Pular para o conteúdo principal

Britânicos sem religião crescem em dez anos de 15% para 25%

Número de cristãos teve
um declínio acentuado
Os resultados do censo de 2011 da Inglaterra e País de Gales mostram que as pessoas não religiosas (incluindo ateus e agnósticos) aumentaram dez pontos percentuais (para 25%) em 10 anos, chegando a 14,1 milhões.

Em contrapartida, houve no período uma drástica redução no número de cristãos, de 72% para 59%. Se o declínio se mantiver nos próximos anos, em pouco tempo os dois países deixarão de ter população com maioria cristã.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, os muçulmanos compõem o segundo maior grupo religioso, com 4,8%, seguidos pelos hindus (1,5%), sikhs (0,8%) e judeus (0,5%).

Terry Sanderson, presidente da National Secular Society, disse que o rápido crescimento dos não religiosos e o acentuado declínio dos cristãos são uma “indicação da enorme revolta das pessoas em relação às religiões”, principalmente a Igreja da Inglaterra, que é hegemônica.

Afirmou que esse censo deve servir de alerta para as igrejas de que suas “atitudes cada vez mais conservadoras” estão sendo rejeitadas pela população.

Trata-se também, segundo ele, de um recado ao governo de que o processo de secularização da sociedade é irreversível. Ele fez referência à baronesa Sayeeda Warsi, ministra que tem acusado os secularistas de intolerantes.

O censo revelou ainda que a população da Grã-Bretanha está se tornando cada vez menos “branca”, em consequência dos imigrantes, principalmente oriundos Índia, Polônia e Paquistão.

Em dez anos, a população teve uma redução de 400 mil caucasianos, caindo de 87% em 2001 para 80% em 2011. Em Londres, apenas 45% são britânicos caucasianos. Há 10 anos, eles eram 58%.

Com informação do Censo (ver pdf), entre outras fontes.





Grã-Bretanha vai deixar de ser cristã em 2030, afirma estudo
março de 2012

Estatística das religiões    Secularismo

Comentários

Anônimo disse…
Religiosos nós vamos invadir a sua praia ,ou melhor nós já invadimos as suas praias ..Agora aguenta e durmam com este barulho.
Ping disse…
E se no Brasil, um policial ateu tiver que proteger um local de culto, conforme:
Constituição Art. 5
VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto
e a suas liturgias


Gima disse…
Criem vergonha na cara, bando de desocupados esses tals de religiosos.
Anônimo disse…
E se um policial católico tiver que proteger um local de culto afro?

E se um policial evangélico tiver que proteger um local de culto judeu?

E se um policial espírita tiver que proteger um local de culto satanista?

E se um policial hindu tiver que proteger um local de culto wicca?

E se um policial muçulmano tiver que defender um local de culto cristão?

E se um policial cristão tiver que proteger um local onde se reunem os membros da ATEA, da Liga Humanista, da Sociedade Racionalista no qual prestam culto à Ciência e à Razão?
Ping disse…
Ele não vai conseguir desempenhar muito bem essa função, fará por obrigação, de má vontade.
Anônimo disse…
Se ele não conseguir desempenhar a função que cabe a ele certamente será substituído por quem a faça.
Ping disse…
Pois é, aí fica melhor um policial evangélico proteger um local de culto evangélico, um policial muçulmano proteger um local de culto muçulmano e etc.
Anônimo disse…
Espero que despenquem a ponta de se acabar...cristãos...e todos que acreditam na lenda do boi tatá...
Caio disse…
Nossa mesmo assim, os cristãos são muitos ainda. Não que ser crente seja o problema em si, mas sim os fundamentalistas que só sabem atrapalhar a vida dos outros. Espero que com o tempo devido a essa queda, eles não tentem começar a querer fazer muitas adaptações nos dogmas para adquirir mais fiéis. Já chega disso.

Anônimo disse…
Você mora no Reino Unido?
Anônimo disse…
Fica melhor um policial PROFISSIONAL cumprir com suas obrigações. Já os MAUS PROFISSIONAIS, esses devem ser demitidos!
Anônimo disse…
Religião é opressão e medo. Ninguém gosta de passar a vida inteira sendo oprimido ou sentindo medo. A casa tá caindo para as religiões.

Ruggero
Anônimo disse…
Anônimo11 de dezembro de 2012 20:30 vc falou tudo , o profissional deve ser profissional e , não levar ( e nem pode ) suas crenças religiosas para o seu trabalho .
Anônimo disse…
as religiões são um boeing estolado, é uma questão de tempo, tempo e conhecimento até que se espatife, e depois nossos filhos olharão pra trás e dirão: puta que pariu, nossos antepassados concorriam na estupidez cega, tomemos conhecimento de história pra não incorrermos nos mesmos erros que eles...
Anônimo disse…
por isto que esta afundando e virando um pais de quinto mundo como a COREIA DO NORTE.
Anônimo disse…
Toda estupides vista de fora fica muito simples.
Ao sair das algemas da religião o ser humano vera o tempo que perdeu.
Osame Kinouchi disse…
Paulo, uma pesquisa divulgada aqui no seu site dizia que, no comeco do ano, o numero dos sem religiao era de 50%. Agora, reporta-se 25%. Qual é a origem da discrepancia tao grande? Metodologias diferentes? Quantos desses sem religiao sao seguidores de movimentos Nova Era, Espiritualistas, e mesmo leitores de livros de Auto-Ajuda?

http://www.paulopes.com.br/2012/02/metade-dos-britanicos-nao-tem-religiao.html#.UMz4WeRTzWg

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Malafaia diz que vai ‘arrebentar’ candidatura do petista

Malafaia afirmou que não vai dar moleza para o candidato do PT O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio, afirmou que vai se envolver na campanha do segundo turno das eleições municipais de São Paulo com o propósito de “arrebentar” a candidatura do petista Fernando Haddad por ter sido o mentor do chamado “kit gay” quando foi titular do Ministério da Educação. "Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do 'kit gay'”, disse. “Não vamos dar moleza para ele." Ao final do primeiro turno, quando Haddad começou a subir nas pesquisas de intenção de votos, o pastor gravou um vídeo manifestando apoio ao tucano José Serra. Nos próximos dias, Malafaia divulgará outro vídeo com ataques direitos ao petista. No Twitter, ele pede voto para “Serra 45” contra “Haddad, autor do kit gay”. O pastor teve encontro ontem em São Paulo com Serra, que agradeceu o apoio. Também participou do encontro o pastor Jabes de Alencar...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...