Pular para o conteúdo principal

Pessoas espirituais têm maior propensão à doença mental



Pessoas espirituais conseguem dar a sua vida um sentido mais profundo, mas a notícia ruim é que elas são mais suscetíveis às doenças mentais, em relação àquelas que têm uma compreensão de sua existência mais racional, não religiosa nem espiritual.

Estudo sugere que 
72% têm propensão
para sofrer  fobia
Essa é a conclusão de estudo feito pelo professor professor Michael King e seus colegas da University College London.

Ele escreveu no British Journal of Psychiatry que as pessoas espirituais apresentam maior tendência para abuso de drogas, transtorno de ansiedade, fobias, neuroses e disfunção alimentar.

Do total dessas pessoas, 50% mostraram mais propensão para transtorno de ansiedade generalizada, e 72% para sofrer uma fobia.

O estudo teve com base uma pesquisa com 7.403 homens e mulheres ingleses selecionados aleatoriamente. Ele constatou que as pessoas espirituais, seguidoras ou não de uma crença, tomavam com maior frequência medicamentos para distúrbio mental.

Do total, 35% informaram que frequentavam uma igreja, mesquita, sinagoga ou templo. A maioria era cristã. A parcela daqueles que afirmaram que não eram nem religioso nem espiritual foi de 46%.

Com informação do Daily Mail.



Comentários

Não estou acreditando muito nisto aí. O Mattieu Ricard, um monge do Budismo Tibetano, é considerado o homem mais feliz do mundo, por causa dos raios gama que o cérebro dele. Ele pratica meditação, como pode esta controvérsia entre esta pesquisa e a pesquisa da Universidade de Wisconsin?
Anônimo disse…
Já dava pra ver...
Anônimo disse…
Sou ateu, cético de carteirinha e tenho distúrbio de ansiedade.
No meu caso, pelo menos, não vejo nenhuma relação possível entre esses dois aspectos.
Ou a maior probabilidade de sofrerem de distúrbios mentais as tornariam mais "espiritualizadas"? Hã?
Regis disse…
Quando eu era uma testemunha de Jeová, os concrentes a minha volta viviam num estado de paranoia a "molho maria". Não era forte a ponto de ser evidente aos de fora, mas era constante para os de dentro.
As limitações do que se pode ou não fazer e a luta contra o desejo de ser normal, era visto como se sempre estivéssemos sendo provados por satanás. Satanás estava a espreita procurando a quem devorar como aprendíamos em 1 Pedro 5:8.
Ser "servo de deus" significava ser um alvo preferencial do diabo pois os outros ele já tinha em seu domínio, isso faz que tenhamos de estar num eterno estado de alerta. Muitas outras variantes cristãs estimula essa mesma mentalidade neurótica.
É nós contra o mundo já que o mundo também esta no poder do diabo (1 João 5:18)e ele vai usa-lo para nos tentar.
Trata-se de um circulo vicioso, você age diferente, se veste diferente, cultiva a mentalidade de três milênios atrás e só se acha deslocado no mundo porque é o mundo que esta errado. Então alem da ansiedade de ser tentado constantemente pelo mundo, vem o desespero de esperar o mundo ser logo destruído para te dar um alivio, e aí vem a repetida frustração de nunca ser.
É agora para mim engraçado lembrar as tentativas de se enxergar os sinais do fim do mundo em qualquer noticia. Guerra no Iraque! Agora vem o fim. Ataque de 11 de Setembro! Sem duvida agora vem. Gripe aviária! Perseguição religiosa na Russia! Crise econômica mundial! É o fim com certeza.
Acompanhei as neuras apocalípticas das testemunhas de Jeová a cada telejornal por 20 anos. Cada noticia anunciada a ser dada pela organização das Testemunhas de jeová para seus membros era aguardada com ansiedade doentia. Em geral se tratava apenas de uma mudança boba nas revistas ou detalhe de doutrina, para a frustração de milhões que esperavam algum anuncio espetacular sobre o Armagedom. A expectativa é cuidadosamente mantida pela direção desses tipos de grupo.
Mas tudo isso tem seu preço e o que eu via nos salões do reino era um numero absurdo de senhoras (principalmente) testemunhas de Jeová com todo tipo de doenças mentais e psicossomáticas. Depressão grave é como gripe e tentativas de suicídio são conhecidas de todas TJs com mais experiencia, pois é assunto que se procura ocultar ao máximo (principalmente os "bem" sucedidos).
O salão do reino que eu frequentava e os muitos que conhecia bem de perto eram verdadeiros sanatórios. Síndrome do panico, histeria, desmaios sem causa clinica aparente, depressão das moderadas as graves. São em geral pessoas boas e que se esforçam para sorrir segundo o modelo exigido aos novos membros, mas que com o tempo de convivência você percebe a apatia e frieza com tudo na vida inclusive família, filhos. Faz parte ser assim já que como TJ seu amor aos outros é condicionado ao quanto o outro é fiel a organização. Caso um não seja mais TJ, seu amor e relacionamento tem de ser cortado de imediato. Como agir assim sem ser frio? Tudo isso num ambiente rígido, intimidador, castrador, ameaçador, ignorante. O medo de fazer algo errado é um wallpaper no fundo de todos esses programas que instalam em sua cabeça. Mitos adolescentes se rebelavam e deixam a fé sendo excluídos da família, outros crescem vivendo uma vida dupla da qual são crentes modelos no salão e escondidos fazem tudo que é proibido, geralmente com muito mais empenho dos que são do "mundo". Se é que me entendem.
E tem os que crescem lá dentro, sendo geralmente as crianças estranhas da rua, da escola, do trabalho que de repente surtam como nas diversas crises que presenciei lá dentro.
Agora imagina num ambiente desses uma pessoa que já é predisposta a uma doença mental grave ou que já possua uma. Existem muitos componentes de um ambiente que podem passar despercebidos mas que são essenciais para uma tragédia.
Minha experiencia com as testemunhas de Jeová também me resultou numa "bela" depressão com perda da faculdade perto do final, quase perda do emprego. Foi uma luta e tanto superar algo que jamais imaginei ter antes de me envolver no mundo religioso.
Anônimo disse…
Será que não é porque a crença em inferno tende a aumentar o medo das pessoas? Se bem que nem todas as religiões crêem em inferno. Porém, pessoas sem crença tendem a tomar decisões mais racionais, e por isso raramente irão recorrer a coisas, como drogas, para fugir dos problemas.
Anônimo disse…
tudo biruta.
Anônimo disse…
"O importante não é converter-se a uma religião. O importante é transformar-se, a fim de contribuir para a paz do mundo."

Dalai Lama
D(ex)crente disse…
Sou cético em relação ao resultado de algumas "pesquisas". A que foi trazida por esta matéria é uma das que não me convencem.

Seguindo o mesmo raciocínio do comentário do Elcio Domingues, creio que a "espiritualização" de alguma pessoa pode muito bem ser o resultado de uma disfunção mental já instalada nesse indivíduo.

Por outro lado, dar um sentido "profundo" à vida pode ser faculdade de qualquer ser humano, inclusive dos céticos, dos racionais e dos materialistas.

Eu, por exemplo, descreio do espírito (como alma além da matéria), de uma força inteligente superior à nossa, de vida após a morte e de um propósito anterior para ela.

A mente e a consciência são, no meu modo de entender, decorrentes das interações bioquímicas de nossas células e moléculas interiores ao sistema fisiológico, que de alguma maneira são marcadas pelas percepções que têm do exterior, criando e incrementando padrões de resposta a essas interações.

Admito que esse meu blá-blá-blá parece enrolação, uma "encheção de linguiça" que não explica nada. Mas é nisso que eu creio e por enquanto é assim que eu consigo expressar a minha crença. Espero ser respeitado nisso.

Sou fascinado pela vida, pelo universo, pelos fenômenos materiais, naturais e humanos.

Quando eu era "espiritual" (ou seria "espiritualizado"?) não dava muita importância às coisas, era inconsequente, mas moralista.

Pensando bem, esta matéria não demonstra nem menciona qual é o conceito de uma pessoa "espiritual". O que é ser "espiritual"? Há várias maneiras de conceituarmos essa expressão.

Seria vivenciar fenômenos aparentemente sobrenaturais? Será ter sensbilidade e solidariedade com os semelhantes?

Sem definir esse conceito, a pesquisa permanece tão inócua como antes de ser iniciada, sem utilidade nenhuma.

Com todo o respeito que eu tenho pelos cientistas em geral, repito: ela não me convence.
Anônimo disse…
Pessoas espirituais têm maior propensão à doença mental.

PROPENSÂO
Anônimo disse…
http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=31436

Lisandro Hubris

Embora a maioria ainda substitua a realidade por versões mais agradáveis, as religiões são apenas uma “ponte” entre a razão e as angústias mais profundas dos indivíduos fúteis, ou que passam a vida em algum equilíbrio precário, mas procura manter uma fachada de aparente normalidade, ainda que o mesmo não contribua para o conforto da existência humana...

Apesar dos indivíduos com transtornos mentais, ou psicóticos, sofrerem de alucinações, ou de esquizofrenias; terem “visões” sobrenaturais; e usar as crenças religiosas como um terapeuta.
Pois o pensamento mágico do religioso restringe o que ele já “decidiu”, mente, manipula o “raciocínio” do religioso, e troca a realidade por fantasias, como a ilusão da vida eterna, etc.

A INTELIGÊNCIA humana ainda é a ferramenta mais PODEROSA que a VIDA já produziu; e estudos provam que quando se trata de algum tema polêmico como religião, os jovens mais independentes são os quem tem mais facilidade de perceber as mentiras usadas pelos camelôs da fé; tem mais possibilidade de mudar de opinião; ou tem mais chances de vim a ser um futuro ateu.

Estudar todo o processo usado para fabricar a gibíblia seria uma tarefa gigantesca, que levada a cabo, consumiria anos de pesquisas...
Anônimo disse…
Mas isso é evidente.

Veja, por exemplo, o caso de Salamandra Gouvêia, vulga largatixa crente.

Att.,

Espancador de Pastores
Robson disse…
Aqui segue um excelente artigo científico que em muito nos explica o comportamento de certos(as) fanáticos(as) religiosos(as) que usando de proselitismo barato, fútil e pueril, tentam se convencer a qualquer custo, da frágil e inverosímel "veracidade" precária de suas crenças infames; e para tanto defecam prazerosamente em fétida e pútrida diarreia, toda a sua sociopatologia religiosa compulsiva; as folhas da bíblia lhes são muito úteis nessa hora, pois economizarão bastante em papel higiênico; afinal de contas, alguma utilidade esse livro imbecil e tosco haveria de ter, não é mesmo.

Artigo científico: Sintomas de conteúdo religioso em pacientes psiquiátricos
Autores: Clarissa de Rosalmeida Dantas, Lilian Bianchi Pavarin e Paulo Dalgalarrondo
Publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria
Fonte http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44461999000300007
Anônimo disse…
Cacilda a Salamandra ta em todas KKKKKKkk,o pior é que eu gosto dela!
Jeferson Tadeu disse…
Como psicologo , opino que a religiosidade nao é o motor , mas sim o termometro. Pessoas com tendencia a problemas psicologico tendem a ser mais religiosas, pois a crença é a permissao social para o delirio. Dai ser ninho fértil para que se possa esconder todo tipo de Esquizo.
Anônimo disse…
PROPENSAO

o pessoal aquu ta com serios problemas de interpretação de textos.
Anônimo disse…
"Ser "servo de deus" significava ser um alvo preferencial do diabo pois os outros ele já tinha em seu domínio"


to dominado!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Caruê disse…
Propensão, estatística é uma questão de média e não de lei universal. A mulher que mais tempo viveu fumava, no entanto fumar aumenta as chances de câncer e em média diminui a expectativa de vida. Agora se vc prefere considerar um caso e ignorar uma amostra de 7403 casos, meus pêsames.
Juarez Filho disse…
O título deveria ser "pessoas religiosas" e não pessoas espirituais, pois aquele que busca o caminho do desenvolvimento espiritual pautado na razão, no amor Crístico, na liberdade, na meditação, no autoconhecimento, descobrindo as forças divinas que existem dentre de si tendem a se tornarem mais fortes e muitas das vezes se mantêm em um nível de paz interior por vezes curativo de inúmeras enfermidades!! O "x" da questão, ao meu ver, é que grande parte dos que procuram igrejas já estão adoecidos e qdo lá chegam se tornam reféns do religiosismo destrutivo, impregnado de mitos e crendices que levam ao delírio e ao fanatismo de forma legitimada pela religião. Como o nosso amigo Regis relatou, tem igrejas e seitas que são verdadeiros sanatórios com lideres religiosos tentando fazer lavagem cerebral em nome de Deus, criando-se legiões de "zumbis" correndo de uma figura simbólica chamada "satanás".
Unknown disse…
"...por causa dos raios gama que o cérebro dele..."

Raios Gama??? Não entendi essa frase :o
Caruê, depende muito do que entendemos por espiritualidade. Para alguns espiritualidade é meditar. Outros é uma espécie de religião sem templo. E assim vai. No caso da meditação, muito já se comprovou que é eficaz para um monte de coisas relacionados a saúde e bem-estar.
Anônimo disse…
PRF esse seu comentario foi o melhor que ja vi até hoje!!O pior é que a maioria dos governantes e outros orgãos sabem disso e se fazem de cegos!!Religião é caso de saude publica!!!!
Spike disse…
Raios gama do cérebro? Ou ondas gama? São duas coisas diferentes.
Isso, desculpe pelo erro.
Anônimo disse…
pessoas espiritualistas/religiosas tendem a desconsiderar o mundo natural em detrimento de um suposto transcendente. Junte-se isso a já complicada (1) situação emocional e psicologica do indivíduo e... bum!



(1)complicada, pois todas as pessoas lidam com problemas o tempo todo, sem necessariamente serem desajustados. É tentador imaginar que soluções venham de um transcendente, algo que possa ir contra o natural limitado. A religião "cria" pessoas iludidas por fantasias, ficam infantilizadas. E birutas.
Anônimo disse…
corrigindo: em detrimento do natural.
Nano Falcão disse…
Acho que é justamente o contrário... pessoas com doença mental (principalmente as não diagnosticadas) é que tem maior propensão a crença espiritual... Taí a avaliação de vários psicólogos de renome sobre os "mediúnicos" do espiritismo que não me deixam mentir...
Ana Paula disse…
O estudo generalizou, e colocou no mesmo balaio pessoas realmente espiritualizadas e pessoas que creem em algo por medo. A ciência ainda tem muito o que avançar.
Ana Paula disse…
Concordo! Exatamente o que raciocinei:

"Pensando bem, esta matéria não demonstra nem menciona qual é o conceito de uma pessoa "espiritual". O que é ser "espiritual"? Há várias maneiras de conceituarmos essa expressão.

Seria vivenciar fenômenos aparentemente sobrenaturais? Será ter sensbilidade e solidariedade com os semelhantes?

Sem definir esse conceito, a pesquisa permanece tão inócua como antes de ser iniciada, sem utilidade nenhuma."


Anônimo disse…
E ir num clube gay e sair transando com 20 caras e levar chicotada, transar com cachorro, cavalo, porco espinho é considerado "direito a livre orientação sexual" sendo considerado homofobia, sendo passível de punição por danos morais por dizer apenas somente apenas que isto é feio.

Isto é a nova sanidade mental
Concordo Ana. É só pesquisar para confirmar todo os benefícios que a meditação causa no ser humano. E muitos consideram meditação como uma forma de espiritualidade.
Pois é, respeito quase todos os conteúdos dos comentários anteriores ao do PRF, mas ele fechou aqui. É ÓBVIO que RELIGIÃO É UMA LIMITAÇÃO MENTAL de alto grau de periculosidade e danos periféricos (poutz!)... Se uma pessoa me diz que acredita em deuses, eu já me reservo e procuro manter uma certa distância...
Anônimo disse…
Esta pesquisa é tão confiável quanto as feitas pela fundação Perceu Abramo para o PT.
Entre as "provavéis"

Mental health disorders
a. Disorders principally diagnosed in infancy, childhood, or adolescence
i. Mental retardation
ii. Learning disorders
iii. Motor skills disorders
iv. Communication disorders
v. Pervasive developmental disorders
vi. Attention deficit and disruptive behavior disorders, i.e., Oppositional Defiant
Disorder, Conduct Disorder
vii. Feeding and eating disorders of infancy or early childhood
viii.Tic disorders
ix. Elimination disorders
b. Delirium, dementia, amnestic and other cognitive disorders
c. Substance-related disorders
i. Alcohol
ii. Amphetamines
iii. Caffeine
iv. Cannabis
v. Cocaine
vi. Hallucinogens
vii. Inhalants
viii.Nicotine
ix. Opioids
x. Phencyclidine
xi. Sedative-, hypnotic- or anxiolytic-related disorders
xii. Polysubstance-related disorder
d. Psychotic disorders
i. Schizophrenia
ii. Paranoid
iii. Disorganized
iv. Catatonic
e. Mood disorders
i. Major depressive disorder
ii. Dysthymic disorder
iii. Bipolar disorders, including hypomanic, manic, mixed and depressed
f. Anxiety disorders
i. Panic attack
ii. Phobias
iii. Obsessive-compulsive disorder
iv. Post-traumatic stress disorder
v. Acute stress disorder
vi. Generalized anxiety disorder5
g. Somatoform disorders
i. Somatization disorder
ii. Conversion disorder
iii. Pain disorder
iv. Hypochondriasis
h. Factitious disorders
i. Dissociative disorders
j. Sexual and gender identity disorders
i. Sexual desire disorder
ii. Sexual aversion disorder
iii. Orgasmic disorders
iv. Sexual pain disorders
v. Sexual dysfunction related to a general medical condition
vi. Gender identity disorder
k. Eating disorders
i. Anorexia nervosa
ii. Bulimia nervosa
l. Sleep disorders
i. Insomnia
ii. Hypersomnia
iii. Narcolepsy
iv. Breathing-related sleep disorder
v. Circadian-rhythm sleep disorders
vi. Parasomnias
m. Impulse control disorders
i. Pathological Gambling
ii. Trichotillomania
n. Adjustment disorders
i. Depressed mood
ii. Anxiety
iii. Mixed anxiety and depressed mood
iv. Disturbance of conduct
o. Personality disorders
i. Paranoid
ii. Schizoid
iii. Schizotypal
iv. Antisocial
v. Borderline
vi. Histrionic
vii. Narcissistic
viii.Avoidant
ix. Dependent
x. Obsessive-compulsive6
p. Problems related to abuse or neglect
q. Additional conditions
i. Nonadherence / noncompliance
ii. Malingering
iii. Borderline intellectual functioning
iv. Age-related cognitive decline
v. Bereavement
vi. Marital discord
vii. Academic problem
viii.Occupational problem
ix. Identity problem
x. Religious or spiritual problem
xi. Acculturation problem
xii. Phase-of-life problem
Sem dúvida, PRF. Religiosidade ou é uma fraude ou é um distúrbio mental de alto grau em danos e periculosidade, ao crente e à sua periferia. Procuro manter distâncias seguras de pessoas religiosas e/ou 'espiritualizadas', afinal, confiança tem limites.
Anônimo disse…
Regis:
Tudo se torna mais evidente com a descrição da sua experiencia propria.
Andre Rodrigues disse…
Essa pesquisa só comprovou o que sempre percebi.
Yuri disse…
Troll retardado comparando homossexualidade com zoofilia. petético.
Lúcia disse…
Mas que fixação gay é essa?
Homossexualidade não constitui crime, tampouco doença mental.
Dizer que "é feio" ser gay, faz tanto sentido quanto se dizer que "é feio" ser mulher.
É emitir juízo de valor sobre uma característica que não comporta juízo de valor.
É manifestação inequívoca de preconceito e é evidente que pode ser enquadrado como crime.
Anônimo disse…
Retardado é vc que n sabe que compulsão por sexo grupal e zoofilia é distubio mental tbem, mas isto n pode falar né é preconceito, contra a liberdade sexual
Unknown disse…
trolls realmente são uma peste.
Guinho disse…
Eu não acredito em Deus, e pratico meditação, me faz muito bem
Anônimo disse…
Sou ateu, sem qualquer tipo de vício, sem doença mental, vivo um dia de cada vez, virar ateu foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih