Pular para o conteúdo principal

Igreja Mórmon admite que seu fundador teve 40 esposas



A Igreja Mórmon finalmente admitiu que Joseph Smith (na ilustração ao lado), seu fundador, casou-se com cerca de 40 mulheres — uma delas tinha 14 anos.

A poligamia de Smith não é uma nova revelação, mas essa é a primeira vez que a hierarquia da igreja reconhece oficialmente o fato.

O jornal britânico The Telegraph informou que o site da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o nome oficial para os mórmons, publicou um ensaio com a informação de que Smith tinha de 30 a 40 mulheres, além de Emma (na ilustração abaixo), que vinha sendo considerada até então pela história oficial da religião como “única” do fundador.

A igreja dizia que Smith e Emma tinham um “casamento feliz”, o que, sempre se soube, não era verdade.

No começo da religião, o governo americano prendeu os mórmons polígamos e confiscou os seus bens, o que levou a igreja a “desmentir” em 1890 que incentivasse o casamento plural.

Na época, os mórmons foram banidos para Utah, então uma espécie de terra de ninguém.

Emma, a primeira mulher, sofria muito com a poligamia do marido, sofrimento que agora a igreja passou a admitir. Alguns historiadores afirmam que ela chegou a ameaçar Smith de ter vários maridos. Ficou apenas na ameaça.

Igreja disse  que anjo armado com uma
espada obrigou Smith a ser polígamo

O camponês e caçador de tesouro Smith decidiu fundar a Igreja Mórmon após, segundo ele, ter descoberto ao final de 1820 placas de ouro com inscrições de ensinamentos divinos enterradas em Nova Iorque.

Nelas, sempre segundo Smith, havia a informação de que Jesus apareceu nos Estados Unidos após a ressurreição, em visita a um antigo povo judaico-cristão que ali vivia.

Não há provas da existência das placas. Smith nunca as mostrou porque, dizia, elas tinham sido levadas para o céu pelo anjo Moroni.

De qualquer forma, Smith garantiu que o Livro Mórmon, espécie de Bíblia da religião, foi escrito com base nas placas. De acordo com estudiosos, esse livro não passa de colagens de textos, alguns deles escritos sob a inspiração da Bíblia.

O ensaio online da Igreja Mórmon tenta atenuar o fato de o Smith ter sido um polígamo exemplar. Destaca, por exemplo, que algumas das mulheres dele já eram casadas com outros homens.

O documento parece ter forçado a barra ao afirmar que o fundador da igreja foi obrigado por um anjo a se casar com várias mulheres.

“O anjo apareceu com uma espada desembainhada, ameaçando Smith com a destruição, e ele obedeceu plenamente.” Até porque, argumenta o ensaio, havia o precedente de antigos profetas, como Abraão, que teve mais de uma mulher. Por isso, o fundador autorizou outros fiéis que adotassem a poligamia.

Outra explicação do ensaio que chama a atenção é que o Smith não chegou a ter relações sexuais com algumas de suas mulheres, porque isso só iria ocorrer após a morte deles.

O documento preocupou-se em livrar Smith da acusação de pedófilo ao assinalar que a menina de 14 anos foi uma das com as quais o profeta não “consumou” nesta vida o casamento.

Emma ameaçou
ter vários maridos
Além disso, “casamento com mulher em tal idade não era inadequado para os padrões daquela época”.

Outro argumento para justificar a poligamia de Smith é o de que, naquela época, a população mórmon precisava crescer rapidamente, porque enfrentava perseguições e dificuldades econômicas.

Em um ensaio anterior, a Igreja Mórmon abordou por que até 1978 impedia que negros fossem sacerdotes.

Outros documentos reveladores deverão ser divulgados.

No entendimento da direção da Igreja, é melhor que ela própria disponibilize informações polêmicas a seu respeito do que outras fontes. Ou seja, a igreja quer dar a sua versão e tentar minimizar as outras..

Com informação do The Telegraph e foto de divulgação.



Só agora mórmons renunciam ao racismo



Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes