Pular para o conteúdo principal

Jesuítas defendem retomada da missão de combate aos ateus

 papa Paulo VI
Para papa Paulo VI,  movimento
 anti-Deus era o mais pernicioso
O site Jesuit Restoration 1814 defendeu a retomada da missão dada pelo papa Paulo VI (foto) à Companhia de Jesus de lutar contra o ateísmo.

O papa deu essa incumbência aos jesuítas durante a 31ª Congregação Geral da Companhia de Jesus, em 7 de maio de 1965.

O site afirmou que, naquela época, de guerra fria, o ateísmo estava dominado pela luta política, ideológica e global

“[Mas agora] um novo ateísmo surgiu, com força, com um sabor científico e desprezo pela religião muito fortes”, disse. “Os ataques terroristas de 11 de setembro mudaram os termos de referência.”

O nome do site se refere à “restauração” da Companhia de Jesus pelo papa Pio VII em 1814, após, segundo o ponto de vista dos jesuítas, anos de perseguição.

A Companhia de Jesus foi fundada em 1534 por estudantes da Universidade de Paris, sob a liderança do basco basco Íñigo López de Loyola, que depois ficaria conhecido como Inácio de Loyola.

Os jesuítas eram tidos como a linha de frente da Reforma Católica (também chamada de Contrareforma). Atuam principalmente na catequização e educação.

Tornaram-se tão influentes politicamente, em vários países, que passaram a ser combatidos por forças do jogo do poder, inclusive dentro da própria Igreja Católica.

Eles chegaram ao Brasil em 1549 e foram expulsos em 1760 pelo marquês de Pombal.

O redator do Jesuit Restoration afirmou que, como jesuíta britânico, ter a consciência de que consciente “de que nós (como nação) somos responsáveis pela exportação de uma grande quantidade de novos ateístas, por meio de raivosos locutores, como Richard Dawkins, Christopher Hitchens etc”.

Ele concluiu que, embora o comunismo tenha fracassado, “parece que essa missão dada pelo papa [Paulo VI] é de longo prazo. Talvez seja a missão mais importante dada à Companhia restaurada”.

Francisco é o primeiro papa jesuíta da história.

O site da Companhia de Jesus transcreveu o trecho do discurso de Paulo VI onde o papa “lançou o desafio de combater o ateísmo”, conforme segue abaixo.

Paulo VI: “Ateísmo se espalha sob muitas formas”

"Temos o prazer de aproveitar esta oportunidade para insistir seriamente, mesmo que brevemente, sobre um assunto de grande importância: nos referimos ao temeroso perigo do ateísmo que ameaça a sociedade humana. Não é necessário dizer que este não se mostra sempre da mesma maneira, mas avança e se espalha sob muitas formas. Dessas, o movimento anti-Deus está claramente a ser considerado o mais pernicioso: não contente com uma negação profunda da existência de Deus, esse movimento violento contra Deus ataca o teísmo, visando a extirpação do sentido da religião e de tudo o que é bom e sagrado. Há também o ateísmo filosófico que nega a existência de Deus ou sustenta que Deus é incognoscível, o ateísmo hedonista, o ateísmo que rejeita toda adoração e honra religiosas, imputando-as como supersticiosas, inúteis e cansativas para reverenciar e servir o Criador de todos nós ou para obedecer à Sua lei. Seus adeptos vivem sem Cristo, sem esperança da promessa e sem Deus neste mundo. Este é o ateísmo que se espalha hoje, aberta ou veladamente, muitas vezes disfarçado de progresso cultural, científico ou social. É uma característica especial da Companhia de Jesus ser paladina da Igreja e da santa religião na adversidade. Para ela, damos o encargo de posicionar-se de forma intrépida e unida contra o ateísmo ... Vocês vão realizá-lo com maior prontidão e entusiasmo se tiverem em mente que esse trabalho em que vocês estão agora empenhados e que vocês vão aplicar-se no futuro com renovado vigor não é algo arbitrariamente tomado por vocês, mas uma tarefa solene que lhes foi confiada pela Igreja e pelo Sumo Pontífice."

Com informação do Jesuit Restoration 1814, entre outras fontes.





Bento 16 associa ‘extremismo ateu’ à tirania dos nazistas
setembro de 2010


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...