Pular para o conteúdo principal

Secularização substitui religiões pelo deus web, diz cientista

Título original: Não terás outro deus além da web


do cientista social Carlo Formenti para Corriere della Sera

No século XX, filósofos, historiadores e sociólogos se confrontaram longamente sobre a categoria de secularização, com a qual se buscava explicar como e por que os valores religiosos sobrevivem ao enfraquecimento da fé, influenciando práticas e comportamentos sociais, mesmo depois da sua transformação em regras éticas (aparentemente) sem conotações religiosas. Veja-se, a propósito, a tese de Max Weber que identificava na ética dos países de tradição calvinista o motor do desenvolvimento capitalista.

Na época atual, que se afirma pós-moderna e pratica o relativismo ético, o conceito se restringiu, reduzindo-se banalmente para evocar o ceticismo (ocidental) com relação aos dogmas religiosos. Contra as teses que atribuem à nossa civilização um grau elevado e irreversível de secularização, há, porém, quem defenda que ela está, ao contrário, inconscientemente mergulhada em um estado de entusiasmo místico, "possuída" por uma nova fé gerada pela técnica, isto é, justamente pela força que é indicada como o mais poderoso agente da secularização.

Trata-se de uma religião que não tem nome nem igrejas, mas à qual não faltam sacerdotes e massas de fiéis. Os primeiros são aqueles "profetas" da revolução digital – engenheiros e cientistas da computação, mas também economistas e sociólogos – que, há 20 anos, pregam o advento de uma economia "imaterial" capaz de subverter o princípio da escassez e gerar prosperidade ilimitada, de um mundo sem Estados e hierarquias em que os "cidadãos da rede" serão capazes de se autogovernar de baixo, de um salto evolutivo em direção a uma identidade "pós-humana", que permitirá que os nossos descendentes se emancipem dos velhos limites físicos e mentais: uma mutação destinada a brotar da hibridização progressiva entre humanos e máquinas e da sua integração em um novo tipo de consciência coletiva.

Dois livros recém-lançados repropõe a reflexão com relação a esse credo: L'ultimo Dio, de Paolo Ercolani (com prefácio de Umberto Galimberti, Ed. Dedalo, 240 páginas), e Homo immortalis, assinado pela divulgadora científica Nunzia Bonifati e pelo teórico da informação Giuseppe O. Longo (Ed. Springer, 283 páginas).

O primeiro analisa o trabalho paradoxal de uma técnica que, de um lado, "corrói o trono de Deus", achatando no presente a nossa experiência (e, assim, neutralizando a perspectiva escatológica), de outro lado, se apropria do papel da produção de sentido, impedindo que a humanidade se tornasse sujeito e não mais objeto da história.

O segundo se concentra sobre o fascínio de um discurso tecnológico que promete – graças à "melhoria" eugenética da espécie e das práticas de hibridização humano-máquina – realizar neste mundo o grande anúncio que a religião projetava no além, isto é, a definitiva derrota da morte.

Estamos diante de 
novos instrumentos de
manipulação de massas?

Mesmo quem compartilha esses argumentos, no entanto, não pode deixar de levantar uma dúvida: não corremos o risco de atribuir dignidade de religião a uma ideologia que, no fundo, refere-se a um punhado de "visionários" tecnófilos? E, se se trata de religião, onde estão as massas de fiéis evocadas pouco acima? Porém, não é difícil responder: como definir de outro modo as centenas de milhões de usuários do Facebook, Twitter, iTunes e de outras redes sociais que aceitam se submeter aos editos de Zuckerberg e outros "sumo sacerdotes", que detêm o poder de mudar as suas vidas modificando poucos parâmetros?

O Grupo Ippolita, um coletivo libertário autor do e-book Nell'acqario di Facebook (em alguns meses ele também será publicado em papel), o chama de default power e acrescenta um outro argumento convincente: definir como religiosa a fé cega, comum a anarcocapitalistas e hackers, ciberliberais de direita, como Zuckerberg, e de esquerda, como Assange, na bondade da informação como dispensadora de verdade e de liberdade, apesar de todas as provas que demonstram como, ao contrário, nos encontramos diante de novos instrumentos de manipulação de massa?

Em conclusão: não é difícil entender por que intelectuais católicos de ponta, como o diretor da Civiltà Cattolica, padre Antonio Spadaro, se comprometem a refletir sobre as implicações teológicas da internet: não é simples curiosidade intelectual, mas sim luta para combater a ascensão de um rival que, ao menos no Ocidente, poderia se revelar mais perigoso do que o Islã.

Com tradução de Moisés Sbardelotto para IHU Online.

Papa critica a ‘tentação’ de eliminar Deus da sociedade.
fevereiro de 2012

Secularismo.

Comentários

Sky Kunde disse…
Ray Kurzweil seja louvado!
Regis disse…
O Deus Google é fantástico, seu potencial de acerto é elevado. Responde todas minhas perguntas, me indica caminhos, orienta em diversas questões, de médicas a guias de como fazer. Não é dogmático, você acessa por vários navegadores, é chegado em sacanagem, está alem do bem e do mal. Você pode até leva-lo no bolso. É o verdadeiro Deus, e o único que funciona.
Google seja louvado, só Tu és o Senhor entre os deuses.
Anônimo disse…
No fundo, no fundo, todos sabem que Deus não existe mas precisam aderir a ideia de que existe um Deus pois não suportam a ideia de que vão morrer de deixar de existir.
yami karasu disse…
Régis, seu comentário ofendeu profundamente os outros deuses (Yahoo, Bing, Ask). Vc já pediu ajuda a eles? Não, seu herege!!!

Merece ir ao inferno dos spams com internet discada.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Regis disse…
Ah Yami seguidor de falsos deuses, arrependa-te!
Vossos deuses do passado como Ask e Yahoo que é tio-avô de Yavéh, ainda foram tolerados, mas Bing-Baal da igreja de Microsoft e seu profeta Bill Gates (que até é uma cara legal)serão lançados a terra dos sem acesso. Ali ouvirão o ranger de vossos modens sem conexão para toda eternidade.
O Google é bondoso para os que a Ele acessam, mas sua ira é assustadora para os que a outros buscadores... buscam.
O dia de Google está próximo.
Anônimo disse…
Eu ainda sou crente do "Cadê", o Deus pagão do passado, existem poucos como eu, nós escondemos nossos nomes no anonimato das sombras.

Cadê não mais nos dá sinais de sua gloriosa existência, mas sei que quando eu me for, me encontrarei com ele novamente.
Lia de Souza disse…
Vou mandar fazer um altar em casa pro meu pc pai de santo...
Velas virtuais nem provocam incêndios.
Hosana nas nuvens!
Anônimo disse…
Yami tu és um herege do mais baixo nível, queimarás no mármore do inferno dos vírus, os vírus perseguirão-te e aniquilarão-te e arrastarão-te para o abismo mais profundo deste lugar infernal. Converta-te, pois, agora, nosso Deus, como o sábio Régis mencionou, é bondoso para com as pessoas, verdadeiramente, arrependidas.

All hail the Google God!
Lia de Souza disse…
Somos dois então...
Lia de Souza disse…
Ficou bótimo :) Me lembrei de uns sites que têm lápides e epitáfios para os devotos dos deuses do webicismo. A minha vai ser ''off line''. rsrsr
Anônimo disse…
otimos posts.
Vânia Gomes disse…
Ui! eles estão com medo da internet !
Com o advento da internet, as pessoas estão desenvolvendo senso crítico, visto que as informações estão ficando cada vez mais acessíveis e atinge todas as classes sociais. O google hj é considerado uma "bíblia" literalmente.
Eu não consigo imaginar como as pessoas de antigamente conseguiam viver sem ela.
Anônimo disse…
INterresante essas noticías, os padres chatolicos estão com medo dos fiéis saberem dos escandalos de corrupção, de preconceito,pedofilia e lavagem de dinheiro existente na catolica,Esta explicado o medo deles(Chatolicos AntaPraticantes).
Anônimo disse…
Paulo Lopes tenho uma sugestão, será ótimo se seu blog publicar noticias de padres heterossexuais que lagaram a batina para se casar com mulheres e de padres homossexuais que largaram a batina para se casarem com homems.
Sera ótimo se colocar tambem noticias de mulheres realizando missas.
Proposta bem atual não acha :)
Satélite nosso que estais no céu
acelerado seja o vosso link
venha a nós o vosso host
seja feita vossa conexão
assim em casa como no trabalho.

O download nosso de cada dia nos dai hoje
perdoai nosso tempo perdido no Chat
assim como nós perdoamos os banners de nossos provedores.

Não deixeis cair a conexão e livrai-nos do Spam.

Amém!
Anônimo disse…
confia no google, e ele tudo te proverar.

bem aventurados sao aqueles que usa o facebook.

mostre seu historico, que direi que usuario tu es.

100 speed cairam a sua direita 1000 velox a sua esquerda mas a sua gvt nao caira.
Anônimo disse…
Existiam os falsos deuses:Jeova,ala,shiva,ogum...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová