Pular para o conteúdo principal

Colégio adventista ensina dilúvio em aula de história

Professor coloca criacionismo e evolução no mesmo nível
No Colégio Adventista de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá (MT), o dilúvio é matéria de ensino não só nas aulas de religião, mas também nas de história, embora não haja qualquer indício científico de que tenha havido esse evento da natureza conforme está descrito na Bíblia.

Para Toni, estudantes
"confirmaram' a crença
A foto do professor Toni Carlos Sanches em uma sala de aula do 6º ano considerando na lousa a possibilidade de os fósseis terem se formado na época do dilúvio tem gerado acalorado debate no Facebook, a ponto de o colégio ter emitido uma nota tentando se justificar.

O colégio informou que ministra aulas de criacionismo em conjunto com evolucionismo, admitindo, assim, que coloca os textos bíblicos no mesmo patamar de credibilidade da teoria do naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882), autor do livro "A Origem das Espécies".

A nota procura dar ideia de isenção ao afirmar que, embora seja um estabelecimento adventista, não impõe aos alunos nenhuma crença religiosa. A maioria deles não é seguidora dessa religião.

O site do colégio afirma que “foi uma aula interessante” e que muitos alunos “confirmaram” a crença em um dilúvio universal.

Segundo a nota, o objetivo do professor, com a aula, foi permitir que os alunos desenvolvessem um censo crítico, comparando criacionismo com o evolucionismo a partir da formação dos fósseis.

No Facebook, alguns afirmaram que crianças de 10 anos ainda não têm senso crítico e que o colégio está fazendo é lavagem cerebral. Outros são de opinião de que o colégio tem o direito de ensinar o criacionismo sem qualquer restrição porque se trata de um estabelecimento religioso.

A ABC (Academia Brasileira de Ciência) afirmou estar indignada com a divulgação de “conceitos sem fundamentação” com se fossem da ciência. O Conselho de Educação do Mato Grosso, órgão ligado ao Ministério da Educação, vai avaliar se há distorções no ensino do colégio.





Com informação do Portal Terra e do site do colégio.

setembro de 2011


Comentários

Lari disse…
É um colégio religioso. Eles tem o direito de fazer isso, e os pais que colocam seus filhos nessas instituições deveriam estar cientes disso.
Não quer que seu filho aprenda essas baboseiras? Põe em uma escola que não é religiosa. Fim de papo.
Regis disse…
Mesmo sendo um colégio religioso, existem critérios a serem seguidos quanto ao ensino. Certamente o colégio pode ensinar suas crenças, mas mesmo assim não dentro dos limites da ciência, nunca numa aula de história.
Dilúvio não é história, as lendas dele desde a Suméria sim, mas tem de ter um contexto muito diferente do que o apresentado para explicar fósseis.
Pagar caro para ter os filhos emburrecidos é passar cheque de idiota.
Anônimo disse…
Não vejo problemas em haver aulas sobre o dilúvio. O problema está no contexto em que é lecionado.
Afinal a ciência sempre buscou comprovar "fatos" ligados a religião, ou não??
Carlos Alma disse…
Isso não é desculpa... estudei em um instituto Lassalista religioso, e nunca me foi ensinado criacionismo em nenhuma matéria.
Anônimo disse…
Doutrinação infanto-juvenil o tezão dos religiosos.
Colégio executivo filiado a rede COC na cidade de Guarabira PB na hora do intervalo coloca musica Gospel e obriga todos os aluno a ir pátio da escola para cantar musica evangélica.
O dono da escola e diretor é da igreja Batista.
Colégio executivo filiado a rede COC na cidade de Guarabira PB na hora do intervalo coloca musica Gospel e obriga todos os aluno a ir pátio da escola para cantar musica evangélica.
O dono da escola e diretor é da igreja Batista.
Eu já estudei em colégio adventista, e isso nunca aconteceu nas minhas aulas. Aula de religião era de religião, e de história era de história. Meu professor de ciência dava aula de evolução e a de religião de criacionismo.

O que esse colégio está fazendo com seus alunos é um absurdo. Mesmo sendo religioso, não lhes dá o direito de misturar fatos com conceitos sem fundamentos, é uma violência contra a educação. Não há nenhuma evidência científica e histórica que afirme que o dilúvio e arca de Nóe realmente existiram.

Misturar Teoria da Evolução com criacionismo é uma abominação, que vai prejudicar e muitos alunos na vida acadêmica. Só faltava dizer que o responsável pela extinção dos dinossauros foi deus, porque estalou seus dedos mágicos e mandou tudo pros ares.

Lavagem cerebral descarada, nada mais que isso.
http://www.dominiosfantasticos.xpg.com.br/id842.htm disse…
UM CHIP ALIENÍGENA FOI ENCONTRADO NO CRÂNIO DE NAPOLEÃO BONAPARTE!
Anônimo disse…
Os estados unidos esta parecendo um queijo suíço todo esburacado com bases subterraneas e bunkers dizem que a terra vai sofrer um colapso em breve e a elite vai se esconder dentro destas bases subterraneas. Em breve já em maio o planeta vai sofrer um arrefecimento com a formação de quatro pólos magnéticos no sol . A nasa fez um vídeo instruindo a população a estocar alimentos remédios e água. Com certeza a poderosa elite do planeta terra sabe de coisas que não sabemos nos pobres mortais , caso contrário não se gastaria uma fortuna pra fazer verdadeiras cidades subterrâneas.

Eu queria ver se algum fenômeno de ordem planetária transformasse a vida insustentável na terra a cara que os religiosos iriam fazer quando o caos total se estabelecesse e os poderosos magnatas todos muito bem escondidos dentro de suas bases subterrâneas e bunkers.
.
Tomou seu remedinho hoje?
Anônimo disse…
>>"...considerando na lousa a possibilidade de os fósseis terem se formado na época do dilúvio..."

-Hahahahahahahahahahahahahaha! Caguei de rir com essa parte!

O dilúvio é tão provável quanto Melkor ter criado os malditos Trolls.
Anônimo disse…
Lamentavel. Um professor desse nivel.
Acho que ele pode até ser bom em outros tópicos.
Santo Darwin! Que pecado!

(Ironic mode:on)
Anônimo disse…
The Marijuana lies strong in this one.
"Conburracionistas". Diante de tantos prós, o grande contra da mídia alternativa.
Pra mim a pior parte foi essa:

"Segundo a nota, o objetivo do professor, com a aula, foi permitir que os alunos desenvolvessem um censo crítico, comparando criacionismo com o evolucionismo a partir da formação dos fósseis."

- Mas são crianças de 9 à 10 anos!
Anônimo disse…
The amount of drugs in this one it's too damn high!
Anônimo disse…
Hahahahahahaha! Essa, também, foi phoda.
Anônimo disse…
Baphomet você esta certo que esta até parecendo deus . Lógico o mundo nunca sofreu nenhum cataclisma isto é coisa de crente ,era do gelo isto nunca existiu a terra sempre foi linda e maravilhosa com um sol lindo e maravilhoso . Ah cataclisma de novo? vamos dar risadas e chamar aqueles loucos americanos que lidam com trilhões de dólares que adoram construir verdadeiras cidades subterrâneas com até 28.000m2 pra nada de drogados. Vamos zuar todos os cientistas e dizer que estão drogados também vamos ser rebeldes vamos duvidar de tudo. A formação de quatro pólos magnéticos no sol é mentira o arrefecimento que isto poderá causar no planeta não é nada grave. É coisa de cientista desocupado vamos dar risadas desses louco que não sabe nada kakakaka
"The Marijuana lies strong in this one."

- Incrível como as frases do Baphomet ficam mais engraçadas em inglês, hahaha. XD
Anônimo disse…
Eu acho que podem falar o que quiser mais eles estão lá construindo suas arca de noe, ops arca não buracos kakaka vai ver deus já avisou pra eles sobre o diluvio..ops diluvio não ..Talvez possa ser chamado de um cataclisma por implicações celestes.. huahahaha .E a população pecadora e desavida incluindo todos os crente também vão todos se ferrar porque ninguém vendeu um lote subterrâneo pra eles. Ou talvez até tenha algum crente sem fé em deus que já encomendou seu bunkerzinho com o dinheiro dos dizimo. LOL
http://aquariuspage.blogspot.com.br/2012/04/chip-extraterrestre-encontrado-no.html disse…
Em um caricaturesco caso, mas nem por isso descartável, no qual misturam ficção científica com a análise histórica, um pesquisador francês propõe que Napoleão Bonaparte, o insistente e hábil imperador francês, pode ter sido abduzido por extraterrestres.

O Dr. Andre Dubois e sua equipe de pesquisadores descobriram um dispositivo, que rompe completamente com o contexto histórico, aderido ao crânio do célebre imperador: um microchip de tecnologia super avançada.
Anônimo disse…
Vejam esse video do youtube

http://youtu.be/PZokHt1Z3iM

e sobre como o colegio Adventista ensina que a Teoria da Evolução é errada.
Franz Kafka disse…
Como é um colégio ligado a uma instituição religiosa, ele podem até ter o direito de fazer proselitismo religioso. Mas isso não dá a eles o direito de ensinar uma MENTIRA como se fosse ciência. Aí já é anti-ético, porque eles estão usando a credibilidade da ciência para para ensinar, aos alunos, conceitos religiosos.

Se querem ensinar sobre o dilúvio, que seja em uma aula de religião, eles tem esse direito. Mas nas aulas de ciência eles vão ter que falar sobre o que a ciência hoje atesta com as evidência e o consenso da comunidade científica.
Franz Kafka disse…
Como é um colégio ligado a uma instituição religiosa, eles podem até ter o direito de fazer proselitismo religioso. Mas isso não dá a eles o direito de ensinar uma MENTIRA como se fosse ciência. Aí já é anti-ético, porque eles estão usando a credibilidade da ciência para ensinar, aos alunos, conceitos religiosos.

Se querem ensinar sobre o dilúvio, que seja em uma aula de religião, eles tem esse direito. Mas nas aulas de ciência eles vão ter que falar sobre o que a ciência hoje atesta com as evidência e o consenso da comunidade científica.
Anônimo disse…
Mentira ????

Você acredita que aqui na minha região eles ensinam também nas escolas uma teoria nada comprovada chamada de " evolução " de Darwin ?

Pois é, pois é, pois é....se os cientistas do site abaixo souberem que passam uma teoria deteriorada como verdade comprovada, eles vão ficar indignados

http://www.dissentfromdarwin.org/

Abraços. Facebook : Renato Cdrel
Nanopuntouy disse…
O Franz esta certo, uma coisa é rezar e fazer catequese num colégio religioso (seja qual religião for), outra muuuuuiiiito diferente é ensinar crenças como se fossem teorias aceitas como plausíveis pela ciência. Acho que isso deveria ser considerado um crime ou pelo menos uma falta enorme.
Anônimo disse…
Vocês do blog não sabem de nada do Brasil. Isso não uma crítica. Aqui na Bahia a maioria dos diretores de colégio deixam-se contaminar pelo livro mais sem fundamento do planeta, a bíblia e impõe aos seus alunos, com a ajuda de professores também evangélicos, todo tipo de conto da carochinha. Há nos interiores baianos diretores pastores que usam a verba destinada à educação para construir igreja pegado com a escola. Vejam só: escola, igreja e casa do diretor-pastor que monta uma verdadeira gangue com evangélicos dentro da escola e controlam tudo. Quer ambiente mais nazista do que esse? Mas, infelizmente, é que vem ocorrendo nas escolas da Bahia. Quem vai deter essa miséria moral?
Mário e Juana disse…
O Chapolin Colorado.
Anônimo disse…
AnônimoApr 25, 2012 10:24 AM:

-Fontes? E, por favor, nada de sites envolvendo teorias da conspiração.

Além do mais, posso citar várias gafes do mundo científico envolvendo previsões ou teorias desse tipo.
Anônimo disse…
Luan Cunha:

Agradeça ao 9gag.com.
Anônimo disse…
Escrevi no facebook pra ele e terminei assim :


A biblia é um livro tão inverossimel do ponto de vista historico cientifico que é conhecida no meio cultural como :

GIBIBLIA
Wickedman disse…
Colégio de orientação religiosa ensinar que aconteceu um dilúvio universal é errado? Depende. Numa aula de doutrinação religiosa isso cabe.

Mas misturar essa fantasia com aulas de história é um absurdo. É preciso separar as coisas: realidade de um lado, contos da carochinha do outro.

Senão, daqui a pouco vão ensinar nas aulas de biologia que os bebês são entregues por cegonhas.
Anônimo disse…
Trabalhei muitos anos em colégios adventistas e posso afirmar categoricamente que lá eles misturam tudo!

Essa fantasia de que aula de religião é uma coisa e aula de história é outra; simplesmente não existe. É só uma desculpa para esconder o verdadeiro objetivo desta igreja:

Doutrinação religiosa, proselitismo e lavagem cerebral...

Gostaria muito que as autoridades monitorassem bem de perto as barbaridades que estas pseudo-instituições de ensino fazem.

Há; tem mais um detalhe:

Lá, todos os funcionários são obrigados a pagar o dizimo direto da folha de pagamento.

Caso o funcionário não aceite; ele será discriminado e se insistir em não concordar com o desconto direto no contra-cheque; ele será demitido.

Pensador livre
Analista Man disse…
Pra falar em realidade, é melhor falar do tempo presente e perguntar porque existe, o que existe hoje.
Lari disse…
Franz, e o que é a religião por inteiro senão uma grande mentira?
Tanto faz se é ensinado na aula de Religião ou História. Ou nas aulas de Religião eles dizem às crianças que é "apenas uma crença"?
Anônimo disse…
Regis, desculpe mas o burro aqui é você. Se os alunos do Colégio Adventista fossem "emburrecidos" como você diz, não teriam avaliação positiva por parte do MEC. Por que pessoas como você tem tanta dificuldade em aceitar que o Darwinismo é apenas uma teoria e que até os dias de hoje não pôde ser comprovado?! Faça experimento no quintal da sua casa e me prove a Evolução, depois entre em algum site querendo bancar o inteligente e compartilhe com todos as suas observações científicas.No mais as escolas confesssionais tem liberdade de ensino e os pais que não querem que seus filhos sejam "emburrecidos" nas escolas adventistas que não os matricule nelas. Aprenda a respeitar opiniões contrárias, isso é EVOLUÇÃO INTELECTUAL e nessa eu acredito!!!
Nicolas disse…
Amigo, se você entende um pouco de inglês e está realmente curioso sobre evolução, dá uma olhada nesse arquivo aqui:

http://talkorigins.org/origins/faqs-qa.html
Anônimo disse…
Mas, Melkor criou os trolls ;)
Regis disse…
Anônimo, quando falei isso eu já tinha conhecimento de que as escolas adventistas tem boa reputação na formação de seus alunos, mas questões como as envolvidas nessa discussão não são avaliadas de forma objetiva pelo MEC. Se fosse o caso você já tomaria ZERO pela forma que usou o termo "teoria" num contexto cientifico. Não deixei de respeitar opinião alguma, você que se ofendeu com a minha que alias continua bem embasada em pensar que matricular um filho onde se ensina que diluvio explica fósseis é passar um enorme atestado de idiota Um adulto deveria se preocupar mais com a qualidade de ensino dada a seus filhos, muito mais se tem grana para pagar um colégio particular. Quem pagaria para os filhos saírem ignorantes da escola? Crentes.
Regis disse…
Faz muito tempo que se precisa de uma campanha para se ensinar crentes o significado de "teoria" no campo cientifico.

Eles simplesmente não sabem e ainda vivem demonstrando isso.
Joseph Ma. disse…
Evidencias do Diluvio: http://www.youtube.com/user/guerrova/videos?query=dil%C3%BAvio

DESMENTINDO A EVOLUCAO: http://www.youtube.com/playlist?list=PLE13720DEFB99B6F6&feature=view_all

QUERO VER ALGUEM VAI ME REFUTAR, OU SER SINCERO E DIZER QUE ESTOU CERTO!?
Anônimo disse…
http://ceticismo.net/ciencia-tecnologia/evolucao-vs-criacionismo/

http://ceticismo.net/comportamento/tipicos-erros-criacionistas/

http://ceticismo.net/religiao/o-diluvio-desmascarado/

Proximo?
Anônimo disse…
AnônimoApr 25, 2012 12:03 PM:

>>"Regis, desculpe mas o burro aqui é você. Se os alunos do Colégio Adventista fossem "emburrecidos" como você diz, não teriam avaliação positiva por parte do MEC."

-Não, o ignorante aqui é você. Hahahahahahaha, você acha mesmo que o sistema de avaliação do MEC é bom? Os nossos alunos estão saindo verdadeiros analfabetos funcionais das escolas, e o MEC fornece uma nota positiva, e isso para escolas públicas, as particulares então nem se fala, o MEC faz isso por quê? Simples, para gringo ver. Ou você acha que a nossa educação está boa? Bom, pelo artigo acima a nossa educação vai de mau a pior.

>>"Por que pessoas como você tem tanta dificuldade em aceitar que o Darwinismo é apenas uma teoria e que até os dias de hoje não pôde ser comprovado?!"

-Talvez pela grande quantidade de evidências que a teoria da evolução apresenta. E você? Mesmo sem evidência alguma, acredita em Deus e em um livro presbiofrênico e inverossímil, por quê? Por causa da fé? Por medo?

Prefiro me posicionar ao lado de algo que é muito estudado e debatido, com fortes evidências que sustentem essa teoria, ao acreditar cegamente em fábulas criadas por nômades do deserto na idade do bronze.

>>"Faça experimento no quintal da sua casa e me prove a Evolução, depois entre em algum site querendo bancar o inteligente e compartilhe com todos as suas observações científicas."

-Talvez porque ele não seja um cientista especializado? E você, por que não apresenta uma evidência de Deus?

>>"No mais as escolas confesssionais tem liberdade de ensino e os pais que não querem que seus filhos sejam "emburrecidos" nas escolas adventistas que não os matricule nelas."

-Concordo, se os pais não querem que seus filhos estudem nessa escola torpe, que não os matriculem, simples assim.

>>"Aprenda a respeitar opiniões contrárias, isso é EVOLUÇÃO INTELECTUAL e nessa eu acredito!!!!

-Ops, parece que alguém deu um tiro no próprio pé! Então por não faz o que diz, respeite a teoria da evolução, hipócrita!
Unknown disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Regis disse…
Vou citar um texto da bíblia que me parece interessante para essa questão na formação dos fosseis segundo o "professor" adventista.

"Faze para ti uma arca da madeira duma árvore resinosa. Farás compartimentos na arca e terás de cobri-la com alcatrão por dentro e por fora." Genesis 6:14

Algumas traduções falam alcatrão, betume, mas de qualquer forma se refere a uma substancia de origem orgânica de tempos remotos. Daí o termo "combustível fóssil".

Adventistas da "razão" se os fosseis vieram do diluvio (aham) de onde é que veio todo alcatrão que Noé usou para cobrir seu navio?

Houve um outro diluvio muito antes do diluvio bíblico?
Unknown disse…
Devemos ter a mente aberta, mas, não tão aberta a ponto de nosso cérebro cair dela.
Anônimo disse…
Shiroyasha:

-Hehehehehehe, acho que não me expressei bem, sim claro que Melkor criou os Trolls, mas o que eu quis dizer foi que ambas as estórias são mitologias, e eu prefiro mil vezes a mitologia de Tolkien.
Anônimo disse…
Maconha??? Kkk
Anônimo disse…
Baphomet gafe ou não os cara lá estão se preparando sim para uma provável tragédia , debaixo do aeroporto de denver nos estados unidos esta o maior abrigo subterrâneo do planeta e você já viu a Fema com aqueles milhares de caixões. Eu te digo meu caro se não for blefe estaremos todos ferrados provavelmente. Procure no google sobre os quatro pólos magnéticos no sol e por aferrecimento você vai achar notícia com nome de cientistas e você poderá verificar sobre quem são esses cientistas.

Sobre os abrigo subterrâneo assista os vídeos de jesse ventura, sensacionalista ou não ele mostra um pouco desses abrigo que eles estão construindo lá nas américa do norte.
Cognite Tute disse…
Docil, as tolices que apresenta como "provas", já foram mais que refutadas. Isso cansa, porque, ao "saber a verdade", a partir de um livro antigo, mal escrito, com lendas e mitos da idade do bronze, com contos como a lenda de Gilgamesh (adaptada para Noé.:-), não há como demonstrar seu erro.

Você gosta desse erro, prefere a ilusão a realidade. Mas vou tentar, mais uma vez.:-)

Para quem ainda não entendeu a distorção que o professor tenta impingir aos alunos, o registro fóssil é um fenomeno multiplo, que vai além da simples "produção" de ossos enterrados e marcas em lama. Esse conjunto envolve elementos como datação raioativa, geologia de camadas, estratos, e mais um monte de evidências e variáveis.

Por exemplo, mesmo desconsiderando por um momento a datação radioativa (que é feita não apenas com carbono 14, mas com diversos elementos, como calibração e validação), mesmo desconsiderando a geologia de placas, estruturas, mesmo focando apenas na alegação especial, os fósseis foram formados no dilúvio, com os animais mortos pela inundação, ainda sobram absurdos e questões não respondidas.

Qualquer pessoa que esteve em um local depois de uma enchente percebe que o resultado é uma confusão total, uma mistura de lama e coisas, sem o menor padrão. Mas as camadas geológicas, e os fósseis em cada uma delas, segue um padrão preciso, linear, sem falhas, preciso, em perfeita adequação a ideia de tempo geológic, milhões de anos, e sequencia.

Em uma inundação, universal e em um momento único, que teria matado os dinossauros, esperaríamos encontrar fosseis misturados, uma bagunça total. Fosseis de coelhos abaixo de fósseis de tiranossauros, plantas antigas em cima de plantas novas, e vice versa.

Mas o que encontramos, sempre, sem falhas, é uma precisa ordem, temporal, com fósseis de espécies antigas, primitivas, sempre abaixo de fósseis de espécies derivadas, mais recentes e mais avançadas (em termos de evolução, não de "progresso"). Nunca um "coelho cambriano", o objetivo final de todo criacionista.

Então, não basta tentar "distorcer" a feitura de "fósseis" em classe de aula, é preciso tambpem considerar todas as outras evidências, de todas as outras áreas do saber, que validam a teoria evolutiva. Datação radioativa, precisão temporal nas camadas geológica, estruturas de placas tectonicas, etc, etc, etc.

É um péssimo professor, mesmo que possa ser uma "boa pessoa", que está mentindo e enganando crianças.
AlyneS2 disse…
Essas besteiras continuam ><
Anônimo disse…
Regis, o anonimo, ao te responder muito mal educadamente, me ofendeu. Mas nos temos que relevar afinal, os cristãos sofrem lavagem cerebral desde o berço.Confundem tudo, levam tudo como ofença, não pensam, usam frases feitas. A verdade os machuca. E partem para cima dos seres mais evoluidos ( os ateus), com toda sua ira e intolerancia.
Pedro Medeiros disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Medeiros disse…
Se eles souberem? Pode ter certeza que os chamados cientistas desse site sabem. Eles sabem que as escolas em seus respectivos países ensinam evolução. Porque é assim no mundo todo. Você pelo menos leu o site que você colocou?

E eu vi que são associados ao Discovery Institute, uma instituição religiosa que tenta comprar cientistas com premio em dinheiro se eles adotarem uma postura pró-religiosa. Nenhuma novidade aí.
Gustavo disse…
Como ninguém aqui comentou, acredito que não tenham visto o vídeo que o Anônimo das 10:30 postou...

É sobre um colégio em Botafogo, no Rio de Janeiro, que também ensina criacionismo como se fosse ciência! No vídeo, inclusive, aparecem pessoas se dizendo biólogas ou geólogas afirmando que aquilo é sério!

Como não entendo de Direito, fico com a seguinte dúvida: cabe uma denúncia ao Ministério Público?

Claro que eles têm o direito de ensinar religião, mas em aulas de religião, somente! Ensiná-la em aulas de ciência é um desserviço à sociedade, e por isso fiz essa suposição de que o Ministério Público pudesse atuar nessa questão...

O MEC pode ser uma vergonha, mas ainda não chegou ao ponto de aceitar criacionismo como parte da grade curricular de uma aula que não seja religiosa...
Anônimo disse…
Estudei em escola adventista por todo o ensino básico. Posso confirmar o depoimento acima dizendo que eles misturam tudo. Já nas aulas de alfabetização aprendi o Bê-a-bá numa cartilha editada pela Casa Publicadora (editora da IASD) que rezava: "Deus criou o tatu: ta-te-ti-to-tu" e assim por diante. Todas as lições da cartilha se iniciavam com esta frase: "Deus criou o ___." E aí aprendíamos as sílabas.

Nunca aprendi evolução na escola adventista, a não ser como um exemplo da "loucura do mundo." Tínhamos tantas aulas de religião quanto de geografia, e ainda tínhamos semanas de oração, onde todos compareciam aos cultos devocionais por mais ou menos 1 hora todos os dias da semana e ainda tinham que comparecer à igreja no sábado para o culto que iria "fechar" a semana de oração.

Eu era adventista, não achava nada demais. Aliás, nunca tive opção a não ser acreditar naquilo tudo. Lavagem cerebral é pouco! Meus colegas q não eram adventistas eu não sei como se sentiam, mas sei dizer que nós que éramos da igreja éramos ativamente incentivados a "converter" o maior número possível deles.

Esta rede de escolas nada mais é do que uma frente para espalhar o evangelho a todos os seres humanos do mundo, antes do quê, de acordo com a fé da IASD, Jesus não poderá voltar.

Sou uma ex-IASD em recuperação, e o trauma é mais duradouro que qualquer um que não nasceu dentro desta igreja consegue compreender.

Ex-IASD
Pedro Medeiros disse…
Uuuuhhh! Vídeos do youtube.... então deve ser verdade! :D
Cara, você sabe o significado da palavra "teoria", não existe "teoria não comprovada" e sim "hipótese não comprovada".
Unknown disse…
Ademais a Teoria da Evolução, hoje em dia conhecida como Teoria Sintética da Evolução, simplesmente, estuda o FATO evolução. A evolução ocorre. A evolução é um FATO.

Perguntas: quantos vírus da Dengue existem? Quantos vírus da gripe existem? O que ocorreu para que um vírus do tipo 1 se transformasse num vírus tipo 2?

Resposta: EVOLUÇÃO

A evolução é um FATO.
J. Tadeu disse…
Só consigo responder com esse vídeo do astrofísico Neil deGrasse Tyson falando sobre o ensino da religião e criacionismo nas escolas americanas. Vale a pena assistir.

http://www.youtube.com/watch?v=sbSDHrlW2nY
Unknown disse…
VERDADE SOBRE O CASO DOVER: http://www.youtube.com/watch?v=0S3fpnbDtgg
Unknown disse…
Voce eh crista?
Paulo Lopes disse…
O blog promoveu os comentários do Willpapp ao post Ataques ao Estado laico evidenciam a desonestidade de criacionistas.
Lari disse…
Adoro esse pessoal que confunde teoria com hipótese e vem cheio de banca... haha
Pedro Medeiros disse…
Se os cientistas do site soubessem? Pode ter certeza que eles sabem, afinal evolução é ensinada nas escolas dos países dele. Engraçado que você saberia disso se tivesse lido o próprio site que você postou aqui.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
AlyneS2 disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
AlyneS2 disse…
Sou ateia^^
Cognite Tute disse…
Neil de Grasse, físico e cientista americano, sobre o ensino de contos de fada religiosos em salas de aulas de ciências (legendando):

encurtar.com/kR

Claro, curto e preciso.
Anônimo disse…
Não tem o direito coisa alguma. Se querem manter uma instituição de ensino, que sigam as normas do MEC. E proselitismo e pseudociencia não estão nessas normas.
Unknown disse…
Voce simplesmente nao crer em Deus ou crer que ele nao existe?
AlyneS2 disse…
Eu não acredito nele^^
É simples, não há mistério^^
AlyneS2 disse…
crer que ele não existe^^
rsrsrsrs
Eu também. Acho mais verossímil que a da bíblia.
Anônimo disse…
Essa matéria me faz lembrar de um episódio do Pernalonga em que seu sobrinho teria uma prova de história(americana) na escola e pediu ajuda ao tio, que ensinou-o de forma fantasiosa, no final o coelhinho tomou pau na prova e ganhou chapéu-de burro.
Imaginem esses alunos respondendo questões de geografia, história e mesmo ciências, no futuro...tendo esse aprendizado 'fabuloso'...

Charles
Anônimo disse…
AnônimoApr 25, 2012 01:57 PM:

-Fontes? Provas? Evidências? Quem são esses cientistas? E nada de sites sensacionalistas, como os infames sites de teorias da conspiração.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
O texto original é:

יד. עֲשֵׂה לְךָ תֵּבַת עֲצֵי גֹפֶר קִנִּים תַּעֲשֶׂה
אֶת הַתֵּבָה וְכָפַרְתָּ אֹתָהּ מִבַּיִת וּמִחוּץ
בַּכֹּפֶר:

Que traduzido pro inglês fica:

Make for yourself an ark of gopher wood; you shall make the ark with compartments, and you shall caulk it both inside and outside with pitch.

Fonte: Chabad.org

Que traduzido pro português fica:

Faça para você uma arca de madeira resinosa [גפר]; farás a arca com compartimentos, e você deve veda-la tanto dentro como fora com breu[outras traduções: piche, pez].

Ou seja: material fóssil que necessitaria de um prévio dilúvio pra formá-lo.
Anônimo disse…
>>"Procure no google..."

-Hahahahahahahahahahaha! Se for para eu procurar no Google, eu acho evidências até de unicórnios, de fadas, do terrível monstro das neves, do pé grande, de Zeus, etc.
Anônimo disse…
Professor vacilão.

Tinha de falar de big bang, universos paralelos, anti-matéria, tudo surgindo do nada, e outros mitos mais chiques, que os ateus aprovam.
Anônimo disse…
Ele poderia ter dito assim: Não crer que Deus existe ou não crer no que Deus disse.
Anônimo disse…
Brother eu estou sendo honesto eu disse pra procurar no google porque fica mais fácil de você encontrar a matéria que fala sobre a formação dos quatro pólos magnéticos no sol ,e em alguma matéria você acha o nome dos cientistas e pode verificar quem são os cientistas e verificar se procede ou se é só um hoax. Eu não sou crente não de nada
Anônimo disse…
Muitas crianças também "confirmam" a crença em Papai Noel e no coelhinho da Páscoa.
Anônimo disse…
O dilúvio bíblico é só um plágio da epopéia de gilgamesh isto não tem nem mais que ser discutido.
Anônimo disse…
Me responda uma coisa senhor esperto Baphomet ...qual foi o cientista "especializado" que provou a Evolução? Até hoje os "cientistas" vivem em busca do Elo Perdido!! Se a evolução é tão obvia não deveria haver dificuldades em se encontrar o tal Elo. Vocês são tão crentes quanto eu. Eu sou crente em Deus e vcs crentes em Darwin. O que me irrita nos comentários de vcs não é o fato de discordar do criacionismo mas achar que são mais inteligentes e esclarecidos do que os que não creem na Teoria da evolução. Interessante que todos os cientistas que lançaram a base da ciência moderna eram cristãos. De repente aparecem umas criaturas que pegaram carona no que eles ja fundamentaram e se acham mais espertos que o resto do mundo com essas teorias fabulosas e depois eu que levo a fama de ser ignorante afff
Regis disse…
Obrigado pelas palavras Warner e pela pesquisa Thiago, nos resta esperar algum adventista explicar de onde veio o piche para a arca. Talvez a espera seja grande.
Anônimo disse…
Ah...não forcem a cabecinha do irmão...

Charles
Anônimo disse…
Anônimo Apr 26, 2012 07:24 AM:

Primeiro, eu não falei que sou mais inteligente ou mais esclarecido que você, pelo fato de crer ou não em alguma divindade. Acho ridículo o fato que alguém se julgar intelectualmente superior baseando, apenas, nas crenças de um indivíduo. Tanto é que possuo muitos amigos crentes, e eu como descrente, considero vários deles mais inteligentes do que eu.

Segundo, sim os cientistas na época eram cristãos, porém nunca misturaram seus métodos científicos com a religião, caso contrário, não teriam tal credibilidade.

Terceiro, não, eu não sou tão crente quanto você, pois me posiciono a favor de um teoria repletas de evidências, mesmo que não completa ou com falhas, ao invés de estórias sem evidências alguma, utilizando a fé como base para a sustentação de tal crença.

Só respondi daquele modo, porque você foi desrespeitoso primeiro, portanto você é indigno de exigir respeito.
Anônimo disse…
Bro, eu é que estou sendo honesto com você, se for procurar algo no Google, eu acho evidência de qualquer coisa.
A.Porto disse…
O mais curioso é que pessoas ditas inteligentes, aceitam sem nenhum questionamento que a vida possa ter surgido na terra apenas uma única vez, vinda de matéria não viva.
ainda que não se tenha provas disto.
Lawrence Krauss que ecreveu um livro com o sábio título : um universo vindo do nada, sabe bem disso.
Anônimo disse…
E pessoas mais inteligentes ainda acreditam em uma entidade que veio do nada ou que sempre existiu e por algum motivo criou o universo.
Anônimo disse…
Sem questionamento?!? O que mais se faz entre os cientistas é pensar em respostas, discutir hipóteses, testar teorias e rejeitá-las quando não passam no teste rigoroso da realidade. Ninguém com educação científica aceita coisa alguma "sem questionamentos." Isso faz parte do universo da religião.

E quanto ao livro, você obviamente não leu, né? Deu um tiro no próprio pé.
Anônimo disse…
Doutrinar as crianças deste cedo,é um perigo para o Brasil.
yami karasu disse…
Imagine a aula de anatomia:

"Alunos, como vcs sabem, somos formados de barro. Bebam bastante água p/ manter as articulações pq senão iremos secar e, consequentemente, quebrar".
Anônimo disse…
Vamos delongando Baphomet... acho que você precisa revisar os comentários que fiz para depois fazer uma observação ou me rotular de desrespeitoso. Onde desrespeitei alguém? Eu fui o desrespeitado quando disseram que a "escola adventista emburrece os alunos" logo, como estudei em uma escola adventista, fui classificado como burro. Tenho todo direito de responder à altura. Continuo a insistir para que você ou outro qualquer crente em Darwin mostre PROVAS da evolução. Vocês não tem nenhuma evidência da Macro evolução, da micro pode ser que sim e nessa eu tmb acredito.Apesar da sua negativa meu caro você é muito mais crente do que eu, a sua fé em Darwin é firmada na mesma "evidência" e falta dela quanto a minha fé no Criador. Quanto ao seu comentário de ser eu indigno de exigir respeito...faça-me o favor!!!! já me clasificou de burro, indigno e desrespeitoso é nisso que dá acreditar que veio de uma ameba! Se achar evoluído e tratar os outros inferiores não é um pensamento novo...acho que Hitler tinha a mesma opinão!!
Anônimo disse…
De que caverna profunda surgistes,troll maldito?
J. Tadeu disse…
A.Porto, se você leu o livro de Lawrence Krauss, você tem algum crédito (não simplesmente julgando um livro pela capa/título). O que você tem a dizer sobre ele? Quais pontos do livro você poderia refutar?
Gillan disse…
Baphomet, nem se preste a responder, que o anônimo acima falhou no primeiro passo para defender um argumento de forma coerente... que é saber escrever um texto inteligível!
Anônimo disse…
Anônimo Apr 26, 2012 01:21 PM:

-Pela segunda vez não chamei-te de inferior, mas pelo visto não adianta explicar, muito menos debater sobre evolução com você. Creio que este debate vá do nada ao lugar nenhum, portanto não delonguemo-nos mais, terminamos por aqui.

Que Satã conceda-lhe suas bênçãos.
Anônimo disse…
Viu vc acredita em satã..kkkk ou seja vc tmb é crente!!!Bom , não discutamos mais... vou à igreja amanhã falar com meu CRIADOR!Quer que eu peça alguma coisa pra vc?!!!
Mauro disse…
A prova viva desse emburrecimento é vc mesmo que é tao tapado que nao entende uma coisa tao basicaa que é a diferença entre teoria cientifica e crendices. Volta pra escola,mas dessa vez pra uma melhor.
Anônimo disse…
Mauro,Mauro, Mauro... vou usar do seu adjetivo...deixe de ser BURRO!!!Procure em um dicionário o significado da palavra teoria. Ainda bem que não estudei na mesma porcaria de escola que vc senão estaria tão tapado quanto vc com certeza é.Até que n tem tanto problema em ser tapado, o problema é quando se é tapado e se acha esperto...ESSA É A MAIOR PROVA DE QUE VC NÃO EVOLUIU...kkkkkkkkkk Agora falando sério, deixando de lado as ofensas, vamos nos ater ao assunto abordado!!Me prove a sua teoria aí eu viro descrente tmb é SIMPLES assim!
Anônimo disse…
AnônimoApr 27, 2012 05:06 AM:

Talvez você desconheça a palavra ironia, aqui vai seu significado:
>
ironia
(latim ironia, -ae, do grego eironeía, -as, dissimulação, ignorância)
s. f.
1. Expressão ou gesto que dá a entender, em determinado contexto, o contrário ou algo diferente do que significa.
2. Atitude de quem usa expressões ou gestos irônicos.
3. Sarcasmo.
4. Acontecimento ou resultado totalmente diferente do que eram as expectativas (ex.: ironia trágica).


E faça isso mesmo, vá rezar, gaste seu pouco tempo de vida fazendo algo inútil.

Que Odin acompanhe-o em sua difícil jornada. /Acho que agora você entende ironia.
Anônimo disse…
Quanto râncor nesse coração involuído Baphmet!!! Obrigado pela explanação sobre ironia mas eu já sabia o significado tanto que tmb fui irônico quando te respondi, dá uma lidinha lá novamente. De qualquer forma vou à igreja amanhã ORAR ( rezar é coisa de católico. Fica bravo não, Jesus ama vc mesmo que vc n acredite nEle!!!
Fred disse…
Eu estudo em uma unidade adventista. Eles gastam tempo de aula lendo a bíblia. Sim, toda quarta aula (após o intervalo), o professor lê trechos da bíblia.
Na aula de ensino religioso, o professor afirma sem sombra de dúvida que as outras religiões estão inteiramente errôneas.
O professor de química e física afirma ter nojo dos professores da faculdade federal (ateus).
Eu sou ateu e não, não é fácil estudar em um colégio adventista.
Anônimo disse…
Escolas Adventistas são completamente facistas, alunos questionadores cheios de pensamentos livres são tratados como lixo, Espero que providencias sejam tomadas e essa escola melhore o seu nivel, isso oque essa escola faz é bitolar os alunos, pagar para o meu filho aprender religião, isso é uma droga, essa droga ele pode aprender na rua, eu quero pagar escola para ele aprender coisas úteis, saúde, ciencia, historia(Fatos), Geografia(Fatos).
Cognite Tute disse…
Sobre fósseis, o que são e como se formam. De verdade, não a partir de contros de fada hebraicos.:-)

encurtar.com/kW

Excelente vídeo para assistir antes de escrever bobagens em defesa do professor maluco, ops, adventista.

Cognite Tute
Unknown disse…
EU NAO CREIO QUE DEUS EXISTE! EU SEI QUE DEUS EXISTE!
AlyneS2 disse…
Calma fofinho, eu sou míope mas uso óculos. Consigo ler os comentários então não deixe tudo em letras maiúsculas por favor^^É uma das regras do blog^^
Unknown disse…
Ola!
Eu so quis deixar bem claro. Voce ja acreditou em Deus um dia? Em que voce acredita?
Ate mais!
AlyneS2 disse…
Eu já acreditei em Deus até os 13 anos. Depois que obtive mais conhecimento me tornei ateia. Eu não tenho nada para acreditar mesmo por que eu acho desnecessário^^
Anônimo disse…
Cara, esse professor deveria ter o diploma cassado!
Anônimo disse…
Jesus devia ter proibido vocês criaturas teístas de discutir na internet, tornaria essas páginas muito menos irritantes com tanta falácia inútil sobre como deus é maravilhoso e Jesus ama todos nós. Ah por favor, qual é a prova de que o criacionismo é verdade? Além de obviamente a bíblia, um mero livro publicado há milênios atrás? Qual é a prova factual de que deus nos agraciou com seu infinito poder criador? Poupe-nos dessa baboseira que tem e sempre terá o único intuito de domesticar os que nela acreditam.
Não mate, não roube, não cobice a mulher alheia, o que são esses mandamentos além de normas de conduta favoráveis para o estabelecimento de uma sociedade bem estruturada?
Sei que é meio difícil de acompanhar, mas pense sobre isso .
Anônimo disse…
E rancor não tem acento criatura de deus.
laerson disse…
Não há nenhuma evidencia de evolução

engano seu, alem de inumeras observações indiretas que sustentam a teoria da evolução (fosseis, material genético, observação do desenvolvimento embrionario, anatomia comparada, etc), há varios casos observados e confirmados de microevolução, macroevolução especiação, alem de cerca de 30 evidencias de macroevolução nas especies.

Eu tenho lido livros de autores que defendem o criacionismo, a maioria absoluta tem argumentos falhos, falsos, falaciosos ou mentirosos e parecem não entender nada de biologia.

dê uma lida neste site, que você vai encontrar argumentos que desmentem o que a maioria dos criacionistas dizem:
http://www.talkorigins.org/indexcc/list.html
Anônimo disse…
fran
decantaçao

teoria evoluciunista é idiota pois foi emcontrada uma arvore em tres camadas diferentes
explica mas nao foje do assunto
Anônimo disse…
Criacionismo e evolução nao estão no mesmo nível. O criacionismo científico é muito mais embasado. A evolução utiliza as mudanças limitadas que ocorrem nas espécies para dizer que mudanças maiores ocorrem, sem, contudo, provar através do registro fóssil. A evolução devia ser retirada do currículo escolar como fizeram na Coréia do Sul.
Anônimo disse…
Escolas religiosas sérias não ensinam essas baboseiras míticas. O problema é a horda de fundamentalistas que começa espalhar-se pela nação.
Guilherme disse…
Eles vão ensinar o Monstro do Lago Ness também?
Anônimo disse…
Olá, estou meio indignado com tantas pessoas postando como anônimo.
Gostaria de saber se essas pessoas por acaso não seriam os proprietários do blog postando só para enriquecer e aquecer os nervos dos internautas que entram aqui para seriamente participar, sem ofensa, gostaria de saber essas coisas. Veja só, a não moderação de comentários ofensivos não contribui muito para uma discussão inteligente, muitos palavrões e provocações.
Não me parece proceder de internautas interessados no assunto. Anônimo, me poupe.
Anônimo disse…
Se se tratar do criacionismo científico ou design inteligente, ele não está no mesmo nível da evolução darwiniana, mas é notavelmente superior à teoria naturalista.
Unknown disse…
FAÇAMOS UM ABAIXO-ASSINADO SOLICITANDO AO MEC O DESCREDENCIAMENTO DESTE ESTABELECIMENTO DE ENSINO QUE DESRESPEITAS AS LEIS BRASILEIRAS EM NOME DE UM SUPERSTIÇÃO DESCABIDA!
Anônimo disse…
Putz!
Anônimo disse…
Educação é serviço público. Não existe essa de ensinar qualquer coisa na aula de HISTÓRIA.
LUCIANA disse…
É um absurdo! A BNCC nao tez em seu bojo esse tipo de direciobamento. A escola é adventista, mas o curriculo não. O dilúvio é para ser ensinado aosadventistas nas escolas e estudos na igreja independente da idade. A escola, para ser regulamentada pelo conselho de Educação, com certeza não registrou que trabalharia essa temática em seu PPP ou outro documento de regulamentação funcional. O Estado é laico e é ele quem autoriza o funcionamento das escolas em geral.
LUCIANA disse…
Verdade!
Anônimo disse…
O pior é que eles continuam fazendo isso. Fazem lavagem cerebral o tempo todo. As apostilas deles estão recheadas de ideias/conceitos religiosos em matérias de história, ciências, geografia (no caso do ensino fundamental). Um absurdo. Como eles ainda não foram impedidos? E não, a vasta maioria dos clientes é evangélica e eles também sofrem lavagem. Membros da escola visitam as casas dos pais/responsáveis. Eles são "convidados" a participar de um "curso de pais". Se o tutor da criança tiver posses, "deita e rola". Presenciei abuso de poder. Presenciei membros da escola fazendo bulling contra crianças de no máximo 7 anos (quando contam para os pais o que acontece na escola). Presenciei tanta coisa que é difícil digerir tudo. Se você se identificar como não evangélico, eles ou farão o máximo para te converter ou vão tornar sua vida um inferno, sempre mantendo ares de "cidadãos de bem". Obviamente nem todos são, mas o ar que paira nessa instituição é de dissimulação o tempo todo. CUIDADO.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih