Pular para o conteúdo principal

Moral avançou sem precisar da religião, afirma Dawkins


Crença não serve
como bússola moral

A humanidade neste início do século 21 é bem diferente do que há 100, 200 anos. Ela melhorou. Hoje as pessoas são menos racistas e machistas — as pessoas ficaram mais gentis. E esse avanço não tem nada a ver com religião.

Essas afirmações são do biólogo evolucionista e ateu Richard Dawkins, autor do estudo “O Gene Egoístas”, entre outros livros.


Ao responder perguntas de leitores do site da CNN, o britânico disse que a ideia de ter a religião como bússola moral “é horrível”. A Bíblia e o Corão, por exemplo, disse, mandam apedrejar até a morte as pessoas que não dedicarem o sábado do Senhor.

Ele argumentou que, hoje em dia, os religiosos não fazem isso tipo de coisa, porque a sua leitura dos livros sagrados é seletiva, aceitam algumas coisas e rejeitam outras.

Os critérios adotados pelos religiosos para essas escolhas não são bíblicos. “São os mesmos critérios que orientam qualquer pessoa moderna em suas decisões.”

Dawkins disse que o cristianismo está morrendo não só na Grã-Bretanha, mas em toda Europa Ocidental. Acrescentou que até mesmo nos Estados Unidos, embora sejam um dos países mais religiosos, tem declinado o número de pessoas ligadas a uma crença religiosa.

Ele disse que os políticos americanos ainda não perceberam isso e, por isso, continuam achando que devem agradar os lobbies religiosos.


Um leitor quis saber se ele acha que as crianças não deveriam ter religião. “Eu certamente não gostaria de proibir os pais de influenciarem seus filhos”, disse. “No entanto, não concordo que se rotule uma criança de católica simplesmente porque seus países são católicos. Isso me parece uma forma de abuso infantil.”

“É tanto absurdo dizer que uma criança de 4 anos é católica como falar que ela é existencialista ou positivista”. Para ele, os pais não deveriam impor nenhuma religião aos seus filhos, pelo menos até que estes desenvolvam o poder do discernimento.

Outro leitor perguntou se ele, Dawkins, não é uma espécie de evangélico, já que vive pregando as palavras do ateísmo. O biólogo recusou a comparação, porque, disse, gosta de “pensar” e não sai por aí “gritando” verdades absolutas. [“Além disso], a razão está do nosso lado”.

Com informação da CNN.




Hitler nunca renunciou ao seu batismo católico, diz Dawkins

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Nos EUA, a violência extremista de direita é mais frequente e mortal que a de esquerda, mostram estudos