Pular para o conteúdo principal

10 semelhanças entre marido truculento e deus cristão


por Austin Cline para About


Padres, pastores e cristãos em geral pregam que a obediência a Deus é fundamental para um bom relacionamento no casamento. Afinal, Deus é o “homem” da casa, e é a quem a família deve obediência, respeito e honra.

Temer a Deus é, assim, imprescindível para manter acesa a chama do amor no lar. Mas, deixando a pregação de lado, Deus, como ele é descrito nas escrituras cristãs, tem um comportamento semelhante ao marido truculento, que expressa seu “amor” por intermédio da intimidação e da violência. É tipo de homem presente em todas as sociedades, mas principalmente nas de países pobres e nas dos em desenvolvimentos, como o Brasil.

A convivência de um marido truculento com sua mulher é tão abusiva quanto ao relacionamento de Deus com a humanidade. Pelos seguintes pontos:

1 – O marido truculento se impõe a sua mulher por intermédio do medo. O Deus cristão age da mesma forma. O cônjuge violento é imprevisível, dado a mudança drástica de humor. Deus das escrituras também oscila entre amor e raiva ou ódio. A parceira de homem truculento evita abordar certos assuntos por temer irritá-lo. O mesmo ocorre com crente em relação a Deus, cuja ira pode despertar a qualquer momento, seguida de eventual punição.

2 – O homem truculento também usa a violência contra objetos, animais e outras coisas para incutir medo na parceira, de modo que ela não ouse desobedecê-lo. Deus tem um comportamento parecido. Por vezes é contundente ao descarregar sua ira na natureza, promovendo tempestades, terremotos, tsunami. Alem disso, Deus manda os rebeldes para o inferno e pode punir toda uma nação por causa de supostas transgressões de poucas pessoas.

3 – Para exercer mais controle sobre sua vítima, o marido truculento pode aumentar a dependência de sua mulher, monitorando suas compras e cancelando seu cartão de crédito, por exemplo. Deus também impõe seu controle à humanidade, deixando claro que é ele quem manda, escasseando, por exemplo, a chuva que garante boa colheita.

4 – O marido truculento também pode recorrer ao abuso psicológico, fazendo com que a sua mulher se sinta inútil, inadequada para enfrentar problemas, incapaz de fazer qualquer coisa certa. Deus também arrasa a autoconfiança dos crentes, que têm a sensação de que para tudo precisam da ajuda divina, e não apenas de seus próprios esforços.

5 – Sempre que possível, o homem truculento manobra a sua parceira para que acredite que merece ser castigada. Faz parte do processo da destruição de sua autoestima. Em descrições da Bíblia, os castigos divinos são apresentados como justificados, justos, e o crente deve estar consciente disso. Para o Deus cristão, todos já nascem pecadores e, por isso, precisam fazer esforço para se regenerarem. Ou terem a esperança de obter a piedade divina, alcançando a salvação.

6 – Outra coisa em comum é que o homem “machão” não confia em sua mulher, da mesma forma que Deus não confia nos crentes. A mulher não pode tomar decisões próprias, como escolher o que vestir. Frequentemente ela é mantida isolada de modo a não ter ajuda da família e de amigos. Deus também não dá liberdade ao crente de tomar suas próprias decisões, principalmente em questões morais, embora a Bíblia diga que haja o livre árbitro. Nas escrituras, Deus da o seguinte recado: “Você pode fazer o que quiser, desde que siga os meus ensinamentos, porque, caso contrário, irá para o inferno”.

7 – O homem agressor mostra que, na verdade, é ele que tem uma dependência emocional de sua vítima, embora nunca admita. Isso que explica, da parte dele, o ciúme extremo e o comportamento controlador. Deus também é descrito como dependente do culto do humano. Ele precisa de adoração, de reverência e submissão.

8 – A mulher é compelida a se sentir responsável pelos atos de violência contra ela. É comum, assim, ela dizer que a culpa é dela quando o seu companheiro tem raiva ou mesmo quando alguma coisa dá errado no relacionamento entre os dois. Da mesma forma, para o Deus cristão, como é descrito, a culpa por todos os males do mundo e dos transtornos da natureza é inteiramente da humanidade.

9 – Por que a mulher que sofre violência permanece, na maioria dos casos, vivendo com seu algoz? Por que ela simplesmente não o abandona para ter novo relacionamento com quem a respeite e a tenha como um ser humano independente? A resposta é que essa mulher está tão emocional e psicologicamente abatida que não tem força para reagir.

10 – A associação entre o marido truculento e a maioria dos deuses das religiões faz sentido porque os crentes sofrem lavagem cerebral para acharem que, sem o divino, são incapazes de realizar qualquer coisa de valor. Acreditam que sem Deus são inúteis. Eles se acham pecadores por natureza e que, por isso, vão sempre depender de Deus, que é infinitamente amoroso e que ama a todos. E se virarem as costas para Deus, serão punidos por toda a eternidade no inferno.

Esse Deus, se fosse humano, certamente já estaria trancafiado em uma prisão por seu comportamento imoral e violento. E o mesmo deveria ocorrer com todos os homens que tratam sua parceira como de saco de pancada.

Este texto foi adaptado para o português por este site.


Hitchens afirma que Jesus supera Deus em crueldade


Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...