Pular para o conteúdo principal

Padres pedófilos sempre tiveram apoio do Vaticano, diz arcebispo

por Dan Box
para The Australian

Congregação do Vaticano impediu
que abusadores fossem punidos
O arcebispo de Adelaide, na Austrália, disse que o Vaticano ativamente impediu que bispos tomassem medidas contra os padres abusadores de crianças durante a década de 1990 e disse ter levado em consideração o fato de recorrer ao papa ou até de renunciar à sua posição.

Prestando depoimento no dia 25 de junho à Comissão Real para Respostas Institucionais ao Abuso Sexual de Crianças, Philip Wilson disse que a poderosa Congregação para o Clero do Vaticano"sempre ficou do lado dos padres" acusados de abuso sexual infantil.

"Houve um fenômeno em que os bispos, particularmente nos EUA, tentavam lidar com esses casos que envolviam abusos, e a Congregação para o Clero consistentemente dificultava as coisas para eles na tentativa de fazer isso", disse o arcebispo Wilson.

"A Congregação para o Clero sempre ficou do lado dos padres, e as instruções que ela dava aos bispos eram de que o que eles tinham feito devia ser posto de lado, e o padre devia ser autorizado a voltar para o ministério", disse ele.

A comissão está investigando o caso de um padre supostamente abusador, John Gerard Nestor, a quem o arcebispo Wilson impediu de trabalhar publicamente durante o seu cargo anterior como bispo da diocese de Wollongong, em Nova Gales do Sul.

O padre Nestor recorreu dessa decisão à Congregação para o Clero, que inicialmente derrubou-a, "devido à falta de conformidade, de procedimento, com as normas do Código de Direito Canônico".

Dom Wilson disse que esperava essa decisão, que levou dois anos para ser tomada, e que já tinha planejado apelar a uma autoridade superior dentro do Vaticano.

"Eu também estava preocupado com a ideia de que eu seria obrigado a restaurar o padre Nestor ao ministério, quando eu acreditava em consciência que fazer isso seria um risco para as crianças", disse o arcebispo Wilson à comissão.

"Como eu estava no dever de consciência nesse caso, eu levaria o assunto até o papa, se fosse preciso", disse.

"Eu me envolvi tão fortemente com esse assunto que, no caso improvável de que ele me obrigasse a restaurar o padre Nestor ao ministério, eu sabia que eu não seria capaz de fazer isso e, em consciência, não teria outra opção a não ser renunciar."

No fim, depois de outro processo de apelação que durou vários anos, o Vaticano revogou a sua própria decisão anterior, e o padre Nestor foi finalmente forçado a abandonar o sacerdócio.

Com tradução de Moisés Sbardelotto para IHU Online.





Castigo do Vaticano a pedófilo se restringe a 'uma vida de oração'
fevereiro de 201

Padre pedófilo


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos