Pular para o conteúdo principal

CNBB repudia fotomontagem que mostra Neymar crucificado

Leonardo Steiner
Dom Steiner disse que liberdade
de expressão tem limites
A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) emitiu nota ontem (28) repudiando o uso pela revista Placar de uma fotomontagem em que o jogador Neymar, do Santos, aparece crucificado, como Jesus.

“A ridicularização da fé e o desdém pelo sentimento religioso do povo por meio do uso desrespeitoso da imagem da pessoa de Jesus Cristo sugerem a manipulação e instrumentalização de um recurso editorial com mera finalidade comercial”, diz a nota.

Estados e igrejas não têm poder para impedir a liberdade de opinião.
por Carlos Eduardo Lins da Silva em setembro de 2012

Para dom Leonardo Steiner (foto), secretário geral da entidade, a capa da revista “é uma agressão à liberdade da torcida”.

Ele informou que a CNBB não vai acionar nenhuma medida judicial contra a Placar, mas que, mesmo assim, não pode deixar o “desrespeito” passar “em branco”.

A CNBB acentuou na nota que a revista “extrapolou os limites da liberdade de expressão”. “Reconhecemos a liberdade de expressão como princípio fundamental do Estado e da convivência democrática, entretanto, que há limites objetivos no seu exercício.”

Placar disse não haver
conotação religiosa
A reportagem da capa se refere às acusações injustas, segundo a revista, ao Neymar de que ele tem abusado do “cai-cai”, sendo que no futebol brasileiro tem sido comum o “jogo sujo” por parte de todos.

Antes da divulgação da nota da CNBB, a direção da revista já tinha se desculpado em seu site com quem se sentiu ofendido com a capa e explicou que a fotomontagem não tem conotação religiosa. Argumentou que a "crucificação" de uma pessoa é uma simbologia histórica.

Com informação das agências.

Religiosos criticam revista que mostra Neymar em uma cruz.
setembro de 2012

 Religião contra liberdade de expressão.

Comentários

Anônimo disse…
Jesus foi o unico crucificado no mundo?
Paulo César disse…
Aqui no Brasil o pessoal fica escandalizado com os muçulmanos que saem matando por causa de uma charge de Maomé. Mas o que se vê é que não estamos muito longe disso por aqui...
Anônimo disse…
Os Romanos crucificaram milhares de pessoas, do mesmo jeito, com o mesmo método de trespassar a lança no corpo do crucificado. Desde quando a crucificação feita em milhares de pessoas pelos romanos tornou-se monopólio de Jesus ? Desde quando Jesus ou qual igreja seja andou pagando por Direitos Autorais da cruz ou de qualquer um crucificado nela seja ficcional ou real ? Por acaso cristãos pagaram ou pagam por um logotipo chamado cruz? A imagem sobre a crucificação não é exclusiva de Jesus, mas de milhares que já morreram da mesma forma. Mas os cristãos dramáticos só associam a crucificação a Jesus. Realmente os Talibãs-Cristãos já estão dando no saco. Viva a Liberdade de Expressão, excelente capa Revista Placar !
Anônimo disse…
Como dizem os bispos e cardeais que defendem a presença de crucifixos nos tribunais, a cruz simboliza a injustiça. É essa a conotação que estão dando para Neymar, um injustiçado.

Ou seja: quando convém aos católicos, ora a cruz é "apenas" um símbolo de injustiça, ora é um símbolo religioso "inviolável".
Anônimo disse…
Eles estão admitindo publicamente que os crucifixos nas repartições públicas representam a fé cristã e que tais espaços encontram-se funcionando sob os preceitos do cristianismo!

Agora há mais como negarem isso!
Anônimo disse…
“A capa da revista é ridícula e repugnante, mas nada está acima da liberdade de expressão” (...) "temos de entender que no Estado democrático de Direito estamos sujeitos ao deboche, à crítica, à contradição”

Silas Malafaia

Anônimo disse…
Que palhaçada, vamos preocupar com coisas sérias, como o julgamento do mensalão, ao invés de preocupar com coisas ridículas como estas. Afff.
Mauro disse…
Um é acusado de cai-cai, de forjar faltas, de tentar ludibriar a arbitragem, etc.
O outro dizem, morreu mais está vivo.
Farsa por farsa. Pelo menos o primeiro sabemos, ” existe”
Anônimo disse…
Não sei se você é um Troll ou se é realmente estúpido mas essa frase foi usada para ir contra a censura do filme anti-islã, que inclusive está nesse blog.
hmc Serviços disse…
Rapaz olhando de novo e não é que parece mesmo.
Anônimo disse…
"A CNBB acentuou na nota que a revista “extrapolou os limites da liberdade de expressão”. “Reconhecemos a liberdade de expressão como princípio fundamental do Estado e da convivência democrática, entretanto, que há limites objetivos no seu exercício.”"

E quais são os limites objetivos da Liberdade de Expressão (LEx)?

A Carta Magna não estabelece quaisquer limites concretos a tal liberdade, como se vê no Art 220 da Constituição Federal:

........."Art. 220 A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição."

Este dispositivo sugere o banimento total de todo ato de censura contra a atividade jornalística e artística. Isto se dá devido ao fato de a LEx ser, ela mesma, um instrumento de controle sobre as atividades de governo e de poder. Então não cabe impor limites àquilo que controla o que pode extrapolar limites. Esse argumento, no entanto, pode ser aplicado em sentido contrário: se a LEx tende a extrapolar quaisquer limites, não há que se controlá-la?

Seguindo as intuições do MODELO DO PERIGO, uma coisa é perigosa quando provoca dano. Mas quais são os danos que se pode provocar com informação? Talvez quebra/revelação de sigilos/segredos legais, devassar intimidades, representação imoral de modelos morais, etc.

O outro aspecto a considerar é: quem sofre o dano provocado pela LEx? Se for toda a Coletividade, os limites serão impostos naturalmente, pois não é racional, nem natural, um corpo atacar a si mesmo. Por outro lado é recomendável que se apare as unhas, os cabelos e que se proceda a uma higiene frequente do corpo. E os ógãos vitais devem ser preservados.

Então, a LEx deve ser limtidada ao atacar ou representar a Sociedade, como um todo, bem como o órgão vital, a que chamamos família. Mesmo sob a bandeira do humor, fica ofensivo dizer que o povo brasileiro descende de ladrões e assassinos que vieram de Portugal, num ato de desterro. Também soa mal dizer que a Família do Fulano é um antro de prostitutas e cornos conformados.

Assim, os limites da Liberdade de Expressão cingem-se em torno do todo da Sociedade e da Família. A primeira porque comanda a LEx, a segunda porque é órgão vital da primeira.

Religião, Política e Celebridades não são órgãos vitais da Sociedade, nem podem avocar o direito de representar toda uma Coletividade, que incli irreligiosos, apolíticos e anônimos. Contra (ou a favor) destes e outros, a Liberdade de Expressão não precisa ter limites.
Anônimo disse…
conforme a lei, existem limites para a liberdade de expressão, mas não são os que a CNBB gostaria que fosse.
Anônimo disse…
Por essas e outras estou doido pra receber minha cidadania americana. Assim cancelo a minha brasileira e posso postyar o que eu quiser na internet sobre religiao.

Vcs sabiam que se eu postar algo que atinja um brasileiro mesmo nao sendo direcionado a ele eu posso ser processado mesmo nao morando no país? Pois é... ridiculo não? Ou seja se eu falar que nao gosto de x pessoa por x motivos e vier pro brasil depois de um tempo eu posso estar sendo processado. pais ridiculo.
Anônimo disse…
Esta igreja católica deve calar a boca e ser grata por nenhum governo ter transformado este monstro num monte de ruínas igreja mentirosa manipuladora todos sabem de seus podres históricos e que por meios vocês se firmaram vocês deveriam ser gratos por ainda existirem . Agora vem este homem se é que é homem ficar com choradeira, esta igreja esta manchada de sangue inocente e nem todo pedido de desculpa seria suficiente pra abrandar todo o mal e mau que já causaram na humanidade , e a revista não tinha que pedir desculpa porque estas pessoas são doentes e se quer merece atenção deixa eles morrer sufocados em seus fundamentalismo , estas pessoas não evoluíram e tem a mesma cabeça teocratica de homens que viveram séculos e séculos atrás ,Hoje estamos salvos destas pessoas e que não voltamos novamente ser suas vítimas . Toda vez que um homem desta igreja aparecesse em público deveria pra ser pra pedir desculpas para dignidade humana ,a igreja por não respeitar justamente a liberdade de expressão matou milhares e milhares e milhares de pessoas , portanto esta igreja não tem moral pra nada.
Anônimo disse…
Ele esta ironizando, sátirazando você não entendeu ?
Anônimo disse…
Igreja católica teu passado e teu presente te condena num tribunal de júri vocês sairiam condenados por todos os crimes que já cometeram. Já pensou igreja católica se você fosse responder por cada um assassinato cometido e por cada criança abusada?
Anônimo disse…
lá vem os cristãos querendo patentear a crucificaão ena cruz...
Anônimo disse…
Cuidado gente cuidado com a obssessividade religiosa.
Anônimo disse…
Quantos católicos sairam as ruas para queimar carros, matar pessoas?

Liberdade de expressão é para todos, vcs estão reclamando da CNBB fazer valer a sua liberdade de expressão?

Ateu comunistas é uma droga mesmo!só entende quando lhe é conveniente
Anônimo disse…
Essas religiões do extremo ocidente se insultam por qualquer coizinha. Não pode X3ÇÚÇ no carnaval, não pode X3ÇÚÇ no filme 2012, não pode Neymar X3ÇÚÇ... Só falta sair matando por 72 traves de peroba.
Anônimo disse…
a liberdade de expressão da icar também tem limites... ,só que ela pensa que não .
Anônimo disse…
Eu fiquei ofendido com a capa. O Neymar joga muito mais bola que Jesus, não tem como comparar.
Anônimo disse…
Ele pode repudiar o que quiser, o que me deixa com mais raiva desses religiosos foi o fato dele dizer que levaria o caso para justiça, e isto me faz lembrar a inquisição e as milhares de pessoas que foram brutalmente mortas pela igreja por este mesmo motivo que ele disse que podia levar o caso para a justiça, Agora me digam o que aconteceria num estado teocratico ?
Unknown disse…
Ateu=comunista ah troca o DVD Crentalha, esse filme é mais repetido qua a lagoa azul.
Anônimo disse…
É exatamente isto que vcs querem varrer do mapa quem os lembra disto, aliás critica-se a suástica nazista um simbolo proibido, mas a foice e o martelo é livre até a cool, para moleque ignorante como vc.

É bom lembrar também, que o nome do partido de Nazista era "PARTIDO SOCIALISTA NAZISTA"

Daqui a alguns anos trouxas como vcs estarão defendendo o PCC as Farcs como defensoras do povo oprimido pela burguesia e pelas forças repressoras da polícia, como disee aquela besta ateu do Drausio Varela.
Anônimo disse…
Quantos morreraram na inquisição? em 300 anos?
Anônimo disse…
Crentalha direitista detected
Anônimo disse…
Fiquei na dúvida, por isso falei"Não sei se você é um troll", já vi muita gente usar argumento idiota, não duvido de nada...
Anônimo disse…
Sucesso pra ti meu amigo. Vá com deus, digo vá com o mito!
Anônimo disse…
Será que o anonimo das 09:37 ta se referindo a algo na Irlanda?
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
algumas dezenas de milhões.
Unknown disse…
ninguém sabe ao certo.
Anônimo disse…
Moleque ignorante, o que morreu de baciada foi seu neurônios e não durou nem um mês para isto acontecer, bastou vc nascer e pimba!
Anônimo disse…
Anônimo29 de setembro de 2012 12:49

Comunista, ateu, defensor de bandido do PCC e das Farcs, fã do Fidel, amante do Hugo Chaves, adorador do ahmadinejad.
detectado sem muita dificuldade
Anônimo disse…
O que é mais feio: uma revista fazer uma paródia de crucificação de um jogador (tudo bem, o Neymar é feio pra caralho, mas me refiro ao simbolismo, e não a aparência do "modelo"), ou uma igreja que protege e esconde sacerdotes pedófilos?

Para qualquer pensoa sensata, é a segunda opção.

Att.,

Espancador de Pastores
Unknown disse…
nazicrente found o radar nunca falha.
Anônimo disse…
Nazista? o caramba, vc esta mais para o lado deles do que eu moleque ignorante
Anônimo disse…
muito boooommmmmm
Anônimo disse…
Para o Anônimo29 de setembro de 2012 09:37...
Você esquece do IRA (exército republicano irlandês) que na Irlanda, até com certos "direitos" e por religião, brigou por mais de 30 anos com os protestantes dominadores ingleses... tudo por religião e ideologia...kkkk....
sem falar dos jesuítas, portugueses e espanhóis católicos que exterminaram várias etnias indígenas nas américas, forçando a sua "catolização" e conversão frente a ICAR...
....................................
Para o Anônimo29 de setembro de 2012 12:49...
Sempre tem que associar ateu a comunista/nazista/socialista/marxista/trotskista...que besteira...
Hitler era católico...Francisco Franco (Espanha) também...Mussolini também...
Sou ateu, mas sou capitalista/humanista...só acredito em coisas "reais"...sou racional...creio na ciência...simples assim...mas nada contra quem crê em fadas, gnomos, vampiros, lobisomem, alma, deus, reencarnação, ressureição, etc...
cada um na sua...mas sem generalizações...
CAMARGO - Curitibanos - SC
Anônimo disse…
a cala essa boca crente idiota
Anônimo disse…
nego nem foge do assunto né ¬¬ como se a tua 'igrejinha' de merda n roubasse horrores dos fies otarios
Anônimo disse…
KKKKKKK Foi exatamente o que eu pensei... Desde quando a cruz foi patenteada?
Marcus Rossi disse…
Cristãos no começo eram revolucionários agora são mainstream.
Unknown disse…
A crucificação realmente n tem patente, mas a referencia feita e sim a cristo, da pra ver pelo ferimento feito pela lança logo abaixo do peito direito...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Chouinard sugeriu  dois livros à escola,  que não aceitou René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade p...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos. O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos. A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie. Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.” Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso...

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Jesus pode ter sofrido de transtorno mental, diz pastora

Eva citou trecho  bíblico sobre o   suposto  desequilíbrio do Messias  A pastora britânica Eva McIntyre (foto) escreveu um sermão admitindo que Jesus pode ter sofrido de algum transtorno mental. Citou um trecho da Bíblia segundo o qual o Messias teria “perdido a cabeça” em uma  determinada circunstância. Ela disse que nem Jesus esteve imune de ter contraído uma doença mental, ou de ser acusado de sofrer desse  mal. Contou que há uma história no Evangelho que fala da tentativa de sua mãe de levá-lo para casa, porque havia o temor de que estivesse sofrendo de insanidade. O sermão de McIntyre é uma proposta para a campanha “Hora de Mudar” do Conselho de Arcebispos da Igreja da Inglaterra com o objetivo de combater o preconceito contra quem sofre de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. A campanha será lançada em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. McIntyre escreveu que outros personagens da cristandade, como...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...