Pular para o conteúdo principal

Dawkins mostra na TV como a razão pode substituir a religião

Richard Dawkins
O cientista gravou o documentário em um subúrbio de Londres
Se a religião for extinta, ela não fará falta porque poderá ser substituída com vantagens pela razão e pela ciência. É o que o cientista e militante ateu Richard Dawkins (foto) tenta demonstrar no documentário “Sexos, Morte e Sentido da Vida” que estreou na semana passada no Canal 4 do Reino Unido.

Dawkins é tido como um ateu radical porque, conforme diz com frequência, gostaria que a humanidade ficasse livre das crenças religiosas. Para ele, isso talvez seja possível em um futuro não muito distante, pelo menos em relação às grandes religiões organizadas.

Ele apresenta o documentário tendo como cenário o subúrbio de Londres e uma cidade do sul dos Estados Unidos, onde pega exemplos de como “os códigos morais da religião absolutista apenas alimentam as mentiras e a culpa”.

O autor do best-seller “Deus — um delírio” aborda questões como: “A ciência é capaz de nos trazer consolo diante da morte, ela nos ajudar a distinguir entre certo e o errado, ou revelar o sentido da vida?” A resposta é sim, segundo ele.

Dawkins abre o documento dizendo que tem aumentado o número de pessoas que tomam consciência de que não existe um deus e que, mesmo assim, a religião continua exercendo grande poder sobre todos. “Idéias como a de que somos santos ou pecadores e a da existência do céu e inferno ainda moldam o nosso pensamento”, disse. “Eu gostaria de oferecer uma alternativa científica.”

Ele informou que o documentário não aborda se Deus existe ou não, mas algo mais complicado, um desafio: “O que vai nos guiar e inspirar em mundo sem deuses?”

Seguem os três episódios do documentário.

Primeira parte do documentário


Habilite da tradução da legenda para o português

Segunda parte


Terceira parte







Fonte: Channel 4.

Dawkins fala à Playboy sobre seu combate ao dogmatismo religioso
agosto de 2012

Dawkins.   Ateísmo


Comentários

Unknown disse…
Deus é a muleta de uma pessoa com pernas normais e saudáveis que foi convencido pelo vendedor de muletas de que ele precisa de uma
Unknown disse…
Vou baixar e acompanhar.
Anônimo disse…
...Ou um guarda-chuva num dia de sol, onde a pessoa espera a chuva chegar(os problemas), e utiliza-o na esperança de não se molhar,mas o guarda-chuva só protege a cabeça( fé cega), enquanto o resto do corpo fica praticamente encharcado.Ou seja, a fé pode até proporcionar conforto, mas a realidade é a mesma.Abracem o caos.
Hudson disse…
Alguém tem que traduzir o vídeo.
meierlink_vhd disse…
Ele é radical por simplesmente achar q o mundo é melhor sem a religião?
Um pacifista 'radical' seria aquele q acha q o mundo seria melhor sem guerras?
Anônimo disse…
A razão tomando o lugar da loucura religiosa.
Anônimo disse…
Veja a diferença do ceticismo em relação a religiosidade. Comparem o "fanático" Dawkins com qualquer fanático religioso e vocês verão a diferença.

Winston Smith
Anônimo disse…
Dawkins é a calma e o controle em pessoa. Já um Valdemiro, um Edir, um Malafaia da vida tem que gritar, chorar, pular, maldizer, ou seja, tudo para conquistar os crédulos pela emoção, ao invés da razão e do conhecimento. Merece uma tese o fato do povão preferir a gritaria dos picaretas de púlpito à postura sensata e até bem humorada de um Dawkins, um Dennett, um Sagan ou um Neil DeGrasse Tyson... Bem, talvez seja falta de uma maior divulgação.
Anônimo disse…
"Merece uma tese o fato do povão preferir a gritaria dos picaretas de púlpito à postura sensata (...)"

"Fanáticos são pitorescos, e a humanidade prefere observar poses a ouvir razões…" Nietzsche
Livre Pensador disse…
Essa ideia de só "povao",ignorante,burro, etc é teísta e um grande pré-conceito. Tem teístas de todas classes sociais , profissões etc etc

Agora posso acreditar que as pessoas de menor nível de escolaridade sejam mais propensas a acreditar nas barbaridades que esses ditos "mensageiros" de Deus dizem/fazem.
Anônimo disse…
bem lembrado
Anônimo disse…
Não acreditar em Deus e passar a vida inteira pensando nEle...
Anônimo disse…
Legenda em inglês, caso alguém queira traduzir:

http://www.opensubtitles.org/en/subtitles/4690497/sex-death-and-the-meaning-of-life-en
Um mundo sem Religião seria um vazio,e sem Deus não seria nada,tem pena desse ateu que não sabir o e a vida com Deus,ele simplesmente um homem vazio sem Deus.
ele não sabir a riqueza que conhecer Deus.
Anônimo disse…
Você sim e' que e' digno de pena, com sua em mitos (perversos, ainda por cima) em pleno século 21. Vc sim e' vazio, precisando de uma crença absurda para achar sua vida medíocre com algum sentido. Pois bem: sua crença e' mera ilusão e vc não tem uma vida plena pq vive no medo da superstição.
Anônimo disse…
infelizmente ha humanos q so conseguem e precisam de uma gaiola para viverem bem, pq so se sentem seguros assim :/
Anônimo disse…
Meu caro, essa ideia da "plenitude" com Deus e do "vazio" sem Deus é tão... infantil.

Olhe bem para um ateu (in loco, não aqui na web) e veja se aparenta haver algum "vazio" na vida dele.

Tente ir em uma palestra, entrevista ou o evento que for do Dr. Drauzio Varella, por exemplo, e veja se ali está um homem infeliz, que leva uma "vida sem sentido" - como os cristãos gostam de falar.

Pergunte a quem conviveu com Paulo Autran se a vida dele era um "vazio". E a quem convive com Oscar Niemeyer - que por sinal tem 104 anos de histórias para contar.

Pergunte à Alinne Moraes se ela é uma moça triste, angustiada, desamparada, solitária, infeliz e incompleta só porque não acredita em um Deus.

É só na cabeça ingênua dos cristãos que a ausência de um Deus pressupõe algum vazio.

É só na cabeça condicionada dos cristãos que a trajetória de um indivíduo no planeta depende da crença no fantástico.

Nós ateus encontramos sentido na própria vida, no existir em si, na necessidade de fazer o bem como um fim em si (e não como um meio para atingir algo ou para obter algum tipo de benefício na Terra ou no suposto "Céu"), na dependência que nossos filhos têm de nós mesmos, na dependência que nós temos de nossos amigos.

Não existe vazio no viver se você tem metas e tem caráter para atingir essas metas sem pisar nas pessoas ao seu redor.

Não existe vazio onde existe Arte. Não existe vazio onde existe Ciência.

O "vazio", acredite, está na sua cabeça. Em todos os sentidos.
Anônimo disse…
Isso mesmo; alguém pelo amor de deus coloque legenda nesse vídeo...

Anônimo disse…
Povão e' qualquer um que toma decisões baseadas apenas na emoção e na vontade. Um grupo que pode ter ricos ou pobres, brancos ou negros, mulheres ou homens. Geralmente, o que eles tem em comum e' a baixa instrução.
Caruê disse…
Gostaria que os radicais religiosos, fossem tão moderados quantos os radicais ateus que buscam convencer outras pessoas através de argumentos e não da força.
Anônimo disse…
Os lideres religiosos, criaram uma porção de pecados ou crimes virtuais, para poder exercer controle sobre seu rebanho. Tolos que fazem de conta que adoram (afinal porque um ser tao magnanimo precisa de tanta bajulação ?), mas que na verdade tem pavor do castigo.
Anônimo disse…
A grande sacada é que até o Dawkins já notou a lacuna que a falta da religião pode causar.

Isso só mostra o quanto a religião está fortemente "justificada" ao estar enraizada como se encontra. As pessoas querem respostas e a religião as fornece.

Não sei ao certo o que o Dawkins pretende com isso, mas é uma boa iniciativa. O mundo precisa de mais esclarecimentos. Chega de trevas.
Roberto ... disse…

Richard Dawkins:

“Idéias como a de que somos santos ou pecadores e a da existência do céu e inferno ainda moldam o nosso pensamento”, disse. “Eu gostaria de oferecer uma alternativa científica.”

Tão pouco pretencioso esse rapaz. Não acham?!

Deus o abençôe.

Diabo disse…
Sem Religião?
Haverá aumento considerável no número de suicídios. A Crminalidade, de uma maneira geral, alcançará níveis nunca dantes vistos. A Economia das grandes cidades sofrerá quebras; haverá algo próximo de 80% a 90% de desemprego; governos serão dissolvidos; o Vaticano será invadido e pilhado; instituições bancárias serão reduzidas agências de jogos de azar; a fome, a peste, a ignorância e a impiedade farão de muitas cidades verdadeiras selvas; o Império da Lei será substituído pelo Império da Lei do Mais Forte, enquanto forte for!
Todo esse caos ocorrerá durante um processo de adaptação das pessoas à NOVA ORDEM MUNDIAL. O Desespero e as Mortes serão por conta daqueles que se sentirem privados do suporte religioso. Mas eles morrerão e a população será reduzida a 10% do total que era antes da crise.
Então, os que sobrarem carregarão corpos, por vários anos e os enterrarão em valas comuns do tamanho do Grand Canyon.
Depois disso, cultos serão estabelecidos, Messias surgirão e tudo se repetirá, até que o Sol Morra!
Diabo disse…
Humanos, suas criaturas miseráveis, vocês já tem, em suas mãos, a chave para acabar com todas as religiões, todos os cultos e sociedades místicas: usem seu arsenal atômico para destruír o Sol!
Anônimo disse…
Sempre inteligente, ele provoca os irritados crentelhos.
Anônimo disse…
Que Deus...?
Unknown disse…
Neste link aqui tem como ativar a tradução da legenda em inglês para português
http://www.youtube.com/watch?v=JAm8rj52Lyc

http://gplus.to/duardbr
Anônimo disse…
Caro Diabo, antes de mais gostava que fizesse um teste de Q.I. e postasse o resultado( PS: É de 0 a 200) depois pense na constituição do Sol, vamos tentar apagar fogo com fogo? Quanto a criminalidade, pesquise e reparará que paises como a Dinamarca, que têm um elevado numero de ateus, tem um indice de criminalidade muito baixo. Ja agora, diga-me sua idade, se tiver mais de 13 anos(minha idade) ficaria muito surpreendido, e já agora, que ninguém venha com a estórinha do costume de que «não percebo nada da vida».
Diabo disse…
Já fiz o teste de Q.I. O Resultado foi 180 pontos.

Fogo contra fogo é uma técnica muito utilizada por bombeiros em todo o mundo. Trata-se de eliminar o combustível do caminho do incêndio principal.

Os índices de criminalidade em países como Dinamarca e Holanda estão sendo deturpados por técnicas inadequadas de tratamento de risco. Bordéis e Crackolândias têm se espalhado por todo lado, fazendo com que imóveis sejam desvalorizados e permitindo que crianças se tornem viciadas em várias drogas. Ou seja, o crime e a contravenção foram igualmente distribuídos em todo o território nacional, fazendo com que as ocorrências por Quilômetro Quadrado se tornassem, temporariamente, baixas. Mas esses que você chama de baixos índices, estão aumentando ano a ano.

Por final, seu analfabetismo funcional não lhe permitiu ler meu comentário até o final ou, se o fez, não entendeu. Não estou atribuindo o caos aos ateus ou ateísmo.
Roberto ... disse…
Nada menos do que o Deus que lhe criou, e é essa a razão pela qual você, mesmo sem saber, respira. Tão somente, meu querido.
Thiago disse…
180?! HUAHUAHUAHUHAUHAUHUA

Claro, claro.
Anônimo disse…
Puxa... E eu que sempre achei que quem tinha me criado havia sido meu pai e minha mãe!

Caramba, agora estou me sentindo como quando descobri que Papai Noel não existia - só que ao contrário, saca?

Agora fiquei curioso: o que mais Deus criou, além da minha (e provavelmente da sua) pessoa? Só falta você me dizer que Deus também criou o vinho tinto, as escandinavas, o chocolate meio amargo, a lounge music, as praias de Florianópolis e o Grêmio FBPA, daí vou abrir um fã clube para esse cara!
Anônimo disse…
Deus te abençoes. Fica de graça esta frase, não é preciso mais nada, não tem custo nenhum e vale quanto custa. Muito usada porquem não pensa.
Roberto ... disse…
Não vou me dar ao trabalho de comentar sobre o "conteúdo" que você escreveu, mas apenas expressar o desejo de que você, e a maioria dos que aqui postam, possa um dia emergir do mar do "racionalismo" (que tanto apregoa) e passe a enxergar um Deus de verdade e atuante em nossas vidas.
Anônimo disse…
Caro Diabo, tudo o q o Sr. descreve vai mesmo acontecer, não por falta de religião, mas por falta de fontes energéticas sustentáveis no longo prazo. Qto a destruir o sol, melhor estudar um pouco mais de Física...
Anônimo disse…
Venho expressar meu desejo de que você um dia perceba que seu deus pessoal não passa de auto-ilusão,e como o seu discurso é arrogante e condescendente.

Que Einstein lhe abençoe.
Anônimo disse…
"aí meu ovo!"o documentário não aborda se Deus existe ou não, mas algo mais complicado, um desafio: “O que vai nos guiar e inspirar em mundo sem deuses?”
Simples, Dawkins quer dar um passo desonesto além da nausea diante da vida, descrito por Niestche(esse pelo menos era coerente diante de suas crenças)
"A ciência é capaz de nos trazer consolo diante da morte, ela nos ajudar a distinguir entre certo e o errado, ou revelar o sentido da vida?"quaquaqaua que certo? que errado? vc é ateu(eu acho) sr Dawkins, não há certo ou errado, apenas conveniencias sociais, o sr além de palhaço é um sem vergonha e desonesto intelectual....
Ass; Eric Voegelin
Vendo coisas disse…
[b]"passe a enxergar um Deus de verdade"...[/b]

Você vai ter que me emprestar esse óculos 3D (ou coisa que o valha) que te fazem enxergar Deus, porque até onde a vista alcança - e aqui estão inclusos os maiores e mais modernos microscópios e telescópios do mundo, capazes de prover a visão das partículas mais ínfimas e das galáxias mais distantes - não existe Deus em lugar algum.

E se isso é uma experiência pessoal tua com alguma erva poderosa semelhante à mescalina, eu quero um teco desse negócio!
Roberto ... disse…
Quão difícil é fazer cegos enxergar; só o SENHOR consegue. Quiça um dia não vejam! Sem mais.

Forte abraço a todos!
"cego" disse…
O Sr. YHWH (Jeová) tá mais preocupado em ganhar no xadrez do Lúcifer (Diabo). O tabuleiro é o mundo: somos simples peões no jogo. Lúcifer tá na vantagem, já comeu a rainha do Sr. Jeová (talvez a Lilith - por isso o Sr. Jeová renegou-a como um demônio, mas no fundo ele gostava de sua companhia*).

*O Sr. Jeová, sendo pansexual, tem agora satisfação com seu harém de arcanjos, especialmente Miguel e Gabriel (que no tabuleiro são as torres). Gabriel, aliás, é o pai "biológico" do Yeshua, ou Ἰησοῦς, como fica subentendido no Evangelho de Lucas, sendo o Sr. Jeová o pai adotivo.

(Revelado pela pomba-bêbada, vulgarmente "Espírito Santo".)
Anônimo disse…
Eu acredito que as pessoas sem a religião dariam muito mais valor a vida, pois estariam convencidas que existe só esta vida e não conto de fadas lá no Céu.
THiAGO disse…
Esse Dawkins não é aquele que se achava "imortal" e que agora esta a receber sua paga?...
Anônimo disse…
todo ser humano nasce ateu. toda criança é ateu. as pessoas que começam a inflencia-las com dogmas que só causa desgraça p/ todos os povos.
Anônimo disse…
A situação é simples: a religião é uma prisão! E quandos vários seres humanos, de diversas classes sociais, são colocados numa mesma prisão, alguns passam o tempo todo tentando descobrir alguma maneira de fugir; já outros, a maioria, se conforma, se resigna a cumprir a pena, não tentam escapar, e isso não tem muito a ver com a classe de origem de cada, mas sim com a atitude de cada pessoa quanto a estar preso. A religião é uma prisão e dela muitos gostam ou simplesmente se acostumam, toleram, dela não tentam escapar...
Lorivaldo disse…
Não consegui ativar a legenda em Portugues...a única opção que aparece é do Inglês p/ Afrikaner.
Franco disse…
O argumento dos religiosos é sempre o mesmo: seja religioso ou vai queimar no inferno, ou algo parecido com isto. A base de qualquer religião é o medo. As pessoas creem em deus pois é acalentador, pois se ele não puder fazer nada, "Deus há de prover...". Religião é para os que têm medo, fracos, e para aqueles que os exploram.
Franco disse…
O argumento dos religiosos é sempre o mesmo: seja religioso ou vai queimar no inferno, ou algo parecido com isto. A base de qualquer religião é o medo. As pessoas creem em deus pois é acalentador, pois se ele não puder fazer nada, "Deus há de prover...". Religião é para os que têm medo, fracos, e para aqueles que os exploram.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih