Pular para o conteúdo principal

Padre exige teste de virilidade para celebrar casamento

Sacerdote da Índia comunicou que
 homens teriam de comprovar ereção
O padre Francisco Fernandez, da Basílica de Santa Cruz em Fort Kochi, na Índia, afixou aviso na igreja dizendo que, em cumprimento ao direito canônico, ele só celebraria casamento de casal cujo homem tinha atestado médico de que não é impotente.

A exigência chamou a atenção da imprensa, e o padre se negou a dar entrevista para falar sobre o assunto.

O padre Stephen Althara, secretário-geral do Conselho Episcopal, admitiu que, “para o bom funcionamento de casamento", houve, de fato, a sugestão para que a medida fosse adotada, mas ela foi rejeitada.

O bispo Joseph Kariyl, de Cochin, tirou o corpo fora. Disse não ter conhecimento da determinação do padre Fernandez. “Vou procurar saber com o padre.”

Médicos consultados pelo Indian Express afirmaram que testes de potência não são confiáveis porque envolvem o fator psicológico.

O psiquiatra C.J. John, por exemplo, afirmou que o homem que se submete a esse tipo de teste poderá ficar inibido por causa da “circunstância de estímulo artificial”, havendo em consequência uma disfunção erétil momentânea. “Por isso, seria errado classificá-lo como impotente, até porque um laudo como esse poderia destruir a sua vida.”

Um paroquiano acusou o padre Fernandez de usar o direito canônico para “criar confusão” com a adoção de “regras estranhas”.

Uma dessas regras, segundo uma paroquiana, seria a de que somente mulher casada com filho pode ser madrinha de batismo.

O padre Fernandez levou um tema polêmico. Conforme a interpretação, o cânon 1084 impede o casamento de homem com disfunção erétil porque ele não pode cumprir o mandamento bíblico “crescei e multiplicai.”

Em 2008, o bispo Lorenzo Chiarinelli, de Viterbo (Itália), não autorizou o casamento de jovem de 26 anos porque, em consequência de um acidente de automóvel, ele se tornara portador de “impotência copulativa”. O rapaz e sua namorada se casaram no civil.

Com informação do Indian Express, entre outras fontes.





Bispo nega casamento a jovem impotente e cria polêmica
junho de 2008


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Nos EUA, a violência extremista de direita é mais frequente e mortal que a de esquerda, mostram estudos

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Lula defende Estado laico e critica pastores que usam o púlpito como palanque