Pular para o conteúdo principal

Tribunal condena Universal por coagir fiel a fazer doações


Universal convenceu fiel de que
Jesus lhe daria muito mais

O TJ (Tribunal de Justiça) do Rio Grande do Sul confirmou a sentença de primeira instância que condenou a Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) a pagar indenização de R$ 20 mil a uma fiel por coagi-la para que fizesse doações.

A mulher, que é empresária de Lajeado, contou nos autos que, por estar em dificuldade financeira, doou à Igreja dinheiro e bens porque foi convencida pelos pastores de que quanto maior fosse a contribuição mais Jesus lhe daria em troca.

Constam na lista desses bens um carro (que foi vendido para que a Universal ficasse com o dinheiro), jóias,  eletrodomésticos, dois celulares, dois faxes, dois aparelhos de ar condicionado e uma impressora.

As doações agravaram a situação financeira da fiel e de seu companheiro, que entraram  com ação por danos morais e materiais.

Tanto na primeira instância como no TJ, a Universal alegou que não coage ninguém a fazer doações e que a empresária começou a frequentar os cultos porque quis.

Contudo, no entendimento da juíza Carmen Luiza Rosa Constante Barghouti, de primeira instância, os pastores pressionam, em forma de desafio, os fiéis a fazerem donativos exorbitantes durante a chamada Fogueira Santa. Além da indenização, ela determinou a devolução dos bens.

O desembargador Tasso Caubi Soares Delabary afirmou que, de princípio, o dízimo e a oferta são voluntários. Mas, segundo ele, essas doações podem ser anuladas quando o devoto é coagido a fazê-las, lhe causando sofrimento.

Ele afirmou que, nesse caso, se trata de uma “violência psicológica tão ampla e profunda" que “anula, por completo, a sensatez e a manifestação da vontade” do fiel.

Com informação do TJ-RS e do site Última Instância.

Igreja Universal dá a dizimista diploma assinado por Jesus
agosto de 2008

Exploração em nome de Jesus

Comentários

Mello disse…
Eu estava vendendo uma camionete e um pastor de uma Igreja destas, localizada na rua Cel. Vicente, aqui em Porto Alegre, Me ofereceram um chevette na troca, apesar de nao em interessar, pergunteu a origem do chevette. Me disseram que estava no nome de uma frequentadora da igreja, mas sem qualquer problema porque eles tinha uma procuracao e o doc. de transferenca assinado. Imaginei o coitado que tinha doado aquele carro velho.
Anônimo disse…
Eu sei que é infantilidade mas, se fodeu!
Unknown disse…
O Tribunal de Justiça está certo.
Nova Viçosa BA disse…
Edir Macedo é meu pastor e 90% me faltará. ¬¬
Anônimo disse…
JUSTÍSSIMO!
Anônimo disse…
Até que enfim alguem fez algo contra esses canalhas estelionatários!
Anônimo disse…
asvezes eu quero ate ser gentil e coerente com estes fieis de igreja, mas temos que pagar por nosso estupidez de alguma forma. Toda religiao e uma farsa que deveria ser tratada tais exploracoes com as mesmas penalidades que trata os crimes de charlatarismo, falsidades ideologicas e roubos.
Anônimo disse…
O primeiro passo foi dado,agora é só assistir a falência desse mega empreendimento!
Anônimo disse…
Lá no rs o pessoal é diferenciado , parece que estado e igreja por lá em muitas partes é realmente separado.
Anônimo disse…
Beleza! Jurisprudência criada, agora é ver o Edir e outros safados rumarem para a bancarrota, esses empresários da fé e instigadores da miséria alheia.

Ruggero
Unknown disse…
Todos esses pastores que enganam esse povo deviam ser condenados por estelionato. Basta assistir alguns minutos dos programas, são golpistas descarados.
Wanderley disse…
Só falta uma coisa: Que as pessoas que foram ou são prejudicadas acionem a justiça, do contrário será apenas um um ato isolado, um suspiro de justiça.
Anônimo disse…
Muito bom, o Judiciario acordou, agora esperar para ver a repercussão.
Anônimo disse…
Por que?
Anônimo disse…
Estão fazendo com base na Bíblia, logo, estão apenas exercendo sua liberdade religiosa para seguir o que determina sua religião conforme interpretação que eles fazem da mesma (interpretação que é permitida pela própria Bíblia, ou seja, pelo próprio fundamento de sua fé).

Ou se tem liberdade de religiosa, ou não se tem.
Anônimo disse…
a vida é uma escola: trouxas tem que levar no borgue mesmo pra largar de ser besta!
Anônimo disse…
Não foi o judiciário que acordou, mas sim, a ex-fiel.

Infelizmente, a quase totalidade nunca teve e nem tem coragem para isso, pois continuam "tementes" a deus e não querem correr o risco de serem "castigados" por procurarem a justiça terrena contra servos de deus que eventualmente (?) fazem mau uso da fé.
Unknown disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....boa
Anônimo disse…
Se começarem a cobrar imposto das igrejas, ai já era.
paulo disse…
Isso para aprender nem tudo que falar onome de Deus vem de Deus,deram porque quiserão agora aprendar que teologia da properidade e uma mentira.
Anônimo disse…
Assim declarou o Pappa Will III.
Unknown disse…
A atividade religiosa não deve servir de pano de fundo para a prática criminosa.
ViciadoTM disse…
Aqueles que estão com o saco cheio de dar dizimo para igreja,venha para o Gokuismo não cobramos nada,apenas 10% da sua energia para nosso senhor goku. Kamém
Anônimo disse…
Lberdade não esta destrelada de responsabilidade.
Liberdade de extorquir deve ser advinda do dever de se pumir a extorção.
Os pilantras disseram que jesuis iria devolver em dobro e devolveu mesmo, porém mediante uma ação judicial.
Anônimo disse…
Anonimo voce tem razão, se o povo não reclama, fica por isso mesmo.
Anônimo disse…
Agora só falta o Tribunal de Justiça acordar. Os caras falam em rede nacional de tv, que quem não da o dízimo vai para o inferno. Isso não é coação sobre grave ameaça? Ou só pq é religião magicamente deixa de ser?

Inferno e Dízimo - Entenda a Jogada e Economize 10%.
http://www.youtube.com/watch?v=SiR-m2bIVik

O mais ridículo é os cristãos ficarem calados, enquanto usam seu deus para arrancar dinheiro dos ignorantes através de ameaças.
Rodrigo*
Anônimo disse…
Segundo comentários de colegas, ex-membros dessas organizações religiosas, todas as portas dos templos estão abertas convidando que mais e mais pessoas entrem para o culto, mas na hora de sair, apenas uma estreita passagem e sempre "colaboradores" - dos pastores - com cara de mau para aqueles que não dão o dízimo.
Anônimo disse…
Prática criminosa? Mas eles só estavam praticando culto religioso, assim como todos os outros! Cadê a liberdade religiosa?
Anônimo disse…
A prática das igrejas é epidêmica, mas a ação da fiel é caso isolado.

Tudo irá continuar como antes...
Unknown disse…
Liberdades são condicionais. A liberdade religiosa termina quando começa a pratica criminosa.
Anônimo disse…
De vez em quando uma dessas "ovelhinhas" acaba despertando e vendo o mar de sujeira em que está.
Anônimo disse…
Kaleluia, Goku seja louvado, esse sim nos podemos confiar,não quer dizimo e ainda defende a terra, sem falar que morreu e ressuscitou varias vezes por nos, diferente daquele outro cara, vocês sabem, aquele barbudo.

Kamen irmãos.
Anônimo disse…
Volta pra escola , paulo.
Guilherme disse…
Nem deveria devolver ninguéé criança e ela também estava sendo oportunista...m
Guilherme disse…
Nem deveria devolver ninguéé criança e ela também estava sendo oportunista...m
Unknown disse…
Se religião fosse solução de nossos problemas, garanto que ninguém iria se preocupar com o dia de amanhã, pois deus... proverá! Vagabundo em nome de deus! Hehehe!
Anônimo disse…
se muitos tivessem conhecimento sobre as religioes e a historia de cada ´apostolo` e certos conceitos do livro de historia( a biblia)teriamos seres pensantes sem medo de pecado,fim de mundo...,concerteza haveria uma grade melhoria na evoluçao do homem,que infelizmente muitos entram em religioes por temer a deus ou por uma promessasem sem nexo,religioes é o lugar de pessoas inseguras que prescisam de algo pra se agarrar para realizarem algo em suas vidas,pura falta de segurança,isso é igual a ir ao pscologo, pagar para alguem te ouvir e pscologimente voçe fica curado,so q nas igrejas é pior vc prescisa pagar pra eles te enganarem com promesas de fortunas e melhorias,mais na verdade que ganha no fim da historia é o lider religioso.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Registro de 'trigamia' é 'putaria', afirma psicóloga cristã

Marisa Lobo disse que, ao saber do caso, desejou a volta logo de Jesus A psicóloga Marisa Lobo (foto) ficou indignada com o registro de um contrato por um cartório de Tupã (SP) onde duas mulheres e um homem declaram ter envolvimento emocional entre si, vivendo sob o mesmo teto há três anos. Para a “psicóloga cristã”, como ela se apresenta, o nome dessa união é “orgia” e o que o cartório legalizou foi uma “putaria”. Ela disse ter usado essa palavra para se “fazer entender sem falsos moralismos”. De acordo com o cartório, o trio oficializou a sua união, estabelecendo as mesmas regras de um casamento tradicional, para garantir os direitos de cada um deles e dos filhos, como o de herança. Um deles foi nomeado como administrador dos bens. Lobo escreveu que, quando tomou conhecimento dessa “trigamia”, teve vontade de pedir “Jesus, volte logo”, porque se lembrou da decadência moral de Sodoma e Gomorra. “Como membro da sociedade estou chocada, como profissional e militante...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica O prefeito Gilberto Kassab (PSD), na foto,  disse que vai vetar o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo que aprovou o Dia do Orgulho Heterossexual. Trata-se de um recuo porque, na época da aprovação do projeto, ele disse que a nova data não tinha caráter homofóbico. Agora, Kassab disse que se trata de uma medida “despropositada”, conforme entrevista que deu ao jornal Agora São Paulo. "O heterossexual é maioria, não é vítima de violência, não sofre discriminação, preconceito, ameaças ou constrangimentos. Não precisa de dia para se afirmar", disse. O prefeito falou haver somente sentido em datas que estimulem “a tolerância e a paz” em relação, por exemplo, a mulheres e negros e minorias que são vítimas de ofensas e brutalidades. Na campanha de 2008 da eleição municipal, a propaganda na TV de Marta Suplicy (PT) chegou a insinuar que o então seu adversário Kassab era gay, embora ela ti...