Pular para o conteúdo principal

Evangélico admite que caso Palocci foi usado contra kit gay


deputado João Campos
Campos disse que 
Dilma teve de 
receber evangélicos
O deputado João Campos (foto), do PSDB-GO, líder da Frente Parlamentar Evangélica, admitiu pela primeira vez que o chamado caso Palocci foi usado para pressionar a presidente Dilma Rousseff a cancelar a distribuição do material do Projeto Escola Sem Homofobia, o kit gay.

Antônio Palocci, que foi o primeiro ministro da Casa Civil do governo Dilma, foi atingido no ano passado por denúncias da imprensa que davam conta do rápido enriquecimento dele logo após as eleições. A oposição propôs a criação de uma CPI para investigá-lo, mas não obteve apoio suficiente por falta de adesão dos 74 deputados da Frente Evangélica.

Em entrevista publicada ontem (23) pelo portal Terra, Campos disse que o caso Pallocci não serviu “necessariamente” para cancelar o kit gay, “mas forçar a presidente a nos receber, nos ouvir, já que buscávamos falar com ela há algum tempo sobre esse assunto”.

Após esse encontro, Dilma anunciou, no dia 25 de maio, a suspensão do kit por considerá-lo “inadequado” e de possuir vídeos “impróprios para seu objetivo”. Na época, além da ameaça de dar quórum para a abertura da CPI do Palocci, os deputados evangélicos estavam prometendo obstruir a pauta do Congresso.

Campos disse agora que o cancelamento do kit gay não foi uma vitória só da bancada evangélica, mas também da sociedade brasileira. “O poder público não pode financiar um programa que ia estimular os adolescentes a serem homossexuais”, disse ele à repórter Angela Chagas. “Questão de orientação sexual é algo que diz respeito à vida privada, não à escola.”

O ministro da Educação na época era Fernando Haddad, que atualmente, como candidato do PT à prefeitura de São Paulo, tem rejeitado o kit gay, para não perder o voto dos evangélicos.

O kit permanece como ponto de atrito entre a liderança do movimento de defesa dos homossexuais e a bancada religiosa.

O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) está exigindo do governo uma explicação mais convincente para a suspensão do projeto, na expectativa de que a campanha nas escolas contra a homofobia seja retomada. Já para o deputado Campos, conforme disse na entrevista, não faz sentido eleger um único tema para uma campanha. “Por que não busca um programa para diminuir a discriminação como um todo, inclusive religiosa, contra deficientes físicos, indígenas e quilombolas?"

Com informação do Portal Terra.


Evangélicos cometeram aberração ética ao blindar Palocci, diz pastor.
maio de 2011

Religião na política.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça