Pular para o conteúdo principal

Feliciano se beneficia com discussão rasa, diz Varella

Drauzio Varella
Para Varella, o pastor não
merece nenhuma projeção
O médico e escritor Drauzio Varella (foto) lamentou a projeção que o pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP) vem tendo na imprensa, porque se trata de uma pessoa “absolutamente sem nenhuma expressão”.

“Ele [Feliciano] está todos os dias nas páginas dos jornais”, disse, referindo-se ao noticiário sobre as afirmações polêmicas do pastor-deputado e às pressões de ativistas para tirá-lo da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara.

Varella afirmou que Feliciano vai se beneficiar com isso porque nas próximas eleições conseguirá se eleger com muitos votos. “Vejo isso com a maior preocupação.”

Nesse sentido, disse, o próprio Feliciano tem estimulado a polêmica em torno dele, porque sabe que só tem a ganhar com isso.

Afirmou que, como Feliciano faz, é fácil chamar a atenção com afirmação de que os africanos são amaldiçoados e de que os homossexuais não têm comportamento natural, porque isso “ofende um grande número de pessoas”.

Para ele, a sociedade e a Comissão de Direitos Humanos e Minorias deveriam estar discutindo questões importantes, como o problema da população carcerária, e não temas “de superfície”.

Varella, que é autor de dois livros sobre o assunto —“Estação Carandiru” e “Carcereiros” —, argumentou que a questão não se restringe à situação dos presidiários, mas à segurança da sociedade.





Com informação do UOL.

Pregação antigay de pastor aos não fiéis é fascismo, diz Varella
fevereiro de 2013

Varella   Feliciano

Comentários

Anônimo disse…
É dificil discutir culinaria com um engenheiro, assim como é dificil discutir futebol com uma mulher q pensa em moda......é impossivel discutir com quem é compravel, e nao tem competencia mas é cheio de preconceitos!!!!!!!!!
Anônimo disse…
tenho o Drauzio em maior consideração, mas acho que ele não entende a dinâmica da política. Aparecer no jornal não é tudo, vide o que aconteceu com Russomano. Eu tenho certeza que o Feliciano e o PSC estão pensando com a mesma lógica, mas vão falhar. A imagem do Dep. está se desgastando e existem muitos outros evangélicos concorrentes para serem votados. É possível que ele se mantenha como deputado federal, mas não vai passar disso.
Anônimo disse…
Imagino como a situação da África tá ruim.
Cadê os protestos dos países com maioria da população negra?
Vão ficar todos quietinhos?
Vamos juntar uma grana e pagar uma passagem pro Feliciano ir a África ver quem são os seus antepassados?
Se a mãe dele tem raízes negras, como ele alega, dá Finlândia é que não vieram.
Poderíamos mandar ele pra Nigéria, Congo, sei lá.
Mas, pensando bem, os africanos nunca me fizeram mal para que eu lhes enviasse um "presente" desses.
Agora quem deve desculpas a eles sou eu... KKKK.
""Minha querida África, nós brasileiros pedimos desculpas por toda miséria que já te causamos, a escravidão foi um crime horrendo.
Nos desculpem por nossas igrejas e missionários também.
Sou branco, e posso dizer que a maioria do povo branco do Brasil, é contra esses crimes contra vocês"".
Só gente muito idiota é racista.
E tem que ser muuuuito idiota.
Junior
Anônimo disse…
O que mais deixa decepcionado é um homem do teor de cultura do Dr Drauzio entrando neste tipo de polêmica barata...
lisah disse…
até que enfim alguém notou a real do Feliciano. O mesmo quer atenção e está conseguindo.
Anônimo disse…
este feliciano é um lixo um sujeito sem nenhuma importancia para o país , que não faz nada pela nação, nem como político e nem como pastor. O doutor Drauzzio é muito mais importante que este lixo e já salvou muito mais vidas que qualquer crente. Ele cura mais "deus" fica com o mérito dele que estudou e se formou em medicina.
olenka disse…
Vc acaba de deixar claro de que quem não entende da dinâmica da política é vc, meu caro. Fomos salvo do Russomano no último gongo, não fosse isso ele teria sido eleito.
Saiba que os melhores produtos nem sempre são os mais vendidos, os que mais fazem propagandas.
Lembre-se do famoso ditado: "Falem bem ou mal mas falem de mim" porque o que mais importa, num país onde a maioria é acéfala, é ser lembrado.
A maioria dos brasileiros pensam como vc, acham que estão certos porque vão só até um determinado ponto. Leia sempre, como fez agora, os dois pontos e reflita muito sobre TODOS eles. Bjs...
olenka disse…
Não só a África não merece um sujeito desses, como nós também não o merecemos...ou será que sim, com este número de brasileiros não pensantes aumentando do jeito que está?
olenka disse…
Me poupe, kara! Vc queria que só tivéssemos opiniões do seu nível?
Anônimo disse…
Admiro muito o dr. Drauzio, mas desta vez tenho que reconhecer que ele deu um tremendo "bola fora"!

Acontece nas melhores famílias...
Anônimo disse…
Se o Feliciano não merece ser falado, então o que o dr. está fazendo?
Unknown disse…
serio cara,nao estou de brincadeira me arrepiei em ler seu comentário,muito realista,faço das suas palavras as minhas.
Anônimo disse…
Faço minhas as suas palavras, Varella!

Esse infeliciano, está se promovendo com toda a sua sujeira. Vocês acreditam que a crentalhada, estava querendo lançar ele, como candidato a presidente do Brasil? Isso é um perigo!

O povo brasileiro precisa é acordar, esses evangélicos, estão tomando o poder desse país, e ninguém está percebendo.

Esse infeliciano na comissão de direitos humanos, já mostra isso que eu disse.


Esse infeliciano, fica estimulando polêmicas em volta dele, pois sabe que os evangélicos te apoiam, e isso é um perigo. Ele se auto-promove com as suas baixarias.


Acorda Brasil!!!!

Amanhã pode ser tarde!
Anônimo disse…
Nós não merecemos as pessoas que nós mesmos elegemos, é isso?
Anônimo disse…
e com a contribuição do drauzio varella
Anônimo disse…
DEUS usa os medicos para curar
foi DEUS quem capacitou os medicos
então é DEUS que merece o crédito sim

fique com DEUS
Anônimo disse…
O que engenharia e culinária tem a ver com isso?
Anônimo disse…
Entendi o que você quis dizer, mas você não escolheu boas palavras. O cara pode ser engenheiro e ser muito bom na cozinha. Eu sou matamático e me dou bem em culinária. Uma coisa não exclui a outra. A mulher que curte moda também pode ser uma corinthiana fanática, como é o caso de uma tia minha. Sua única frase certa foi a última.
Anônimo disse…
O pastor deputado, fala sobre tudo e não entende de nada. Só entende de manter seu rebanho abestalhado como sempre. Qualquer um pode dar seus pitacos sobre a opinião do deputado pastor, ou sera pastor deputado.
Lauro Monteclaro disse…
Marcos Feliciano podera ter mais votos soh se tirar de outros sujeitos como ele.

Ninguem com um minimo de cultura iria passar a votar nele diante de seus espetaculos degradantes.

Ele so pode ameacar outros evangelicos. Talvez um pouco mais serios. E eh soh.
Anônimo disse…
Concordo com Olenka. Ademais, os evangélicos de outras denominações que não sejam neopentecostais podem não gostar dos pastores estelionatários (pois sujam a imagem dos evangélicos como um todo), mas por trás apoiam posicionamentos ultraconservadores de Feliciano, Malafaia, João Campos, Edir Macedo (e sua filha "escritora"), RR Soares (ufa! são tantos!), principalmente no que diz respeito à área comportamental (casamento gay, aborto, diversidade religiosa, sexual etc).

O que temos de fato é a temível maioria religiosa silenciosa, que se esconde por trás do silêncio traiçoeiro. São pessoas hipócritas por inúmeros motivos, por isso absolutamente desprezíveis, mas não desimportantes. Leia-se este link da Folha de São Paulo, que ilustra muito bem a opinião de Olenka, pois revela o crescente poder do voto evangélico dado a salafrários como Jair Bolsonaro (o gay enrustido que não sai do armário por nada neste mundo)e Sérgio Morais (o que está se lixando para a opinião pública):

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1258589-feliciano-recebera-o-dobro-de-votos-em-2014-preve-silas-malafaia.shtml?FOLHA_KEY_1=51c4f85794313a7864e02e8453364dc0&FOLHA_KEY_2=a446e782b5a06eefe5bc66ab768e0610

Nina
Leviatã disse…
Júnior, primeiramente, os Africanos não são um povo bonzinho, tão pouco fracos para que se possa ter pena, como se costuma pensar. Suas guerras étnicas perfazem milhares de anos, pois, assim como na Europa, há vários grupos étnicos que por lá existem. Ou seja, antes mesmo da invasão européia, os africanos já se matavam em seu continente. Mesmo agora, eles guerreiam entre si a fim de obter terras ou exterminar determinados grupos étnicos.

O principais culpados, portanto, pela miséria e desgraça africana, são os próprios africanos. Sim, os europeus contribuíram um pouco para que isso acontecesse, mas foi um contribuição pequena perto a contribuição dos próprios nativos. Para que algo aconteça, de fato, na Africa, algo que mude seu quadro desastroso, esse algo não deve partir de ajuda estrangeira, mas sim, dos próprios africanos, que devem acabar de vez com a dissidência que por lá existe.

Então, por favor, nada de desculpas em nomes dos brasileiros, pois os brasileiros pouco contribuíram para a já desastrosa Africa.

Leviatã disse…
»»"Cadê os protestos dos países com maioria da população negra?
Vão ficar todos quietinhos?
"

-Hã... Sério? Sério que você fez essa pergunta? Por que os países com a maioria negra, com tantos problemas que eles passam, se importariam com um cargo de uma comissão brasileira? Sinceramente, uma pergunta um tanto quanto retardada.

Agora, responda a pertinente pergunta do Anônimo acima:

»»Nós não merecemos as pessoas que nós mesmos elegemos, é isso?

Realmente uma pergunta interessante.

Anônimo disse…
Olha só que blz, Marisa Lobo assume que tem preconceito contra ATEUS: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=234863936655811&set=a.151091218366417.37508.142457575896448&type=1&ref=nf
Unknown disse…
DEUS. DEUS?
Qual deles? Existem em torno de 3200 deuses diferentes nas mais diversas religiões. E eu não sabia que uma Universidade e um Hospital-Escola são deuses.
No Name disse…
Ué quem deu notoriedade a ele foi a gaystapo.
No Name disse…
Africa é um continente amaldiçoado será que eles que moram na Africa são racistas também?

http://tribune.com.ng/index.php/opinion/18526-is-africa-a-cursed-continent

http://www.ghanaweb.com/GhanaHomePage/blogs/blog.article.php?blog=4010&ID=1000010209

http://www.newzimbabwe.com/pages/mawere48.14971.html

http://simonateba.blogspot.com.br/2012/11/africa-cursed-continent.html

Se eu digo que o Brasil é amaldiçoado pela violência, pobresa e e pela corrupção, serei racista?
No Name disse…
O doutor sabe tudo, disse que os lugares comandados pelo PCC não existe violência, ele ao invés de chamar a polícia chama o Marcola.

Esta besta disse que o cigarro era o maior crime do capitalismo até quando ele vai dar pitaco onde n entende?

O cara é clínico geral e se acha como autoridade para discutir religiao, política, filosofia, criminalidade, fusão nuclear, combustível fossil, psicologia...
Anônimo disse…
Bom, acho mais seguro um imbecil como este, que representa uma fração muito pequena da comunidade evangelibã como candidato a presidente do que um monstro como Malafaias, que possui apoio maciço de justamente a seita mais fundamentalista delas.
Astrólogo Chaminé disse…
A olavete está defendendo o tabagismo, pois seu astrólogo preferido é uma chaminé ambulante.

Ele que é um astrólogo pseudo-filósofo se acha autoridade para discutir religiao, política, filosofia, criminalidade, fusão nuclear, combustível fossil, psicologia...
Anônimo disse…
Para... Leviatã7 de abril de 2013 20:20
Japoneses hoje em dia pedem desculpas pelos crimes de guerra, mesmo os que nasceram bem depois da segunda guerra.
Alemães pedem desculpas pelos crimes de guerra dos nazistas.
Não me interessa se quem vendeu os escravos aos intermediários da escravidão foram os próprios africanos.
Estou me dirigindo as pessoas de bem da África.
Quem generalizou foi o feliciano na frase idiota dele, não eu.
Na África existem muitos povos, muitos vítimas, nem todos bons, mas nem de longe todos maus.
Acredito que toda gente de bem do Brasil me acompanharia nesse pedido de desculpas, afinal nem todos tem essa visão religiosa de que todo mundo é mau e merece ir pro inferno.
De minha parte não retiro uma só palavra.
Junior
Anônimo disse…
O cara rala entre cinco a dez anos para poder exercer a profissão de médico, a escola fornece toda uma estrutura e equipamento e crente Zé- ruela da vida minimiza toda essa dedicação e preparação falando que foi algum deus que fez. Isso é debochar da dedicação e forca de vontade da pessoa e dos professores e instituição. Os médicos se formaram com instrução, e não com oração, mané das 18:57!

Ruggero
Anônimo disse…
Para... Leviatã7 de abril de 2013 20:26
Gosto muito desta frase "Ao ver uma erva daninha, arranque-a".
Não custa um país escrever uma carta ao Itamarati.
Mas entendi o modo como você pensa, e deve ser por isso que as religiões fazem o que querem.
Tem sempre gente dizendo "Pra que reclamar, deixa".
Por isso que tem tanta pedofilia ainda sendo abafada.
Junior
Anônimo disse…
Para... Anônimo7 de abril de 2013 18:57
Pela lógica cristã você está certo.
Deus fez tudo e tudo acontece como Ele quer.
Engraçado é que ele só usa o médico quando a vítima chega no hospital, pois senão morreria no meio do mato, da rua, afogado, etc.
O que dizer então desses que morrem sem a mínima ajuda de Deus?
Junior
Anônimo disse…
DEUS, com letra maiúscula e em nosso contexto, é o Deus único, é o Jeová, o Senhor dos Exércitos, o Pai Celestial, o Criador, enfim, é o nosso Deus!!!
Anônimo disse…
Para... No Name7 de abril de 2013 21:58
Segundo você..."O cara é clínico geral e se acha como autoridade para discutir religiao, política, filosofia, criminalidade, fusão nuclear, combustível fossil, psicologia".
Segundo você, o que o feliciano é para falar de homossexualidade, de racismo, de psicologia, da áfrica e de africanos?
Por que dois pesos e duas medidas na hora de julgar?
Eu deixo o feliciano falar, uma pena que não tem saído nada que preste.
Junior
Anônimo disse…
Não gosta da polícia? Então quando precisar, chama o seu DEUS pra te proteger!!!
Leviatã disse…
Hahahahahahahahaha. Júnior meu nego, pasme, eu sou ateu. E seu conhecimento histórico é péssimo. Você diz - Não me interessa se quem vendeu os escravos aos intermediários da escravidão foram os próprios africanos. - ah não, mesmo? Puxa vida! Quer dizer que você ignora todos fatos históricos do continente Africano, e ainda diz que tem razão? Putz... Agora o mais incrível, você reduz o assunto a pedofilia, Dio Mio, mas, hein? Quer dizer que se o Brasil não pedir desculpas oficias os Africanos, negros, diga-se, pois há a Africa Sub-Sariana, o números de pedófilos aumentará! Excelente finalização do texto, meus parabéns.

Agora, não vejo problemas no pedido de desculpas, porém, se você não entendeu o meu ponto, tornar o negro uma vítima é ridículo (Coitadinho, olhem, ele é negro! Soa como um racismo para mim.), pois, como eu disse, eles são uma raça forte, mas só depende deles para que eles possam se reerguer.

Não venha, portanto, dizer que quem não concorda com esse tipo de desculpas, não é gente do bem, aff, faça-me um favor. Se bem que ao meu ver, ao usar essa dicotomia maniqueísta você se coloca no patamar, dos que você tanto detesta, religiosos, já que santifica um lado e demoniza outro.
Anônimo disse…
O que mais me deixa decepcionado é um religioso abafando um caso de pedofilia.
Junior
Anônimo disse…
Para... Anônimo8 de abril de 2013 00:04
Juro que acho o teu deus muito parecido com o próprio diabo bíblico.
Mata, manda matar, aceita o sacrificio e morte do seu próprio filho.
E ainda preparou um local de eterna tortura para quem pensa como eu.
Mas ok, sabemos que não é pra levar o que está escrito na bíblia literalmente, né?
Deus não mata, são os que criaram Ele que matam e mandam matar.
O sacrificio nunca aconteceu, sabemos disso.
Mesmo porque Ele é o seu próprio filho(?!?) e apesar da surra e "morte", não morreu e já apareceu logo depois pra um monte de gente ver.
E para quem ele pagou por nossos pecados?
Para Ele mesmo?
Para o diabo?
Pagou só porque o pai dele, que é ele mesmo, disse que isso deveria ser feito?
Teu deus sabemos bem quem é.
É o personagem fictício daquele livrinho horrível chamado bíblia.
É o bola da vez divino, pode até demorar, mas Ele irá para junto dos deuses romanos, gregos e hindus sem dúvida.
Ele não merece nem que o identifiquemos nos textos com letra maiúscula.
Junior
Anônimo disse…
Feliciano é muito fraco intelectualmente. Boçal ao extremo em suas posições antiquadas. O mundo não é o que ele esta vendendo, quem o escuta tambem é abestalhado. O raciocinio dele e de seus seguidores segue na superficie onde flutua o que a sociedade tem de pior. Fazendo uma metafora seria como a merda que flutua num canal de esgoto.
Caruê disse…
Quando um merda ganha destaque na mídia ele passa a ser conhecido por todos e mesmo que ele cause repulsa em 90% sempre vai existir outros 10% da população com as mesmas ideias estupidas e desonestidade intelectual. resultado ele adquire fama o bastante para ser vereador bem votado, mas não o bastante para ser prefeito ou governador o seu partido e seus aliados tem mais a perder do que ele, qualquer pessoa que saia na foto com Feliciano adquire uma rejeição eleitoral tremenda. O Dr esta parcialmente correto, Feliciano ate ganha algo, mas todo o movimento conservador cristão perde muito, a sociedade ganha muito ao debater isso.
Anônimo disse…
Chora mais olavete

Gaystapo...vcs sao meninas criativa s..
Anônimo disse…
Não, quem deu notoriedade ao pastor chapinha foram os fiscais do fiofó alheio.
Anônimo disse…
a discussão é rasa e o apelo às emoções é extremo.

o povão cai facinho.



pode perceber, por exemplo, o discurso do malafaia, o jeito como ele fala. O tom de voz, as palavras certas, o apelo à emoção, etc. Esses caras são péssimos com argumentação, mas dominam com facilidade a manipulação por meio do discurso.
Bruno de Moura disse…
Deus usa os médicos para curar? Cadê o livre arbítrio dos médicos?

E se você afirma que Deus é responsavél pela performance dos médicos sem evidências, eu posso assumir que Deus também é resposnsavel pela performance dos estupradores e assassinos.

Afirmar coisa sem evidências é fácil... pena que isso não faz a afirmação verdade.
Anônimo disse…
Assassinos e estupradores são usados pelo diabo, pois Deus faz o bem e o diabo veio para matar, roubar e destruir.
Anônimo disse…
Eu não tenho a menor dúvida de que quem utiliza termos como "gaystapo" ou "gayzista" se trata de neo-nazista.
Anônimo disse…
"a sociedade ganha muito ao debater isso."

Exatamente.
Anônimo disse…
Ninguém vira idiota depois de ver Feliciano nos jornais. Os idiotas são moldados nos cultos evangélicos.
No Name disse…
Anônimo8 de abril de 2013 14:59
E eu n tenho a menor dúvida que vc é um bocoió
No Name disse…
Astrólogo Chaminé7 de abril de 2013 23:43

Olavette é com 2 tês
Segundo o cigarro foi o que ele encontrou pra criticar o capitalismo, poderia se o automóvel, turbina a jato, petróleo, coca-cola, dinheiro e por aí vai.
No Name disse…
Anônimo8 de abril de 2013 00:15


"Deus fez os homens diferentes, uns fracos e outros fortes. Samuel Colt os igualou"

Anônimo disse…
Para... Leviatã8 de abril de 2013 01:49
Não ficou boa minha frase mesmo, né?
Mas vamos lá.
Não me interessa quem vendeu os escravos aos mercadores, eles provavelmente eram africanos.
Eu não pedi desculpas pelos africanos maus, pedi desculpas pelos portuguêses e brasileiros que aqui viviam e compravam escravos.
Tá explicado?
E se escrevi algo que você entendeu como errado, já quer dizer que meu conhecimento histórico é péssimo?
Fala da história toda, ou só desse período?
KKKKKK.
Quanto a frase onde citei a pedofilia, ela está ligada a frase anterior, onde comento que sempre tem gente dizendo "Ah, deixa...".
Você entendeu que eu quis dizer que a pedofilia aumentará se o Brasil não pedir desculpas a África??
Você tá trolando, né?
Não força a barra... KKK.
Você disse acima em um texto que "nada de pedir desculpas aos africanos..." e agora diz "não vejo problemas no pedido de desculpas"??
Dá pra decidir o que você quer além de comentar meus textos?
Negros não são coitadinhos, de onde você tirou isso?
Será que estou escrevendo tão mau?
Só você entendeu isso, até agora ninguém mais comentou.
Acho que entenderam.
Em vez de perder tempo discutindo o que eu disse ou deixei de dizer, por que você não aproveita e me esquece?
Tem textos ótimos para ler nesse site, aproveite e comente.
Eu particularmente te achei um chato, e não vou mais perder o tempo comentando o que eu disse ou deixei de dizer.
Recomendo as pessoas que nos lêem que tirem suas conclusões.
Quanto a você ser ateu, até pode, por que não?
Bobo tem de todo tipo!
Junior


Caruê disse…
tem razão.
Leviatã disse…
Mimimi Júnior, mimimi! Como eu disse, e você não percebeu, mais uma vez, o que você mesmo falou, fez comparações esdrúxulas, abordou um assunto totalmente diferente e que não acrescenta nada ao assunto, reduzido a pedofilia (???), deixando o texto de forma ambígua e nebuloso. Ignora certos fatos históricos e, por fim, e mais retardado, me chama de bobo. Realmente não dá para debater assim.
Anônimo disse…
Perfeito.
Revo disse…
Quando o paciente é salvo = foi deus.
Quando o paciente morre = foi o médico.

Médicos: profissionais incompreendidos.
Anônimo disse…
Cara Nina
Inclua em seu comentário ... o segmento católico! Não são apenas os evangélicos que são contra o casamento gay, aborto, diversidade religiosa, sexual etc. Inclua também milhares de ateus por qualquer um desdes fatos.
Anônimo disse…
O Feliciano..Infelizmente...é mais inteligente e esperto que qualquer um de nós!kkk Vai levar a melhor......tudo que ele conseguir será lucro! Ativistas gays imbecis..... O Do0utor também não é tão inteligente assim...tem formação acadêmica, uma cultura razoável....mais está na mídia fazendo milhares de pessoas lerem sobre o Feliciano! SOMOS uns trouxas!
Anônimo disse…
complementando: Nas missas,nos cultos, nas sessões espíritas, nos terreiros, nas faculdades de filosofias e todas as outras, no ceio das famílias, na mesinha de bar ....etc...etc.... Ser idiota não é exclisividade de crentes, confirmado pelos comentários preconceituosos e discriminatórios aqui! Falam dos religiosos e do Feliciano...mas fazem pior que ele...
Anônimo disse…
O GRANDE responsavel por isto é EXELENTISSIMo SR Jean Wyllys, q graças a ele Feliciano vai levar + dois ou tres junto com ele para o congresso.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vírus da chikungunya atinge múltiplos órgãos e afeta o sistema nervoso central

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jovem ex-Testemunha de Jeová diz por que sua antiga religião é seita. E se torna viral no TikTok

Há um movimento mais ameaçador à democracia que o bolsonarismo. É a teologia do domínio

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Cientistas se preparam para a passagem de 'raspão' do Apophis pela Terra em 2029

Estudo mostra como ateus e pessoas não religiosas enfrentam momentos de crise, como o luto

Medo da morte alimenta a rejeição que crentes têm de ateus, mostra pesquisa

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz