ao menino Jesus. Mas Lucas diz que a aparição do anjo ocorreu a Maria, e não para José.

O capítulo 2 de Lucas diz que José e Maria viajaram para Belém, saindo de sua casa, em Nazaré. Mas isso contradiz o segundo capítulo de Mateus, que afirma que José e Maria não deixaram Nazaré antes da morte de Herodes, o que só ocorreu muito tempo depois do nascimento de Jesus.

Outra contradição está na linhagem familiar de Jesus. Mateus lista 28 gerações entre Davi e Jesus. Mas Lucas enumera 41 gerações.

De acordo com Mateus e Lucas, Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande. Mas Lucas ressalta que Maria, grávida, teve de viajar com José para se inscreverem no Censo decretado por Quirino.

Isso é estranho porque qualquer Censo se realiza na zona de jurisdição fiscal, o que não requer nenhuma viagem. E mesmo assim, caso houvesse uma necessidade de uma locomoção, somente José, o chefe da família, teria de fazê-lo.

Outra observação: o Censo de Quirino ocorreu muito tempo depois do nascimento de Jesus.

Mateus afirma que, depois do nascimento de Jesus, José e Maria fugiram para o Egito para se esconder do malvado rei Herodes. Mas o livro de Lucas afirma que eles retornaram imediatamente a Galileia, para Nazaré. E não há nenhuma menção a Herodes.

E sobre o nascimento virginal milagroso?

Parece que houve um erro de tradução da palavra “virgem” do hebraico para o grego. A palavra hebraica “almah” não significa “virgem”, mas “mulher em idade para casar”.

Aliás, antes da era de Jesus, vários deuses pagãos já tinham tido nascimento virginal milagroso, como Perseu e Rômulo.

E sobre os três reis?

Para começar, não há na Bíblia nenhuma menção de que os reis fossem três.

Mateus nos diz que os reis eram magos e essencialmente ilusionistas. Mas essa história não se encaixa na versão de Lucas. Ele relata que o menino Jesus foi visitado por pastores, não por magos.

Outro ponto a destacar é a representações atribuídas a Jesus. O filho de Deus é branco, o que não faz sentido porque ele nasceu no Oriente Médio, onde as pessoas têm pele escura por causa do forte sol e outras feições.

Rapidamente, vamos recapitular.

O Natal remonta às celebrações dos deuses pagãos. E ainda hoje incorporam tradições inteiramente pagãs.

Jesus veio depois desses deuses pagãos e as celebrações pertencem originalmente a esses deuses.

Assim, a data de Natal não é comemorada por causa de Jesus, ou pelo menos ele não é a única razão para o festejo.

Além disso, quase todos os detalhes sobre o nascimento de Jesus da Bíblia são contraditórios, embora a escritura é tida como a palavra perfeita de Deus.

A Constituição dos Estados Unidos determina que o governo não pode ter pessoas favoritas e que deve representar a todos. E a maioria das pessoas que fica surtada com os ateus durante a época de Natal provavelmente celebra a data de maneira que não tem a ver com Jesus Cristo.

Eu poderia apostar que, para essas pessoas, as coisas favoritas do Natal não têm nada de religiososas. A decoração da casa, as meias na lareira, o peru, bebida alcoólica. Passar algumas horas com parentes com os quais não se dão bem e ver seus filhos abrirem os pacotes de presentes.

Por isso, o que deve ficar claro é que os ateus não querem tirar Jesus do Natal, assim como não querem desvincular Thor da quinta-feira [thursday].

E aqueles que acreditam na historia literal do bebê Jesus precisam parar de achar que têm o monopólio do Natal.

Os cristãos não são donos desse feriado. E, à luz das verdadeiras origens pagãs do Natal, Jesus também não é proprietário dessas comemorações de dezembro.

Em última análise, o Natal não é sobre deuses e deusas, ofertas para se ter boas colheitas, festas dos pagãos, ou a história de nascimento de um super bebê que veio para salvar o mundo, ou ainda alguma coisa sobrenatural.

O Natal é sobre algo melhor, muito melhor, significativo, mais pessoal. O Natal é uma manifestação festiva de comemoração à humanidade.

Para muitos de nós, é realmente a época mais maravilhosa do ano porque a Natal pertence a todos.

Natal substitui a fraternidade pela comilança

 Historiador explica por que não comemora o Natal



Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes