Luiziana tem portal que parece altar. Que Estado laico é esse?

portal de Luiziana, no Paraná
E quem não é católico, é bem-vindo na cidade?
Brasão desconhece
 separação entre
Estado e Igreja
Luiziania, no Paraná, tem um portal que parece um altar. Há ali uma imagem de Jesus ao lado da inscrição de “bem-vindo”. E quem não for cristão ou não tiver religião, é bem-vindo? Provavelmente sim, mas quem for defensor do Estado laico com certeza não.

A cidade tem um pouco mais de 7 mil habitantes e fica na região de Campo Mourão, a aproximadamente 477 km de Curitiba. O prefeito é José Claudio Pol (PMDB).

No brasão de Luiziania, há uma Nossa Senhora da Aparecida, a padroeira da cidade.

Nas pequenas cidades, como em Luiziania, é comum a exposição em espaço público e em símbolos oficiais de imagens católicas. Como tem aumentado o percentual de evangélicos na população, essas imagens cada vez mais se tornarão um incomodo.





Por que Estado laico interessa mais aos cristãos do que aos ateus
por Hélio Schwartsman em março de 2012

Religião no Estado laico.


Comentários

Franzoi disse…
Acho até que vocês viajam pouco por cidades do interior, quase todas tem algo ligado a religião na entrada ou no centro da cidade.
No próprio Paraná, tem uma cidade chamada California, que todo mundo de Maringa ou Londrina (2 maiores cidades do estado depois da capital) tem que passar para ir para Curitiba e no portal da cidade tem uma imagem de um santo, nem sei qual santo é, pois são todos iguais.
No interior a religiosidade manda muito ainda, talvez até mais do que vocês imaginam.
maisa reis disse…
Gentemmmmmm o Rio de Janeiro tem o Cristo Redentor e daí???? Só visita o local cristãos????? Quanta intolerância!
Anônimo disse…
Eu podia jurar que estava olhando para algum templo evangélico ,ops quis dizer sinagoga de satanas porque é isto que são estas igrejas de hoje , todas elas.
_O portal, assim como o Cristo Redentor, NÃO são altares para o Deus Vivo e sim, abominação aos Seus Olhos.
_Sou a favor de se colocar um monumento, sim mas...., sem as imagens!
_Não escrevo por causa da religião A,B ou C, não! Religião nada tem a ver com Deus!
Anônimo disse…
Já tá ficando chato, eu não posso ir na China é reclamar que tem muito Chines lá pô
Anônimo disse…
"Nas pequenas cidades, como em Luiziania, é comum a exposição em espaço público e em símbolos oficiais de imagens católicas."

Exatamente, pois as cidades são construídas por católicos. Sendo assim, são podemos de ser que estas cidades são "filhas da ICAR", portanto por direito "materno" deve pertencer a Igreja.

Que não gosta, que vá procurar sua turma, sua tribo, sua cidade!

Viva a Igreja Católica Apostólica Romana: Jesus Cristo Reina, para sempre, amém!

\o/
Anônimo disse…
hehehe

É verdade.

kakakak
Anônimo disse…
Digitei com pressa e pensando em outro post. Leia assim uma parte:

Sendo assim, podemos dizer que estas cidades são "filhas da ICAR", portanto, por direito "materno", deve pertencer a Igreja.
Asafe disse…
Templo evangélico? Desde quando temos imagens dentro de nossos templos?
Anônimo disse…
Quanto dinheiro público foi jogado aí para fazer propaganda para a igreja católica. O Estado é laico e a prefeitura não é um órgão autônomo do Estado, ela deve prestar esclarecimento aos órgãos de fiscalização.

Cadê o ministério público de Campo Mourão que sedia a comarca dessa região?

Dinheiro público sendo jogado fora ao invés ser ivestido na saúde, educação, estradas...

O prefeito deve devolver o dinheiro aos cofres públicos do município.

Celso Santos
kako disse…
E se fosse uma estátua de maomé ou de algum deus Hindu bem colorido, construída com o dinheiro dos seus, o que você acharia?
Ateu Ateístico disse…
Só que o Cristo Redentor não é obra do estado, "gentemmmm"...
Ateu Ateístico disse…
Mas eu posso reclamar que seu "é" não poderia ter "acento"?
Anônimo disse…
Aqui na minha cidade o prefeito esta construindo uma estátua enorme de Shiva com bronze e prata tudo isto financiado com dinheiro público.. Mais claro ninguém vai reclamar porque na verdade a imagem é de jesus..

Ficticio...
Anônimo disse…
Agora é verdade aqui na minha cidade estão caindo de pau em cima em prefeito e estão quase crucificando ele, porque ele não quer reformar quadros de obra de arte da igreja com dinheiro público. Veja bem as obra de arte pertence à igreja , elas não pertence ao estado e nem ao município e sim pertence a igreja , coitado do prefeito que é um excelentissimo prefeito que ja esta na prefeitura a 8 anos e se pudesse ficaria mais 4 porque seria reeleito novamente e com folga se existisse lei que permitisse um terceiro mandato consecutivo , ele é catolico se não me engano.. A cidade é batatais interior de são paulo, ele ja esta na prefeitura a 12 anos pois ja teve um mandato antes desses 8 anos que ele esta acabando de completar agora.
Anônimo disse…
Corrigindo **caindo de pau em cima do prefeito**
Anônimo disse…
Ele é laicista em primeiro lugar ,
Anônimo disse…
Eu fico pensando se fosse um templo hindu se estariam caindo de pau em cima do prefeito pra ele gastar dinheiro público que deve ser destinado a educação, saúde, infra-estrutura moradia , segurança pra reformar templos hindus, se a obra de arte pertence à igreja e ela tem desejo na reforma o dinheiro deve vir dela , ou ela repassa as obra para o estado as colocar num museu público , pois enquanto as obras de arte é património na igreja o estado não pode gastar dinheiro público na reforma das mesmas ,mesmo porque somos um país laico..
Anônimo disse…
Quem disse que o nosso Estado é laico? Aa constituição? Ela mente, se não mente, omite.
Anônimo disse…
Também na região de campo Mourão no Paraná há outra cidadezinha de nome Farol com símbolo religioso em sua entrada, veja:

http://www.sppert.com.br/miniaturas/Brasil/Paran%C3%A1/Farol/Cidade_de_Farol/4_1281282494.2326.jpg
Anônimo disse…
"e" que eu ia escrever outra coisa e mudei no meio do caminho.
Anônimo disse…
Vamos acabar com todas as manifestações contra a laicidade. Se os religiosos querem se manifestar religiosamente, que vão para suas igrejas ou propriedades particulares.
Anônimo disse…
O espaço público não é quintal da igreja dele. Essa turma acha que podem desrespeitar a lei e ficar impune. Só dói saber que o ministério público, que deveria estar fiscalizando, deixa a impressão de que está fazendo vista grossa.
Anônimo disse…
Ministério Público nessa corja de violadores da lei.
Esse cristão aí em cima só reforça a imagem de desonestos que os mesmos vivem nos passando;pregam o amor, tolerancia, oferecer a outra face, mas quando se trata de defender a idéia podre deles, mastram a verdadeira face!
Anônimo disse…
Deus não tem a ver com nada. Minto, tem a ver com dinheiro , muiiito dinheiro!
O cristo redentor é sim obra do estado, brasileiro e francês. em terreno público e mantido com dinheiro público.
Mesmo o STF dando ganho de causa aos padres. O governo francês, a família do artista que modelou o cristo e tem registro disto no equivalente de patentes da frança e a família do responsável por e levar adiante as obras e cuidar de tudo, empreiteiro. Estão agora indo na corte internacional Pra deixar claro que o mito de que a diocese arrecadou dinheiro e que não é público. é falso.