Pular para o conteúdo principal

Homeopatia é lixo, afirma médica de conselho britânico


Dame Sally Davies (foto), conselheira médica oficial do governo britânico, disse estar preocupada com a introdução no serviço público de saúde de tratamento com remédios homeopáticos.


Isto porque a “homeopatia é um lixo”, disse ela em uma entrevista. “Estou surpresa que a homeopatia esteja disponível no NHS [National Health System]”. A homeopatia vem tendo forte apoio de Jeremy Hunt, secretário de Saúde.

Dame Sally Davies
Davies teme  
tratamento das
infecções sejam

Davies falou estar provado que os remédios homeopáticos não têm nenhum efeito, além do de placebos.

Por isso, afirmou, ela teme pelos pacientes graves, com infecções, por exemplo, quando começarem a ser tratados pelo “modo de vida” dos homeopatas.

Desde 2006, os tratamentos com homeopatia estão disponíveis no serviço público brasileiro de saúde, o SUS (Sistema Único de Saúde).

De lá para cá, o custeio das consultas homeopáticas mais que quintuplicou, chegando em 2006 a superar os R$ 3 milhões. O valor só não aumentou mais porque, dos aproximadamente 20 mil médicos homeopatas brasileiros, a parcela que atende o serviço público é menor que 0,5%.

No Brasil, o questionamento da suposta eficácia da homeopatia, entre outros recursos da chamada medicina alternativa, não faz parte do debate nacional, diferentemente do que ocorre em países como a Grã-Bretanha.

Com informação do The Telegraph, entre outras fontes.




Naturista propõe a homeopatia contra violência



Comentários

Caio disse…
Lixo? Saiba que a homeopatia curou a minha irmã e tem ajudado muitos no mundo todo, pois é um método de longo prazo e mais ameno. Ela só diz isso para evidenciar cada vez mais a halopatia, imediatista e que usada indiscriminadamente causa vários problemas de saúde, por ser muito forte, e fazer as empresas farmacêuticas lucrarem mais ainda.

O ideal é usar cada uma de acordo com casos específicos.
Anônimo disse…
homeopaita n é para os casos mais graves...e eu n contaria com isso d ser efeito placebo não...cientistas tem um lema
''Se eu conheço existe, mas se eu não conheço e funciona é efeito placebo''
acho no mínimo ridículo dizer q algo funciona tão bem qnto os remédios oriundos das mais avançadas tecnologias e, ser apenas efeito placebo...seria o msm q dizer q os remédios atuais valem o msm q água com açúcar...
invisible man disse…
caralho, como pode haver gente TAO BURRA ? nao ha comprovacao, nao ha embasamento, nao ha MOTIVOS para crer que essa tolice funcione ! mas sempre tem antas que CISMAM que funciona ! creem bestamente, "porque sim" !

o dia que for PROVADO cientificamente que funciona, OK, FUNCIONA ! antes, funciona tanto quanto horoscopo !
Anônimo disse…
Pelo visto você não sabe como funciona a homeopatia, né?
Anônimo disse…
Funciona bem, sim... tô esperando você trazer todos os artigos científicos, com revisão por pares, sobre a eficácia da homeopatia.
Anonimo disse…
Homeopatia realmente é um lixo.
Anônimo disse…
Amigo... Seu lema está errado. O correto é: Se eu faço testes duplo-cego e o índice de cura é maior do que placebo, funciona. Se é igual a placebo, é placebo. Vc precisa estudar um pouco método cientifico.
Emiliano disse…
Por favor meninos acima, informem-se um pouquinho... a internet está aí para isso!!!
Anonimo disse…
Um remédio diluído infinitamente em grandes proporções de água... homeopatia não é lixo, é apenas água e completamente inútil como remédio. Só cura alguma doença se ter sede for uma patologia
Brasil, um "país" de malucos.
Anônimo disse…
O fato da sua irmã estar curada não quer dizer q a homeopatia é válida. Só quer dizer q sua irmã se curou. Não é questão de ser contra por motivo corporativo. É ser contra por não passar em nenhum teste básico. Sem nem entrar no mérito da "água mágica com memória" ou numero de mol ou "atomizações".. simplesmente não passa um teste de duplo-cego.
Luiz Bento disse…
Engraçado, mas poucos sabem que a China, o pais mais populoso do mundo tem o seu sistema publico de saude baseado nessa premissa de que as plantas curam e na verdade bom esclarecer que muitos remédios existem porque são extraídos de ervas e outros vegetais. Besteira. Deve estar recebendo dinheiro dos laboratórios para fazer esse pronunciamento bobo.
Anônimo disse…
Vcs por acaso sabem o que é homeopatia??
Façam uma pesquisa de 5 minutos pelo google, tomem chumbo e sejam felizes!
Anônimo disse…
Concordo. Ninguém chuta cachorro morto. Eles tem interesses financeiros.
FraterQL disse…
Acho que nenhum dos dois colegas alguma vez teve a oportunidade de ler sobre os inúmeros testes rigorosos feitos sobre a eficácia da Homeopatia, que em *todos* eles se revelou ser igual, minimamente melhor ou minimamente pior do que o efeito placebo.

a alegação dos homeopatas é que o teste duplo cego obrigaria(?) o médico a mentir(?) para o paciente e isso seria suficiente para anular o efeito da homeopatia.... (para informação, teste duplo cego é aquele que nem o médico nem o paciente sabem se o remédio usado é verdadeiro ou não. Só ao fim do experimento é que se revelam quem tomou o remédio verdadeiro e quem tomou o inócuo)

como contraexemplo à afirmação de ''Se eu conheço existe, mas se eu não conheço e funciona é efeito placebo'', cito o caso do tabaco: no início do século XX, não se tinham provas que o fumo fizesse mal ao organismo, porém observações (dados) indicavam que havia uma possível correlação entre o tabagismo e algumas doenças cardiorrespiratórias, e esses dados estimularam cientistas a pesquisar o tema, a despeito da intensa, imensa e contínua resistência das indústrias tabagistas, que acredito terem o mesmo nível de poder econômico das indústrias halopatas.

Também há a teoria das placas tectônicas, que levou 50 anos para sair do descrédito total e entrar nos livros de ciência, AINDA QUE NÃO FOSSE POSSÍVEL TESTAR DIRETAMENTE a teoria, ao contrário da homeopatia, que já é proposta há 200 anos.

desde que o tio príncipe Charles introduziu forçosamente a homeopatia no sistema britânico de saúde, várias pesquisas lá foram feitas para tentar comprovar a eficácia do tratamento e nenhuma delas foi capaz de produzir resultados positivos; vide "BBC - Homeopathy: The Test", http://www.bbc.co.uk/science/horizon/2002/homeopathy.shtml, que mostra um cientista que dizia ter encontrado provas a favor da homeopatia sendo incapaz de reproduzir seus resultados com um controle mais rígido das amostras.

é comum acusarem cientistas e céticos em geral de não terem mente aberta. O que vem a ser 'ter mente aberta'? Entendo que é a capacidade de questionar se uma afirmação é correta ou não, independentemente de sua vontade pessoal de acreditar nela ou não.

Inúmeros testes foram feitos, tanto pelos defensores quanto pelos opositores. Até a presente data, todo resultado que comprovaria a eficácia da homeopatia utilizou-se de métodos de controle falhos e questionáveis que, quando foram corrigidos, produziram resultados negativos ou inconclusivos.

Onde está a mente fechada? nos cientistas e pesquisadores, que devotaram tempo e recursos para testar a homeopatia e, não encontrando provas significativas, concluíram que seus príncipios alegados não funcionam como é dito, ou nos defensores da homeopatia, que não param para ler sobre o tema, sobre os testes que foram feitos, e meramente insistem em dizer que os cientistas não tem a mente aberta?

A ciência nas últimas décadas reviu, modificou ou descartou diversas teorias que até então eram aceitas. Os homeopatas, nesse meio tempo, conseguiram arrumar alguma prova convincente, além de dizerem que a homeopatia não pode ser testada ou que há preconceito contra ela?

finalizando, sugiro a leitura dos princípios da mesma e dos métodos através dos quais ela evoluiu em pt.wikipedia.org/wiki/Homeopatia (é texto grande? É. Muito. Mas se se quer defender uma teoria, é preciso primeiro conhecê-la)
Anônimo disse…
BUUU cuidado! A indústria farmacêutica vai te pegar! UUUUH
Anônimo disse…
Não é lixo não!

É UMA BOSTA MESMO, UM ENGANA TROUXA, COMO UM "patuá" qualquer.
Anônimo disse…
Ate podem ter, mas que a homeopatia é uma farsa é, esta provado, não passa nenhum teste científico. Já se falarem de herborista é outra questão, ainda que não muitos princípios ativos de plantas tem se mostrado eficazes no uso de chás ou tinturas.
Anônimo disse…
São vendidos remédios homeopáticos para animais, inclusive os de grande porte. Será que os pecuaristas vão arriscar dinheiro em tratamentos questionáveis?
Anônimo disse…
É lixo sim! O que funciona são as indústrias farmacêuticas lucrarem fortunas em cima do povo! Dá-lhe remédio meu povo!! Isso sim funciona, para o bolso deles, mas funciona! :/
É verdade isso da china, eles curam com plantas, mas até onde eu saiba, eles não diluem as plantas ZILHOES de vezes em agua ou alcool. Eles usam extrato algumas vezes, o que é muito diferente.
Gima disse…
Claro que não funciona, mas quem quiser usar que use, só não concordo colocar dinheiro público no lixo.
Pulo, é claro que sou favorável à liberdade de expressão, mesmo que a opinião seja absolutamente contrária à minha, entretanto, percebo que alguns leitores vêm aqui e agridem aqueles que tenham pontos de vista contrários ao seu. Esse é o caso, por exemplo, do leitor que comentou hoje às 15:21 h, o qual chama de BURROS os que defendem a homeopatia. Ser ateu, cético, crédulo, xamã, "borboletas azuis", seja lá o que for, não dá o direito a ninguém de disparar contra os demais, essas e outras ofensas. Acho que não viemos aqui para isso. Viemos aqui para lermos, criticarmos, rirmos um pouco, etc. e não para sofrermos esse tipo de grosseria covarde e totalmente descabida. Então, fica a sugestão, considerando que há moderação do que aqui é publicado. Abraço!
Anônimo disse…
Eles não dizem que funciona como placebo porque não sabem como funciona e sim porque é o que os testes dizem. Você pega um grupo e dá homeopatia e, para um grupo semelhante, dá açucar e os dois melhoram na mesma proporção. Se você faz o mesmo com outros remédios, o grupo que toma remédio melhora muito mais do que o grupo que toma placebo e é assim que se determina que ele funciona. Mesmo que não se saiba exatamente qual o mecanismo existente no placebo, já está mais do que demonstrado que a homeopatia só é tão eficaz quanto um.
Yuri disse…
Homeopatia não é tratamento com ervas, a premissa deles é que água tem memória kkkkkk
Anônimo disse…
Ninguém disse que plantas não podem funcionar como remédio, muitos remédios daqui são baseados em plantas e há uso medicinal até pra maconha. Mas isso não quer dizer que toda planta cure, nem que homeopatia funcione. E não é porque na China se usa que funciona, senão eu poderia citar países que não usam e que tem um sistema de saúde muito melhor do que o de lá.
Anônimo disse…
Homeopatia é diferente de fitoterapia. Esta última, está comprovada, tanto os benefícios, quanto os riscos.
Anônimo disse…
Sim, porque água deve ter memória mesmo... claro.
Anônimo disse…
A memoria da agua, consiste na substituição da molecula do composto, por moleculas de agua, "memorizando" sua energia e seu principio. Esse principio se denomina Cluster. E quanto maior a diluição, maior conteúdo energético é armazenado nas moleculas de água. De fato, muita teoria na homeopatia, e algumas praticas dela acho sem sentido algum.

Agora convenhamos, se você não acredita em homeopatia, perfeito. Não há provas que realmente comprovem que a homeopatia não funcione, porém há casos de pessoas que realmente melhoraram muito o quadro de uma doença crônica, através da homeopatia. Principalmente rinite e sinusite. Eu particularmente acredito nos poderes benéficos dela, apesar de teoricamente não ser comprovado. Faço faculdade de Farmácia Bio-quimica, e já tive a matéria de homeopatia. Realmente é algo muito interessante, se você for realmente pesquisar.

E concordo com o Elcio Domingues, respeito ao ponto de vista é o maior sinal de sabedoria que a humanidade pode demonstrar, independente do SEU ponto de vista.
Anônimo disse…
homeopatia é lixo mesmo, as pessoas que dizem que funciona são iguais àquelas que vão a universal e dizem que foi isso que curou a pessoa.
a mente do ser-humano torna real aquilo que queremos acreditar, tem gente que vive numa realidade paralela mesmo
Anônimo disse…
Se água tem memória da´uma paradinha e use a sua prá imaginar por onde a água que você bebeu já passou.Aahg.
Anônimo disse…
Desculpa pessoal, mas acreditar em Homeopatia é muita burrice. É a mesma coisa que acreditar em Astrologia que é outra idiotice sem nenhum valor científico.

Roger disse…
Pois é, pelo visto a maioria dos pecuaristas é composta de muares !!!
Anônimo disse…
Homeopatia não funciona! é balela, só quem estudou essa farsa pode entender. isso n leva a lugar nenhum!
Demo disse…
Homeopatia é placebo, sim. É água com açúcar.
Demo disse…
Infelizmente, muitas pessoas têm a ideia errada de que uma falsidade se torna verdadeira por acreditarmos fortemente nela e a repetirmos até á exaustão.

Homeopatia é placebo, sim. (Para não dizer embuste).
Diluir “zilhões” (???kkkkkkk) de vezes porque a água tem memória é, efectivamente, a sinopse da homeopatia.
Anônimo disse…
Fizeram um suicidio coletivo, com arsenico homeopatico. Ninguem morreu.
Esta experiencia esta no Youtube.
http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/2811/fracassa-suicdio-homeoptico-de-cticos-britnicos
Anônimo disse…
Resposta perfeita!
Anônimo disse…
Isso que você descreveu aí chama-se pseudociência, ou seja, uma informação que supostamente seria baseada em fatos científicos que não resiste a uma simples análise mediante a aplicação do método científico.
A homeopatia está para a medicina assim como o design inteligente está para a evolução...
Unknown disse…
A lógica da homeopatia é "quanto menor a concentração do remédio original na pílula, mais potente a pílula é".

Logo, porque água com açúcar não é a panaceia da sociedade? Se o remédio homeopático é água, açúcar e uma fração ínfima de remédio, água, açúcar e nenhum remédio deveria ser tão potente que causaria overdose em quem consumisse.
John Constantine disse…
Curou de QUE, hein ? Informação vaga e sem evidencia é o mesmo que nada.
Anônimo disse…
Hemeopatia, a maior das mentiras na medicina!
Anônimo disse…
A Fé em Deus funciona, ela curou o meu cunhado!

Incluam o tratamento com Fé em Deus no SUS, vai ser um dinheiro muito bem investido, eu garanto, podem confiar!!!
Anônimo disse…
Ter CRENÇA na homeopatia, assim como ter CRENÇA em deus é, sim, burrice.
Anônimo disse…
Gente, funciona sim! Só precisa ter fé em deus!
Anônimo disse…
Estou bêbado tomei um porre de pinga homeopatica.
Anônimo disse…
Não funciona!
Johnny Ferreira disse…
Homeopatia nunca será reconhecida como ciência, pois as matérias primas utilizadas na manipulação dos medicamentos tem custo muito inferior aos utilizados pelos grandes laboratórios, a ligação médico / laboratório é muito forte e gera lucro para ambos, diversas ervas podem ser cultivadas até mesmo em nossos lares e tratar diversos males a nossa saúde, mas, estas informações nunca virão a tona, pois isto quebraria os laboratórios.
Anônimo disse…
Soa menos grosseiro se disser que crer em homeopatia é falta de inteligência?
A verdade dói...
Anônimo disse…
Meu caro, informe-se primeiro: homeopatia e fitoterapia são coisas diferentes.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...