Pular para o conteúdo principal

Bíblia tem qualidades literárias? Essa questão divide ateus



O  cientista britânico Richard Dawkins (foto), embora tido como um militante radical do ateísmo, surpreendeu até religiosos ao defender a distribuição de exemplares da Bíblia aos estudantes das escolas públicas da Grã-Bretanha, dando assim apoio a uma intenção da Secretaria da Educação.

cientista ateu Richard Dawkins
Dawkins: 
Bíblia
 é patrimônio
da cultura
A argumentação de Dawkins é de que Bíblia possui qualidades literárias e valor cultural, além de ter o potencial de levar muitas pessoas à descrença, porque se trata de um inventário de perversidades validadas pelo Deus dos cristãos.

Nos Estados Unidos, outro cientista famoso (embora nem tanto quanto Dawkins) concorda que a Bíblia é um compêndio de horrores promovidos em nome de Deus, mas não endossa a avaliação de que seja uma obra que tenha valor literário.

biólogo PZ Myers
PZ Myers: texto
da Bíblia não
 tem valor
Trata-se do biólogo PZ Myers (foto), 55, professor na Universidade de Minnesota Morris e destacado combatente do design inteligente e do ensino do criacionismo nos Estados Unidos. Em 2009, ele ganhou o prêmio Humanista do Ano e em 2011 o de Humanista Internacional.

Em seu blog Pharyngula, PZ Myers escreveu que de fato a Bíblia é um livro tão repleto de mentiras e maus conselhos, que desmoraliza a reivindicação dos cristãos de que pregam a Justiça.

“Mas ele [Dawkins] vai longe demais ao considerá-la como grande obra de literatura”, disse. “Alguns fragmentos da Bíblia são excelentes, mas a maior parte é texto sem valor e incoerente, comparável a livro Crepúsculo ou à propaganda fascista.”

PZ Myers disse que a Bíblia tem sido “santificada” pela tradição e história, mas “nós somos capazes de fazer coisa melhor”.



Com informação do blog Pharyngula.

Ateu acusa religião de ter 'roubado' uma herança cultural, a Bíblia

Comentários

Wickedman disse…
Talvez os Salmos tenham algum valor literário, mas o resto é ruim. No mais, concordo com o Dawkins: tem valor cultural e é a melhor obra pra levar à descrença. Só que pra isso, é preciso ler com postura inquisitiva e convém ter uma certa educação formal. Seria melhor ter contato com ela só a partir dos 16 anos.
Unknown disse…
Estou com o PZ. A bíblia tem tanta coisa ruim que acaba eclipsando as partes boas. Não recomendaria a leitura desse texto nem por questões morais nem históricas.

Além disso, no atual estado da xenofobia dos líderes cristãos ao que está do lado de fora, isso equivale a fazer propaganda da religião. Assim que essas bíblias forem distribuídas, os líderes fundamentalistas irão lutar pela criação de clubes de estudo dirigido do texto, fazendo proselitismo aos jovens.

Melhor seria que os trechos mais importantes dos textos sagrados dos maiores sistemas religiosos do mundo fossem analisados em aulas de filosofia, o que aí sim garantiria uma visão cosmopolita do mundo, dando aos jovens uma perspectiva maior sobre suas religiões.

Com essa visão mais abrangente eles teriam melhores condições de fazer suas escolhas religiosas, inclusive optando por deixar a religião para trás.
"PZ Myers disse que a Bíblia tem sido “santificada” pela tradição e história, mas “nós somos capazes de fazer coisa melhor”".
_Há tempos não, encontro nada de melhor que venha dos seres humanos que, nada mais fazem, além de achar que são altamente capazes! _E o avanço da Ciência, onde fica? Claro, tem seu valor, mas..., isso não é tudo!
_A frase entre aspas acima, é um exemplo de "suprema humildade": coisa que o mundo, está cheio.
_Com seus foguetes e aparatos mil, vão à lua, dividem-na ao meio e depois..., não resta mais nada a fazer, a não ser temer pelo que possa acontecer aqui embaixo. Em contrapartida, não são capazes de eliminar as misérias humanas, que se alastram pelos quatro cantos do planeta e que tomam conta, até mesmo, do interior das pessoas!
_Caríssimos: a mudança que se quer, é aquela que surge de dentro para fora e não de fora para dentro.
_De nada vale, receber prêmio disso ou daquilo: isso tudo..., passa!
_Dizer que a Bíblia não tem valor? _Com toda certeza, esta afirmação só faz aquele que jamais entendeu uma só linha porque seu "senso do eu superior", não deixou.
Anônimo disse…
Ai, ai, a dona lagartixa não se cansa mesmo.
.
É impressionante a "lógica-ilógica" de muitos cristãos. Não pretendo defender que a Ciência é perfeita (afinal, é feita por seres humanos), mas me diga em que a Bíblia ajudou a evolução do ser humano? (apesar de ser um livro, que sim, tem partes que podemos utilizar no dia-a-dia, mas não por medo de sofrer uma suposta punição de um deus virulento, e sim por bom senso).
.
Você é uma comediante, dona lagartixa. É a terceira vez que me faz rir, apenas hoje heim!
Anônimo disse…
Tem uma ou outra coisa de valor, para mim o livro Corão seria muito melhor que a bíblia para valores éticos, ou então ou Vedas, Upanishads, Purāṇas, Mahābhārata, Rāmāyaṇa, Bhagavad Gītā e Āgamas.

Até mesmo o Livro Dos Espíritos é superior!

Fora que seu comentário só convence cristãos e não a população em geral.
_Então sujeite-se a ele e seja torturado até a morte! Ou se esqueceu do episódio recente?
_Não quero convencer ninguém, idiota: escrevi acerca do texto inicial. Não esperava que um covarde-sem-nome, desse sua tão "preciosa contribuição".
_É, pensando bem..., no seu caso, não houve nenhum tipo de progresso!
Anônimo disse…
Durante a Inquisição, se sujeitar à bíblia também levava a tortura e morte.
_Além de tudo, está perdido no tempo e no espaço, alien! Já passamos esta fase, ok?
Anônimo disse…
Ah, lagartixa, você ainda está sem argumentos? Ah, nem tem graça assim heim.
.
E me sinto lisonjeado por não ter "progredido" em sua concepção. O motivo dispensa maiores elucidações.
Anônimo disse…
Chegou a crentelha "humilde".
Anônimo disse…
A bíblia que eu tinha eu já joguei no lixo, lugar de lixo é no lixo.
_O que está fazendo, que ainda não cumpriu sua missão?
Anônimo disse…
Ela não tem argumentação (se bem que chega a ser um pleonasmo né)! E isso é muito chato =\
sara moreira disse…
Cara,o valor cultural,mencionado por Dawkins,é inquestionável.Todos sabemos que a bíblia foi o maior livro de moralidade distorcida da humanidade e que ,por meio dela,decisões historias foram tomadas para que o mundo se tornasse o que é hoje.Porém ,não há riqueza literária alguma ,exceto o livro de salmos.
Anônimo disse…
Iahuahiahuashuaiha
Anônimo disse…
Quer atenção??? kakaka
Anônimo disse…
Quer um "mini hug", Sasa?
Anônimo disse…
"_Além de tudo, está perdido no tempo e no espaço, alien! Já passamos esta fase, ok?"

Quer dizer que se ja tem alguns séculos então podemos esquecer, não vale mais, não aconteceu, varre pra baixo do tapete né? Seu nome devia mudar de Salamandra para Salafrária.
Anônimo disse…
"_Há tempos não, encontro nada de melhor que venha dos seres humanos que, nada mais fazem, além de achar que são altamente capazes!"

Nota-se um medonho desprezo e falta de esperança pelo ser humano no seu discurso. Deve ser por isso que o seu cérebro é incapaz de processar o fato de que a sua idolatrada bíblia foi escrita por seres humanos.
E bela imagem que tem de si mesma!



"_E o avanço da Ciência, onde fica? Claro, tem seu valor, mas..., isso não é tudo!
_A frase entre aspas acima, é um exemplo de "suprema humildade": coisa que o mundo, está cheio."

Vemos lindos exemplos dessa "suprema humildade" no discurso dos crentes que acham que sabem a verdade absoluta e não aceitam qualquer tipo de contestação. Seus textos estão repletos desses exemplos.



"_Com seus foguetes e aparatos mil, vão à lua, dividem-na ao meio e depois..., não resta mais nada a fazer, a não ser temer pelo que possa acontecer aqui embaixo. Em contrapartida, não são capazes de eliminar as misérias humanas, que se alastram pelos quatro cantos do planeta e que tomam conta, até mesmo, do interior das pessoas!"

Se existe tanta miséria e seu deus bondoso, então seu deus é conivente. Seja feita a vossa vontade?
Veja, você diminui o ser humano dizendo que "não somos altamente capazes" mas ao mesmo tempo coloca uma responsabilidade absurda nos mesmos!
Qual a solução proposta pela sua religião? Nós, os incapazes humanos, temos que vencer as circunstancias genéticas, geográficas, temporais e lógicas e mágicamente passar a seguir cegamente o que diz um livro velho, que ao longo de cerca de 2000 anos ja provou por iúmeras vezes que não é suficiente para formar uma sociedade decente? Isso é um absurdo, uma sem-vergonhice teológica.
Anônimo disse…
Quem sabia cumprir muito bem a missão dada eram os Cruzados, os terroristas islâmicos e toda essa galerinha aos comandos de deus.
sara moreira disse…
Salamandra
"Além de tudo, está perdido no tempo e no espaço, alien! Já passamos esta fase, ok?"
OOOHH filha,o que difere os cristãos dos mulçumanos é que eles cumprem o que está no livreco supostamente sagrado,ao contrario de vocês que ignoram expressamente passagem que não os convém.Sabe o porquê dos crentes usarem essa lei da conveniência?Porque,apesar de tudo,são seres racionais.Pessoas que no fundo sabem que um livro que dita regra morais de milênios atras não é necessário,sabem também que cultivamos valores muito mais superiores do que a monstro invisível do antigo testamento.Muitos de vocês sabem ,mas não admitem isso a si mesmo justamente para não destruir o castelinho de areia,chamado :cristianismo!
PaulSimon disse…
Realmente Anônimo10 de junho de 2012 15:56, Dawkins está em um nivel acima dos de se jugam ateus como PZ Myers e principalmente de você. Espero que leia o texto aqui do blog: Dawkins escreverá livro sobre sua evolução intelectual para o ateísmo.
Digo isso, pois assim como as religiões fizeram no passado, me parece que alguns ateus querem fazer hoje.
Wickedman disse…
E ainda é pedagoga essa Lagartixa. Imaginem!
Anônimo disse…
A biblia tem que ser lida sim mais com varios rodapes explicando a grande porcaria que ela é ser a biblia for esquecida concerteza é capaz de vim outra bosta sagrada bem pior do que a que temos
Pedro Lobo disse…
Sim, a Lagartixa diz que é pedagoga. No seu perfil afirma, também, que é (acredite!) inteligente. Ah, ah, ah. Mais uma exemplo de uma cristã 'humilde'.
Anônimo disse…
Que tal essa parte da Bíblia?

Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde?
Êxodo 18:14
Anônimo disse…
E a lixeira serve pra quê?
Anônimo disse…
O livro dos cânticos até que é bem bonitinho e tem um certo valor literário, assim como os salmos. Mas, pra mim, o melhor livro da bíblia é o eclesiastes, que, embora tenha sofrido diversos enxertos inconvenientes da igreja, é um livro com uma visão de mundo bem singular, parecido com o ceticismo em certos pontos, o que, com a comprovação de adulteração de seu texto pela igreja, pode indicar que nem todo o povo hebreu era ignorante e conivente com a doutrina de Javé como se pensa. Ass: Winston Smith
Bruno de Moura disse…
O problema não é o livro como obra literária, mas o que o livro representa como símbolo de uma igreja ainda atuante e da fé religiosa. É uma bobagem distribuí-lo em escolas públicas.
Felipe... disse…
A biblia é tão veridica quanto um gibi, é só pensar que não existe nada de arqueologia comprovada vinda da biblia, assim como carroças dos egípcios quando o moises separo o mar e fez engolir eles etc etc etc.

Só ai já fura metade da bíblia.
Anônimo disse…
PaulSimon, usa drogas?
Anônimo disse…
Salandra Disse "já passamos dessa fase" - só por que o estado tomou o poder e parou de obedecer ordens da igreja - nos paises em que ainda é a religião quem manda continua do mesmo jeito. E infelizmente em nosso país a separação definitiva ainda está longe de ocorrer.Fatima
J. Tadeu disse…
Os Cânticos poderia ser considerado como literatura erótica. O Eclesiastes realmente é o que mais se aproxima de um livro que se poderia dizer de qualidade, não fossem os enxertos.
J. Tadeu disse…
No dia em que a Bíblia e o Alcorão se tornarem o que a Ilíada ou a Odisseia se tornaram, daí sim poderemos ver com clareza seus defeitos e qualidades.
J. Tadeu disse…
Não é recomendável sobretudo como guia moral. A Declaração Universal dos Direitos Humanos já cumpre bem esse papel.
Anônimo disse…
Ouvi falar que o único que presta é o Eclesiastes.
Avelino Bego disse…
A Bíblia, o Alcorão e a Tanak servem com fontes históricas.

Claro que são todos livros de mitologia, não devem ser levadas à sério.

Nem quem crê na mitologia Cristã, por exemplo, a leva à sério.
Israel Chaves disse…
É verdade. É bom que as pessoas leiam, para terem consciência do absurdo e da nojeira que é esse livro.
Porém, é preciso ler sem achar que é algo sagrado e muito menos, verdadeiro. É para ser lido como uma curiosidade histórica, um retrato da ignorância de povos antigos, como um bom exemplo de como o medo humano se manifesta criando superstições. Deve ser lida de um ponto de vista imparcial, e não do de alguém que quer acreditar que aquilo é verdadeiro antes mesmo de ler e tirar suas próprias conclusões.
Crianças ainda não têm critério, conhecimento ou maturidade para ler sem serem influenciadas pelas ameaças ali contidas, sem se impressionarem com todas as passagens lotadas de mágica e sobrenatural. Acho que a Bíblia pode ser perigosa para suas mentes em formação. Por isso deveriam ser reservadas só àqueles que já adquiriram esse critério, conhecimento e maturidade, que a leriam como parte de um estudo sobre psicologia, antropologia, filosofia ou história. Da mesma forma que hoje deciframos hieróglifos egípcios; ninguém que estuda as paredes das pirâmides acredita nos deuses com cabeça de crocodilo e afins, mas lê os escritos para entender a mente daquele povo antigo.
Outro detalhe é que não deveriam ser lidos apenas os trechos bonitinhos sobre Jesus dizendo para sermos legais uns com os outros, como fazem os líderes religiosos, numa tentativa de fazer o povo acreditar que a Bíblia inteira é composta só dessas passagens bonitinhas. Não, todas as partes grotescas também deveriam ser lidas igualmente. Até porque, essas partes grotescas são a maior parte do livro. Se formos ler como fazem os cristãos, enxergando só as partes fofas, 98% do livro vai embora.
Anônimo disse…
J. Tadeu, bela observação sua no comentário das 19:43. Mas, se me permite dizer, é muito improvável a bíblia ou o alcorão se tornar uma ilíada ou uma odisséia em relação a ser reconhecida como obra mitológica, e, se isso acontecer, não chegaria nem aos pés das obras de Homero, que tem qualidade infinitamente superior. Ass: Winston Smith
Anônimo disse…
Prefiro um milhão de vezes mais o valor literário dos mitos e das tradições iorubás da África, sobre o candomblé e a origem dos orixás, do mundo, dos seres humanos, dos costumes, etc.
_Por suas palavras, penso que poderia muito bem ser professor para Satanás, penso que ele tem bastante a aprender com você! Está clara a sua profunda decepção com pessoas e coisas; procure trabalhá-la de maneira individual e sem fazer tão duras referências a um livro do qual não entende, não é inteligente da sua parte!
J. Tadeu disse…
Winston Smith, considere que a Ilíada e a Odisseia foram na Grécia antiga, e não faz tanto tempo assim, obras também considerada divinamente inspiradas; no diálogo platônico "Íon", é dito: "É que esse dom que tens de falar sobre Homero não é uma arte, mas uma força divina. (...) Com efeito, o poeta é uma coisa leve, alada, sagrada, e não pode criar antes de sentir a inspiração, de estar fora de si e de perder o uso da razão. (...) Assim, não é pela arte que dizem tantas e belas coisas sobre Homero, mas por um privilégio divino".

Realmente seria difícil de superar tais obras homéricas (no duplo sentido da palavra), até porque a Ilíada e a Odisseia foram compostas em forma de poema, sendo que a Bíblia é uma enorme colcha-de-retalhos, mesmo se considerarmos cada livro isoladamente.
Charles disse…
Bom, que eu saiba há 2 momentos, ou duas leitura,o AT do deus de abrahão e NT(Biblia dos Cristãos); o AT na minha visão é apenas um contrato entre o deus e os povos do deserto, os judeus.Era um deus cruel, vingativo,"frio e calculista", há passagens com os números da partilha após a batalha, os saques e a eliminação do inimigos; talvez por isso hoje quando um palestino mata um judeu, em seguida o exército de Israel invade vilarejos e elimina quem encontra pela frente.Para os judeus não existe NT nem jc, o messias nunca veio.
O NT é uma adapação, uma continuação (não autorizada)da bíblia.A divindade cristã é 2-em-1, pai e filho. O NT mostra o lado bonzinho, tolerante, jc o filho, uma espécide de hippie que desprezou a poder para viver entre entre a classe "C" da época. Interessante que seus seguidores o admiram por essas características, relembram as perseguições sofridas pelos cristãos, mas na prática são INTOLERANTES, não aceitam quem não pense como eles, só o que fazem para os contrários é desejar o mal e prever os castigos mais cruéis, estes sim, inspirados na biblia "velha" .
Charles disse…
ops...adaptação...
Anônimo disse…
Que missão? Rambo 2 a missão?
Anônimo disse…
Quem falou?
O x da questão disse…
Quanto vale atender cada pessoa do povo?
Israel Chaves disse…
Vá pagar dízimo...
Anônimo disse…
Quem é você pra dizer aos outros o que fazer, lagartixa arrogante?
_Não tenho a pretensão que você menciona! Costumo me preocupar com pessoas que valem à pena: este, não é seu caso, fique tranquilo!
Anônimo disse…
eu acho estes cientistas arrogantes,idiotas, nojentos e ridículos.
Pois se a bíblia e Deus é invenção o porque de tanta preocupação???
Respeito os ateus, mas já virou uma religião esta p.... um bando de arrogantes que estão se dizendo ateus e só passam arrogância, como alguns religiosos.


NFB
Anônimo disse…
Quem está preocupado, cara pálida?

Charles
AspenBH disse…
Uma pequena correção: quem está oferecendo as bíblias é uma entidade PRIVADA e nenhum tostão de dinheiro público seria gasto em sua distribuição. O argumento de Dawkins é o de que precisamos desmistificar a Bíblia, que é um texto histórico tão relevante para a cultura ocidental quanto a Ilíada ou o Épico de Gilgamesh.
De fato, a bíblia tem seu valor histórico e cultural, mas para por aí. Não é, e não deveria ser, um manual de conduta, de moral, nada disso. É só mais um livro mitológico.

As coisas boas, como cânticos e provérbios são eclipsadas pelas atrocidades por ela relatadas. O deus cristão é considerado pela teologia como um dos mais sanguinários de toda a mitologia existente.
Izaque Bastos disse…
só uma pessoa desonesta como vc Luan diria isso, engraçado que alguns livros biblicos vem bem antes da iliada e outros classicos literarios, enao morreram como eles, pergunte quantas pessoas já leram a iliada, ou melhor j´´a leram uma livro do Dawkins, e pergunte quantas pessoas já leram a biblia, a biblia sim é uma livro de inclusao, diferente de outros livros.nao é de hj que tentam "matar" a biblia, na idade media, muitas foram queimadas, mas ela ultarpassou todos seculos ate nós, sabe porque é o livro mais vendido do mundo? porque é a palavra de Deus, e isso faz ateus e ceticos sentirem raiva, porque os livros de hj sao descartaveis, vc lê, e logo v ai pra instante e dificilmente vc lê de novo, sabe porque? pórque nao tem profundidade espiritual, é uma literatura morta.ninguem lê os mais mais de 2 vezes, sabe porque? porque ja se sabe a historia, e a biblia, a biblia continua instigando, e sendo objeto de debate como aqui, quantas materias ja foram publicadas sobre a biblia?e nenhuma conseguiu desacredita-la, será que nao existe algo de fantastico nesse livro?ela só nao servirá mais, quando esse mundo acabar.
Anônimo disse…
Izaque, é preciso te dizer uma coisa: a bíblia é objeto de discussão, sim, no entanto o foco não é a reflexão de seu conteúdo, como por exemplo Dom Casmurro e a incógnita da traição de Capitú, que o mestre Machado de Assis, um dos melhores escritores do de todos os tempos, provocou. A discussão em torno da bíblia gira na falta de clareza de seus livros, a pretensão de seus leitores em afirmar ser um livro divino, entre outras coisas. Perceba que há uma diferença. Ps: Já li "Cai o Pano", de Agatha Cristie, e "1984", de George Orwell VÁRIAS VEZES. São muito melhores que a bíblia. Ass: Winston Smith
Plim! disse…
Se valesse poderes, Moisés seria o superman.
esperando disse…
Ateísta PZ Myers disse que a Bíblia tem sido 'santificada' pela tradição e história, mas 'nós somos capazes de fazer coisa melhor'...

Vai lá, ateu fodão! Escreva um livro ou um blog, e volte daqui a uns 2.000 anos (pode ser bem antes) pra ver o impacto cultural e a perenidade histórica da sua "coisa melhor".
J. Tadeu disse…
esperando,
não precisa: como guia moral, leia a Declaração Universal dos Direitos Humanos; para questões do âmago humano, leia as peças de Shakespeare. Muito melhores. E mesmo se levarmos em conta os 2.000 anos, definitivamente não são nada (a menos que você acredite na datação da criação do mundo feita por James Ussher). Mesmo o "I Ching" é bem mais antigo que a Torá, e é muito influente.

Aquele que sair do seu mundinho seguro mas obscuro da "palavra una" encontrará as verdadeiras coisas belas da vida, numa profusão de estontear até ao mais corajoso.
J. Tadeu disse…
Winston Smith, tem uma frase atribuída a Bertrand Russell que é assim: "So far as I can remember, there is not one word in the Gospels in praise of intelligence" ["Pelo que me lembro, não há um única palavra nos Evangelhos que louve (ou estime) a inteligência"].
J. Tadeu disse…
"A bíblia que eu tinha eu já joguei no lixo, lugar de lixo é no lixo."

Desperdício de papel, meu caro; podia ter feito como fiz: com ela, economizei cerca de um mês de papel toilette, se é que me entendes...
Anônimo disse…
A bíblia como qualquer outra narrativa mitológica é uma herança cultural de um povo, ou seja, é um patrimônio cultural.
Anônimo disse…
Por isso, J. Tadeu, que eu leio (e releio, sem nenhum problema) outros livros que me garantem um aprendizado melhor, e sei que não estou perdendo nada em não ler a bíblia e não seguir coisas bizarras que estão ali escrito. Ass: Winston Smith
J. Tadeu disse…
Winston Smith, tem um poema do Augusto dos Anjos (um de meus poetas favoritos) chamado "As Cismas do Destino" com os seguintes versos:

"Escarrar de um abismo noutro abismo,
Mandando ao Céu o fumo de um cigarro,
Há mais filosofia neste escarro
Do que em toda a moral do Cristianismo!"

Ou essa estrofe em "Os Doentes":

"Quando eu for misturar-me com as violetas
Minha lira, maior que a Bíblia e a Fedra
Reviverá, dando emoção á pedra
Na acústica de todos os planetas!"


E Machado de Assis é "o cara" :-)
Anônimo disse…
concordo com o cara pálida...muitos idiotas se dizendo ateu, bando de hipócritas.
Anônimo disse…
Quem queimou na idade média foram os hereges, graças a lunáticos que só tinham a bíblia na cabeça.
Anônimo disse…
Muito bom, J. Tadeu. Augusto dos Anjos foi um grande poeta, mesmo. Subestimado em sua época, e, hoje, ainda meio que obscuro, não obstante seja cultuado pelos poucos que tiveram o privilégio de conhecer sua obra.

Winston Smith
Anônimo disse…
"os livros de hj sao descartaveis, vc lê, e logo v ai pra instante e dificilmente vc lê de novo"

Pare de ler Dan Brown e Turma da Mônica e vá ler os grandes filósofos e pensadores de nossa época.
Falou merda, Izaque, como sempre. Ilíada, Odisséia e Enéida são muito mais antigos que todos os livros da bíblia.

E não interessa se a bíblia é o livro mais lido no mundo. Isso não significa absolutamente NADA.

E tem que ser muito burro mesmo, como só você, pra dizer que a bíblia é um livro de inclusão, sendo que nela se faz apologia ao machismo, homofobia, xenofobia e intolerância religiosa. Sem mencionar outras atrocidades como escravidão, genocídio e infanticídio.

Sinceramente, esse livro velho não tem mais valor literário que "Alice no País das Maravilhas".

E por favor, pare de adubar esse blog com sua boca. Vai escrever merda no teu bloguinho, que só você que lê aquelas porcarias mal acentuadas e mal pontuadas.
Lekynus disse…
se a salamandra ai gosta de seguir um deus que fala que mulher tem que casar virgem, pois caso o contrario deve-se apedrejar tal mulher até a morte diante da casa do pai dela e ainda chamar isso de amor divino, blz.

Para quem não entendeu, leie Deuteronômio, cap. 22, versos 13 a 24
Plim! disse…
O amor é pra quem cumprir as ordens.
Anônimo disse…
Vamos esperar o I-Ching, o Hamlet, a Torá, a Bíblia do ateu PZ Myers (quem??) então.
Anônimo disse…
Para que está desinformado, aqui vai um link para começar a saber das coisas. Quem é PZ Myers.
A Salamandra Gouvêa11 Disse: "_Por suas palavras, penso que poderia muito bem ser professor para Satanás, penso que ele tem bastante a aprender com você!"

Por que será que esses crentes falam tanto em Satanas? Acho que eles deveriam decidir se seguem satanas ou deus.
Na bibIIa deveria ter a seguinte recomendação: "ISSO É UMA OBRA DE FICÇÃO. DEVE-SE TER CAUTELA AO LER ESSE LIVRO. O SEU CONTEÚDO PODE PREJUDICAR OS SEUS PRECEITOS MORAIS"

Alguma coisa assim.
Anônimo disse…
Legal, PZ Myers é mais um cara que se dedica a fazer militância ateísta e publica um blog.

Surpreendente.

Vamos continuar esperando a "coisa melhor" que ele tem a ofertar para a humanidade.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih