Pular para o conteúdo principal

Demócrito, ateu famoso

Demócrito é o autor
da teoria atômica
Demócrito (cerca de 460 a.C. - 370 a.C.) foi um filósofo da Grécia Antiga do período pré-socrático. A sua teoria atômica é tida como o ápice do pensamento grego daquela época. Anunciou que tudo na natureza é composto por átomos unidos. Afirmou que o mundo (planeta terra) era esferoide e que havia muitos outros mundos e sóis.

Ele é chamado de “pai da ciência moderna” porque as suas formulações teóricas têm influenciado os físicos da contemporaneidade. Era uma pedra no sapato de Platão, que sugeriu que todas as suas obras fossem queimadas.

Chamado de “filosofo do riso”, era alegre e popular. Ele ria de quem atribuía aos deuses os fenômenos da natureza. Ele morreu em torno dos 90 anos. Há registros, contudo, de que tenha vivido até os 109 anos.





Ateus estrangeiros famosos.   Ateus brasileiros famosos.


Comentários

LEGIÃO disse…
Para Platão, o riso afasta o homem da verdadeira sabedoria. E, Demócrito, como diria o Collor era um verdaeiro parlapatão. Daí a Ira Platônica contra o Filósofo do Riso.

Suas intuições sobre Atomismo e Cosmologia eram bem avançadas para a época em que vivia. Não se sabe ao certo se a autoria de algumas dessas idéias era sua ou de seu mestre, Leucipo. De qualquer forma, foi Demócrito quem as colocou por escrito. Há dúvidas com relação a isto, também, pois grande parte de sua obra foi perdida.

Interessante notar que o processo usado por ele para chegar à conclusão de que o Átomo existe é bem parecido com o que Descartes expõe em O DISCURSO DO MÉTODO para concluir: "Penso, logo existo." Demócrito dissolve a Matéra até chegar ao Átomo; Descartes dissolve o Ser até chegar ao Eu.
J. Tadeu disse…
Engraçado que na série "Cosmos" de Carl Sagan (não lembro qual episódio, é só procurar no Google/Wikipedia) a chamada "escola iônica" foi derrotada pelo "idealismo" pitagórico e platônico, que de certa forma influenciou nossa era - principalmente através do neoplatonismo, que influenciou diretamente o cristianismo. Essa visão se tornou, em minha visão, muito forte, a ponto de o termo "materialismo" ser considerado como um termo pejorativo, mesmo em nossos dias.
Anônimo disse…
"Pai da ciência moderna".
De onde vc tirou isso, o pai da ciência moderna é Galileu Galilei. No mais Demócrito é impressionante pelo seu raciocínio. De fato, o atomismo era o caminho de muitos, naquela época, para o ateísmo, tanto que a inquisição, na Idade Média e Moderna o considerava uma heresia. Infelizmente os químicos e físicos atuais não tratam dessa perseguição e fingem que não houve sérias consequências para aqueles que defenderam tais ideias. Uma bela frase de Demócrito: "Nada nasce do nada, tudo nasce do acaso e da necessidade."

Leandro.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos