Pular para o conteúdo principal

Brasil é o segundo 'exportador' de cristianismo, revela estudo

da ALC

Só em 2010, país enviou para o
Exterior 34 mil missionários
O fortalecimento do cristianismo nos países do hemisfério Sul tornou o Brasil a segunda maior fonte de “exportação” de missionários na última década, sendo ultrapassado somente pelos evangelizadores norte-americanos.

Ao interpretar dados publicados pelo Centro de Estudos do Cristianismo Global da Universidade Gordon-Conwell e publicados pela BBC Brasil, o teólogo e professor da Faculdades EST, Roberto Zwetsch, enfatizou a necessidade de acompanhar criticamente essa onda missionária. “Quem envia esses missionários, com que objetivos e qual a teologia da missão que fundamenta as suas ações?” - questionou.

Segundo Zwetsch, a proximidade linguística e cultural é um fator que pode, pelo menos em parte, explicar a presença massiva de missionários católico-romanos e também evangélicos em comunidades latino-americanas dos Estados Unidos. A crescente consciência missionária também desafia as igrejas a se engajarem na missão.

A pesquisa liderada pelo professor da Gordon-Conwell, Todd Jonhson, constatou que 34 mil missionários brasileiros foram enviados ao exterior em 2010, 70% a mais do que no ano anterior. “A quantidade de missionários enviados pelo Sul global supera o declínio do cristianismo na Europa”, frisou o estudioso.

Na avaliação de Zwetsch, a melhoria das condições de vida no Brasil repercutiu diretamente no seio das igrejas, estimulando, em parte, o interesse por ações missionárias no exterior.

Ao citar a missionária presbiteriana dos Estados Unidos, Sherron George, o professor da EST esclareceu que muitos missionários seguem a estratégia paulina dos “fazedores de tendas” e, quando enviados em missão, garantem o seu sustento a partir do exercício de seus ofícios de origem, seja como médico, professor, assistente social, entre outras. “Outra possibilidade é o caminho das parcerias com igrejas do hemisfério Norte que colaboram em projetos, financiando o trabalho missionário em outros países com missionários da América Latina”, pontuou.

O professor da EST lembrou o trabalho desenvolvido junto a comunidades pobres de Moçambique pela diaconisa luterana brasileira Doraci Edinger, assassinada em 2004 por razões até hoje desconhecidas, com o intuito de apontar dificuldades da inserção missionária em outros contextos culturais, eclesiais e políticos.

“Missão tem a ver com contextualização e inculturação, o que evidencia a necessidade de um duro e paciente trabalho de inserção na cultura hospedeira, sem o qual se pode comprometer o anúncio do evangelho e a própria presença missionária”.

Para o professor da EST, antes de instituir-se como “salvadora do mundo”, os séculos de missão cristã colonialista e os muitos males por ela implantados na África, na Ásia e na América Latina deveriam ajudar a refletir sobre o sentido da ação missionária. Aprender com a história e optar por caminhos cuidadosos e abertos a parcerias e à comunhão com o outro pode evitar a propagação de qualquer tipo de messianismo ou salvacionismo ultrapassado, alertou.





Senegal acusa missionários brasileiros de traficar crianças
novembro de 2012


Comentários

Manjè kwayan disse…
Não não missionários. São o vetor da doença.
Anônimo disse…
Pior é aqui no Pará que o governo gasta milhões em preparação do círio, e coisas afins.
Sr.presentes disse…
Ainda tem muitos gente que acredita nesses mitos da idade antiga.
Unknown disse…
Bom, tudo o que posso fazer é pedir desculpas ao resto do mundo... Poderíamos exportar coisas melhores...

Diego Henrique
Anônimo disse…
Quero ver se meter a besta pra evangelizar a Europa...
Anônimo disse…
O Brasil exporta novela, garotas de programa, proselitistas... Podíamos exportar ciência e tecnologia (quem acessa sites como o Inovação Tecnológica sabe que há belos trabalhos sendo desenvolvidos por aqui - há uma matéria sobre um gerador elétrico para granja a partir de resíduos de frangos, desenvolvido pela UESP, por exemplo), mas tais coisas mal têm apoio do governo, que prefere gastar com "Marcha Pra G-Zuis", JMJ, Carnaval de rua...

Ruggero
Joao disse…
Tomara que eles vão e não voltem mais, só isso que eu quero.
LEGIÃO disse…
Os mais fortes sobrevivem, se multiplicam e dominam.
BRASIL LIVRE disse…
Isso é cumprimento da Bíblia Sagrada:

Mateus 24 versículo 14:
"E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim."

Não são só os missionários, que têm tornado isso possível. Uma profecia dita pelo profeta Daniel há milhares de anos, mostra um dos principais aliados na divulgação do Evangelho: a ciência, que tornou possível as tecnologias de comunicação em rede e de massas como a TV e a internet.

Em Daniel 12:4 “Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e A CIÊNCIA SE MULTIPLICARÁ."

Abençoado seja a internet e suas ferramentas: google, youtube, facebook etc.
Anônimo disse…
Louvada seja a internet que propicia a live circulação de ideias e conhecimento, ajudando o mundo a se livrar da ignorancia religiosa.
Anônimo disse…
O Brasil só exporta merda mesmo...

Att.,

Espancador de Pastores
Rubim Geontelus disse…
Correção: Brasil é o primeiro exportador mundial de CORRUPTOS!
BRASIL VERDADE disse…
Correção: Brasil é o primeiro acolhedor mundial de CORRUPTOS, ASSASSINOS, ASSALTANTES ETC!

Que o digam os PeTralhas, tucanalhas etc.

Qualquer bandido foge de seu país e se esconde no Brasil.

- Paulo Maluf, se sair do Brasil é preso imediatamente pela INTERPOL, mas aqui posa em fotos de aliança política com o PT, representado pelo seu patrono-mor, LULA.

- O mesmo PT, faz campanha para manter em solo pátrio, Cesare Battisti, assassino cruel na Itália, mas aclamado como herói pelos PeTralhas.

- O assaltante do Trem Pagador Inglês, Ronald Biggs, viveu "escondido" no Brasil por mais de 30 anos, com a condescendência do Brasil.

- O cruel assassino de gays(pendurados em guindastes), cristãos etc, o iraniano Mahmoud Ahmadinejad, pisou no Brasil a convite do governo PeTista de LULA e foi recebido, como alguém recebe em seu lar o melhor dos amigos, sem quaisqer constrangimentos.

SEGUE RELAÇÃO....
Rubim Geontelus disse…
Amigo BRASIL VERDADE2 de abril de 2013 19:11,

C num deixa de ter razão, e concordo com C nesse ponto; mas eu me referi ao título da notícia em pauta. Se eu dissesse isso que C disse, então estaria fugindo ao que propõe a notícia porque esses problemas que C citou são inerentes a importação de gente-lixo. No caso, a notícia fala de EXPORTAÇÃO, e, portanto, o Brasil é nesse caso o maior exportador de corruptos porque esses evangelibãs só pensam em poder político e muita grana, bem como outros 'NEGÓCIOS'...se é que C me entende!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Malafaia diz que vai ‘arrebentar’ candidatura do petista

Malafaia afirmou que não vai dar moleza para o candidato do PT O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio, afirmou que vai se envolver na campanha do segundo turno das eleições municipais de São Paulo com o propósito de “arrebentar” a candidatura do petista Fernando Haddad por ter sido o mentor do chamado “kit gay” quando foi titular do Ministério da Educação. "Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do 'kit gay'”, disse. “Não vamos dar moleza para ele." Ao final do primeiro turno, quando Haddad começou a subir nas pesquisas de intenção de votos, o pastor gravou um vídeo manifestando apoio ao tucano José Serra. Nos próximos dias, Malafaia divulgará outro vídeo com ataques direitos ao petista. No Twitter, ele pede voto para “Serra 45” contra “Haddad, autor do kit gay”. O pastor teve encontro ontem em São Paulo com Serra, que agradeceu o apoio. Também participou do encontro o pastor Jabes de Alencar...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...