Pular para o conteúdo principal

Filme 'Abrace um ateu' mostra que descrente não é bicho-papão

Sylvia Broeck
Broeckx mostra que ateus
 são pessoas comuns,  como o
vizinho de qualquer americano
A belga Sylvia Broeckx (foto), 35, radicada na Inglaterra, produziu o documentário “Abrace um ateu” (tradução literal) com o propósito de mostrar aos americanos que o ateísmo e os ateus não são os bichos-papões, muito deferente, portanto, do que os líderes religiosos pregam e do que pode parecer a muita gente.

Ela resolveu fazer o filme porque ficou sensibilizada com alguns casos de admoestação a ateus nos Estados Unidos, principalmente aos adolescentes Jessica Ahlquist e Damon Fowler, que foram alvo da fúria de cristãos porque se opuseram às orações impostas na escola (pública) de cada um deles.

Ambos sofreram ameaça de morte, e a família de Fowler o expulsou de casa.

O filme de 90 minutos — o primeiro longa de Broeckx — foi apresentado no Festival Anual de Filmes Ateus de San Francisco (EUA). Agora a cineasta vai inscrever o filme em outros festivais, com a expectativa de que uma rede de TV americana se interesse por ele.

O documentário apresenta entrevistas de ateus de Estados americanos como Texas, Illinois, Kentucky e Pensilvânia. São pessoas comuns, não ateus que militam em organizações e, por isso, têm certa visibilidade nas TVs a cabo.

Cada um deles conta como é marginalizado pela sociedade e até pela família por não acreditarem em Deus.

“Eu sempre tive a convicção de que a América foi fundada sobre a liberdade de religião”, disse. “Mas tive um choque quando descobri que, diferentemente em relação à Europa, ser ateu na América pode ser um grande problema.”

Broeckx obteve o dinheiro para promover o filme por intermédio de um site pelo qual as pessoas fazem doações para empreendimento envolvendo uma causa.

Em 53 dias ela obteve US$ 27.000. Um único doador (um cineasta) doou US$ 10.000.

Ela disse que o seu documentário mostra que os ateus são pessoas como qualquer outra. “Minha intenção foi colocar um rosto no ateísmo, e esse rosto pode ser do vizinho de quem assistir o documentário, de seus amigos, dos colegas de trabalho que são descrentes sem que eles revelem isso.”

Dave Fitzgerald, organizador do festival, disse que o documentário de Broeckx é “maravilhoso” porque lida com a realidade, com coisas reais.n“Seus temas não são caricatura. Ela mostra que as pessoas comuns sempre têm algo de extraordinário para dizer.”

No caso do “Abrace um Ateu”, a cineasta, disse Fitzgerald, aborda a moralidade, o relacionamento com a família, o sofrimento e a morte do ponto de vista de quem não acredita no sobrenatural.

Com informação do Washington Post e agências.





Cristãos xingam aluna que obteve decisão contra oração
janeiro de 2012

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher