Pular para o conteúdo principal

Professores evangélicos vetam a cultura afro, diz pesquisadora


Os professores evangélicos estão boicotando o ensino obrigatório de história e cultura afro-brasileira, denunciou a pesquisadora Ana Célia da Silva, da UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Evangélicos associam
 cultura afrodescendente
às coisas ao diabo
Ela disse que a aplicação da lei 10.639, de janeiro de 2003, em escolas públicas e particulares tem sido difícil por causa da resistência de professores que seguem orientação de igrejas evangélicas, além da falta de pessoal com formação adequada.

Afirmou que a cultura afro-brasileira está mesclada com uma religiosidade a qual, para os evangélicos, é coisa do demônio.

Para a pesquisadora, o maior desafio hoje é neutralizar a demonização por parte das igrejas evangélicas de elementos culturais dos afrodescendentes.

Silva disse saber de casos de professores evangélicos que não comunicam aos alunos e à direção de escola que recebem do MEC livros sobre o assunto.

A pesquisadora disse que a lei não abrange os cursos de formação de professores, o que “foi intencional”.

Tanto que, segundo ela, o lobby evangélico conseguiu que fosse vetado, na lei, o artigo que tornava a formação obrigatória para os professores de licenciatura.

Em 2012, em uma escola de Manaus (AM), houve um caso de alunos evangélicos do ensino médio que se recusaram a fazer um trabalho sobre cultura africana porque acharam que isso seria ofensa a sua religião.

Com informação do Portal EBC.


Alunos evangélicos recusam trabalho de cultura africana


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira