Pular para o conteúdo principal

MP determina recolhimento de cartilha católica homofóbica

Com apoio da CNBB, a cartilha se
opõe à escolha da orientação sexual
O MP (Ministério Público) do Rio determinou à Secretaria Estadual de Educação que recolha os exemplares da cartilha católica Keys to Biothics (Chaves para a Bioética) por conter conteúdo homofóbico e machista.

A cartilha condena a teoria do gênero segundo a qual a orientação sexual de uma pessoa não dependente necessariamente de sua condição biológica.

De acordo com denúncia ao MP do grupo de pesquisa Ilè Obà Òyó, do programa de pós-graduação da Uerj (Universidade do Rio), ilustrações da cartilha ironizam a orientação sexual, além de subestimar a sexualidade das pessoas.

A cartilha foi produzida pela Fundação Jérôme Lejeune, sob orientação do Centro de Estudos Biosanitários, da Espanha, em parceria com a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, entidade ligada à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Em quatro idiomas, a cartilha foi distribuída em 2013 na Jornada Mundial da Juventude, que levou ao Rio jovens de todo o mudo, e em março de 2014 no 10º Fórum de Ensino Religioso.

No total, foram impressos dois milhões de exemplares, incluindo os 900 mil em português.

Quando a cartilha foi lançada, dom João Carlos Petrini, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB, elogiou-a dizendo que ela proporciona uma "formação de base" aos jovens.

O Ministério Público mandou que a Secretaria de Educação, após a retirada da cartilha, promova uma divulgação na rede estadual de ensino esclarecendo que a sociedade tem de respeitar todos os modelos familiares.

Com informação das agências.





Rio concedeu isenção fiscal de R$ 1,7 milhão a evento católico
novembro de 2013


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Mulheres tendem a ser mais religiosas que os homens, mas nos EUA geração Z pode mudar isso

Documentário relata abusos sexuais do autor dos mosaicos do Santuário de Aparecida