Pular para o conteúdo principal

Vaticano nega informações à ONU sobre padres pedófilos

A Santa Sé respondeu que só dá explicação a
países quando há 'procedimento específico'
O Vaticano se negou a dar explicações à ONU sobre o que tem sido feito com os padres que violentam sexualmente crianças, o castigo aplicado, e que quais foram as medidas tomadas para combater esse tipo de crime.

Em janeiro, a conduta do Vaticano em relação à pedofilia de sacerdotes será avalizada em uma reunião em Genebra.

O Vaticano respondeu a um questionário preparatório desse encontro, mas ignorou as indagações sobre pedofilia por entender que esse assunto da Igreja Católica não é de interesse público.

“Não é a prática da Santa Sé revelar informações sobre medidas de disciplina religiosa contra seus membros do clero ou religiosos, de acordo com as lei canônicas”, afirmou o informe do Vaticano entregue à ONU.

A Santa Sé acrescentou que a punição a seus sacerdotes pedófilos só é revelada quando se trata de um caso que envolva processo judicial. Mesmo assim a informação só é revelada quando houver solicitação de um governo do país onde houve a violência. E a solicitação tem de ser feita “pelos procedimentos específicos [Justiça]”.

A recusa do Vaticano em atender à ONU teve forte repercussão na Europa, principalmente porque Francisco, o novo papa, tem afirmado que a sua igreja é mais do povo do que dos cardeais e que a pedofilia será tratada com tolerância zero.

Keith Porteous Wood, da Sociedade Secular Nacional do Reino Unido, afirmou que a atitude da Santa Sé é “uma vergonha por estar minando os esforços da ONU”.

Ele disse que, sob o comando direito de Francisco, a Igreja mantém sob controle as informações sobre a violência sexual praticada pelos sacerdotes.

Afirmou que Roma exige que as dioceses de todo o mundo lhe enviem informes sobre esse tipo de violência, e ali eles ficam trancados em algum armário.

Com informações das agências.





Igreja da Austrália admite que padres abusaram de 600 crianças
setembro de 2012

Padres pedófilos


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Nos EUA, a violência extremista de direita é mais frequente e mortal que a de esquerda, mostram estudos