Pular para o conteúdo principal

Tribunal condena Universal por coagir fiel a fazer doações


Universal convenceu fiel de que
Jesus lhe daria muito mais

O TJ (Tribunal de Justiça) do Rio Grande do Sul confirmou a sentença de primeira instância que condenou a Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) a pagar indenização de R$ 20 mil a uma fiel por coagi-la para que fizesse doações.

A mulher, que é empresária de Lajeado, contou nos autos que, por estar em dificuldade financeira, doou à Igreja dinheiro e bens porque foi convencida pelos pastores de que quanto maior fosse a contribuição mais Jesus lhe daria em troca.

Constam na lista desses bens um carro (que foi vendido para que a Universal ficasse com o dinheiro), jóias,  eletrodomésticos, dois celulares, dois faxes, dois aparelhos de ar condicionado e uma impressora.

As doações agravaram a situação financeira da fiel e de seu companheiro, que entraram  com ação por danos morais e materiais.

Tanto na primeira instância como no TJ, a Universal alegou que não coage ninguém a fazer doações e que a empresária começou a frequentar os cultos porque quis.

Contudo, no entendimento da juíza Carmen Luiza Rosa Constante Barghouti, de primeira instância, os pastores pressionam, em forma de desafio, os fiéis a fazerem donativos exorbitantes durante a chamada Fogueira Santa. Além da indenização, ela determinou a devolução dos bens.

O desembargador Tasso Caubi Soares Delabary afirmou que, de princípio, o dízimo e a oferta são voluntários. Mas, segundo ele, essas doações podem ser anuladas quando o devoto é coagido a fazê-las, lhe causando sofrimento.

Ele afirmou que, nesse caso, se trata de uma “violência psicológica tão ampla e profunda" que “anula, por completo, a sensatez e a manifestação da vontade” do fiel.

Com informação do TJ-RS e do site Última Instância.

Igreja Universal dá a dizimista diploma assinado por Jesus
agosto de 2008

Exploração em nome de Jesus

Comentários

Mello disse…
Eu estava vendendo uma camionete e um pastor de uma Igreja destas, localizada na rua Cel. Vicente, aqui em Porto Alegre, Me ofereceram um chevette na troca, apesar de nao em interessar, pergunteu a origem do chevette. Me disseram que estava no nome de uma frequentadora da igreja, mas sem qualquer problema porque eles tinha uma procuracao e o doc. de transferenca assinado. Imaginei o coitado que tinha doado aquele carro velho.
Anônimo disse…
Eu sei que é infantilidade mas, se fodeu!
Unknown disse…
O Tribunal de Justiça está certo.
Nova Viçosa BA disse…
Edir Macedo é meu pastor e 90% me faltará. ¬¬
Anônimo disse…
JUSTÍSSIMO!
Anônimo disse…
Até que enfim alguem fez algo contra esses canalhas estelionatários!
Anônimo disse…
asvezes eu quero ate ser gentil e coerente com estes fieis de igreja, mas temos que pagar por nosso estupidez de alguma forma. Toda religiao e uma farsa que deveria ser tratada tais exploracoes com as mesmas penalidades que trata os crimes de charlatarismo, falsidades ideologicas e roubos.
Anônimo disse…
O primeiro passo foi dado,agora é só assistir a falência desse mega empreendimento!
Anônimo disse…
Lá no rs o pessoal é diferenciado , parece que estado e igreja por lá em muitas partes é realmente separado.
Anônimo disse…
Beleza! Jurisprudência criada, agora é ver o Edir e outros safados rumarem para a bancarrota, esses empresários da fé e instigadores da miséria alheia.

Ruggero
Unknown disse…
Todos esses pastores que enganam esse povo deviam ser condenados por estelionato. Basta assistir alguns minutos dos programas, são golpistas descarados.
Wanderley disse…
Só falta uma coisa: Que as pessoas que foram ou são prejudicadas acionem a justiça, do contrário será apenas um um ato isolado, um suspiro de justiça.
Anônimo disse…
Muito bom, o Judiciario acordou, agora esperar para ver a repercussão.
Anônimo disse…
Por que?
Anônimo disse…
Estão fazendo com base na Bíblia, logo, estão apenas exercendo sua liberdade religiosa para seguir o que determina sua religião conforme interpretação que eles fazem da mesma (interpretação que é permitida pela própria Bíblia, ou seja, pelo próprio fundamento de sua fé).

Ou se tem liberdade de religiosa, ou não se tem.
Anônimo disse…
a vida é uma escola: trouxas tem que levar no borgue mesmo pra largar de ser besta!
Anônimo disse…
Não foi o judiciário que acordou, mas sim, a ex-fiel.

Infelizmente, a quase totalidade nunca teve e nem tem coragem para isso, pois continuam "tementes" a deus e não querem correr o risco de serem "castigados" por procurarem a justiça terrena contra servos de deus que eventualmente (?) fazem mau uso da fé.
Unknown disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....boa
Anônimo disse…
Se começarem a cobrar imposto das igrejas, ai já era.
paulo disse…
Isso para aprender nem tudo que falar onome de Deus vem de Deus,deram porque quiserão agora aprendar que teologia da properidade e uma mentira.
Anônimo disse…
Assim declarou o Pappa Will III.
Unknown disse…
A atividade religiosa não deve servir de pano de fundo para a prática criminosa.
ViciadoTM disse…
Aqueles que estão com o saco cheio de dar dizimo para igreja,venha para o Gokuismo não cobramos nada,apenas 10% da sua energia para nosso senhor goku. Kamém
Anônimo disse…
Lberdade não esta destrelada de responsabilidade.
Liberdade de extorquir deve ser advinda do dever de se pumir a extorção.
Os pilantras disseram que jesuis iria devolver em dobro e devolveu mesmo, porém mediante uma ação judicial.
Anônimo disse…
Anonimo voce tem razão, se o povo não reclama, fica por isso mesmo.
Anônimo disse…
Agora só falta o Tribunal de Justiça acordar. Os caras falam em rede nacional de tv, que quem não da o dízimo vai para o inferno. Isso não é coação sobre grave ameaça? Ou só pq é religião magicamente deixa de ser?

Inferno e Dízimo - Entenda a Jogada e Economize 10%.
http://www.youtube.com/watch?v=SiR-m2bIVik

O mais ridículo é os cristãos ficarem calados, enquanto usam seu deus para arrancar dinheiro dos ignorantes através de ameaças.
Rodrigo*
Anônimo disse…
Segundo comentários de colegas, ex-membros dessas organizações religiosas, todas as portas dos templos estão abertas convidando que mais e mais pessoas entrem para o culto, mas na hora de sair, apenas uma estreita passagem e sempre "colaboradores" - dos pastores - com cara de mau para aqueles que não dão o dízimo.
Anônimo disse…
Prática criminosa? Mas eles só estavam praticando culto religioso, assim como todos os outros! Cadê a liberdade religiosa?
Anônimo disse…
A prática das igrejas é epidêmica, mas a ação da fiel é caso isolado.

Tudo irá continuar como antes...
Unknown disse…
Liberdades são condicionais. A liberdade religiosa termina quando começa a pratica criminosa.
Anônimo disse…
De vez em quando uma dessas "ovelhinhas" acaba despertando e vendo o mar de sujeira em que está.
Anônimo disse…
Kaleluia, Goku seja louvado, esse sim nos podemos confiar,não quer dizimo e ainda defende a terra, sem falar que morreu e ressuscitou varias vezes por nos, diferente daquele outro cara, vocês sabem, aquele barbudo.

Kamen irmãos.
Anônimo disse…
Volta pra escola , paulo.
Guilherme disse…
Nem deveria devolver ninguéé criança e ela também estava sendo oportunista...m
Guilherme disse…
Nem deveria devolver ninguéé criança e ela também estava sendo oportunista...m
Unknown disse…
Se religião fosse solução de nossos problemas, garanto que ninguém iria se preocupar com o dia de amanhã, pois deus... proverá! Vagabundo em nome de deus! Hehehe!
Anônimo disse…
se muitos tivessem conhecimento sobre as religioes e a historia de cada ´apostolo` e certos conceitos do livro de historia( a biblia)teriamos seres pensantes sem medo de pecado,fim de mundo...,concerteza haveria uma grade melhoria na evoluçao do homem,que infelizmente muitos entram em religioes por temer a deus ou por uma promessasem sem nexo,religioes é o lugar de pessoas inseguras que prescisam de algo pra se agarrar para realizarem algo em suas vidas,pura falta de segurança,isso é igual a ir ao pscologo, pagar para alguem te ouvir e pscologimente voçe fica curado,so q nas igrejas é pior vc prescisa pagar pra eles te enganarem com promesas de fortunas e melhorias,mais na verdade que ganha no fim da historia é o lider religioso.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...