Pular para o conteúdo principal

Médico receita benzedeira para adolescente com convulsões

A Secretaria de Saúde de Apucarana (PR) está apurando a conduta do médico Kazuhiko Yamamoto, que na semana passada, após examinar uma adolescente de 12 anos com convulsões, encaminhou-a a uma benzedeira. A cidade tem 120 mil habitantes e fica a 369 km de Curitiba, a capital.

Yamamoto admitiu ao jornal Tribuna ter indicado o nome de uma benzedeira, mas a pedido da família da adolescente.

Ele falou que, antes, mandou que a menina fosse encaminhada "com urgência" a um psiquiatra.  “Ela estava tão alterada psicologicamente, que via outra criança na parede.”

Na versão da família da paciente, a primeira recomendação do médico foi que procurasse a ajuda de uma benzedeira.  O médico refutou: "Quem sou eu para falar de religiosidade de alguém?”

A mãe da adolescente disse que o diagnóstico de Yamamoto foi de que o caso não era para a medicina.

“Ele me deu o endereço de uma pessoa, que seria uma benzedeira ou espírita”, afirmou. “Se esta pessoa não resolvesse, era para eu procurar um psiquiatra.”




Com informação TN Online.

Médica receita água benta a suicida, que manda comprá-la na farmácia
novembro de 2011

Ciência versus religião.     Ceticismo e crendice.

Comentários

Jeferson Tadeu disse…
Eu queria ver agora, se o crm abrir processo contra tal medico, se os evangelicos vao dizer que é perseguicao religiosa. Gostaria de ver agora eles defendendo isso. Porque qual seria a diferença de um medico receitar uma benzedeira para convulsao para uma psicologa receitar a biblia para uma "perversao"? É agora agora de vermos se há de fato dois pesos e duas medidas.
Anônimo disse…
É mesmo? Quantas vezes já vimos médicos recomendado pastores? Pensa antes de escreve seu ignorante.
Jeferson Tadeu disse…
Exatamente, o que eu disse, quando é da religiao alheia nao pode, so poderia se fosse da minha propria religiao. É dessa ignorancia que eu dizia. Obrigado pelo seu comentario que justamente confirmou o que eu queria dizer. Obrigado pela prova: Se o medico recomendasse pastores ele estaria certo, como recomendou uma feiticeira ele esta errado!
Jeferson Tadeu disse…
A proposito ja que estamos aqui pra aprender, é "Pense antes de escrever, seu ignorante" e nao pensa antes de escrevE ...
Anônimo disse…
Se houvesse cura nas igrejas os médicos estariam falidos e o poderoso(sic) valdomiro santiago estaria com seu joelhão doente até hoje, porque quem salvou seu joelho foram os médico.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Conspiratus disse…
O verdadeiro sentido da vida, o motivo pelo qual o Ser Humano está neste mundo é o jogo. Estamos sempre jogando.

Uma passagem pelo médico deixou de ser uma consulta e se transformou num jogo, onde o campo é a Medicina, as regras são da Ciência e o joguete, a Verdade.

A Família diz que o Médico cometeu uma penalidade, enquanto o Médico diz que a Família o induziu a isto.

O fato é que, induzido ou não pela família, o Médico, dado que segue as regras da Ciência, não deveria receitar uma benzedeira.

Ele não tem defesa e deve ser punido.
Robson disse…
AnônimoFeb 19, 2012 01:35 PM

Que monte de porcaria você escreveu ai ??????????????

O que este monte de besteiras tem a ver com um médico que é tão imbecil quanto à psicóloga pregadora ???

Cara, está ficando muito difícil...Realmente.

Robson Kvalo
Abbadon disse…
Paulo, este comentario nao tem NADA a ver com o post em questao. Favor apagar para que nao ocorram pregacoes religioes de forma proselitista.
Anônimo disse…
Cara que foda me senti censurado agora mesmo porque não ofendi ninguém e em todos os posts diverge varias idéias ,claro que meu post tinha tudo a ver, como pode alguém ser curado por uma benzedeira se por quem eles estão benzendo não é o messias. Foi isto que eu quis explanar ,mais agora vocês tem o poder de julgar o que a gente posta e o que a gente esta pensando quando posta. Com todos estes poderes sobrenaturais que vocês possuem vai ficar difícil daqui uns dia postar alguma coisa aqui. Pegou muito mal agora em seu paulopes.
Anônimo disse…
E outra seu abbadon muito covarde seu ato em pedir pra apagar meu tópico com argumento para que não ocorra proselitismo sendo que isto ocorre em todos tópicos.
Anônimo disse…
Engraçado que a gente é obrigado ler as coisas mais absurdas e non sense que os religiosos escreve aqui ,e quando a gente detona o mito deles vocês vem e deleta, eles pode falar todas as merda deles ,ai você fala uma verdade baseada em estudos sério a gente é deletado vai entender.
Anônimo disse…
A cura não é para todos
Jeferson Tadeu disse…
Se a cura nao e para todos, isso faz de Deus mais perverso ainda, pq ele seleciona uns para cura e outros para o sofrimento se ambos tem fe? Pq uns gastam com remedios e outros apenas uma rezinha? Dizeqr que é proposito para ensinar seria dizer que ele é um pedagogo que baseia seu metodo de ensino na punição e sofrimento, algo ja demonstrado como ineficaz e perverso para qualquer educador .
Felipe... disse…
Na versão da família da paciente, a primeira recomendação do médico foi que procurasse a ajuda de uma benzedeira. O médico refutou: "Quem sou eu para falar de religiosidade de alguém?”

A mãe da adolescente disse que o diagnóstico de Yamamoto foi de que o caso não era para a medicina.

“Ele me deu o endereço de uma pessoa, que seria uma benzedeira ou espírita”, afirmou. “Se esta pessoa não resolvesse, era para eu procurar um psiquiatra.



Cuidade hipocrisia mata
Felipe... disse…
Cuidado*


correção
Aleatório disse…
Anônimo, acho que o primeiro passo para conseguir o respeito e não ter os posts apagados é utilizar um perfil público. Infelizmente, não pude ler o seu texto, contudo aqui é o blog pessoal do Paulo Lopes e isso - felizmente (ou infelizmente) - dá a ele o direito de lidar com os comentários que ele quiser.
Lia de Souza disse…
Aqui em Floripa tá cheio de médicos espíritas. Um é famoso oncologista e dá palestras em programas de tv, ao menos aparecia muito num programa espírita que tinha aqui na tv.
Também estão ligados ao tal hospital espírita Nosso Lar, que cuida de pacientes terminais de câncer.

Aquele povo que daz 'cirurgia' espiritual como se fosse a outra, com direito a sala de preparo, curativo etc., deveriam é responder processo por exercício ilegal da medicina. Médico que se mete nisso, pra mim, é que tem capacidade duvidosa.

Se sabem que a pessoa não vai sarar do câncer porque é 'karma', então que digam logo pra família e não fiquem embolsando dinheiro dos tratamentos que custam os olhos da cara. Qdo a pessoa entra em fase terminal e baixa hospital, ele larga o paciente lá e outro que assuma. Nem visitar o paciente que era dele há meses não foi.
Concordo plena e inquestionavelmente. Mas a punição, nesse caso, deve ser mais educativa do que punitiva. Afinal, um plantão médico é longo e tenso, o que pode fazer com que o profissional cometa erros de julgamento. Finais de plantão são especialmente complicados.

Mas depois dessa punição, que deve ficar registrada devidamente, o médico deve ser monitorado e, em caso de reincidência, indicando uma tendência, aí sim uma punição grave. Por enquanto, uma advertência já está bem.
Anônimo disse…
Caraca! O médico é um ser humano. Se ele concluiu que nada mais poderia fazer em termos de medicina ou o paciente não tem como arcar com os custos do tratamento, porque não tentar ajudar aconselhando um caminho alterativo?
A pura verdade é: " quem está afundado no lodo, não consegue ver bem em nada porque os olhos estão cobertos de lama."

Ass.Irmão
Nunca vi alguém defender o charlatanismo de maneira tão descarada. Ou defender um médico jogar no lixo todo o código de ética da profissão, em favor de crendices que carecem de um mínimo de comprovação. Mas é claro, "Irmão", que você sente a necessidade de nos insultar, ao mesmo tempo que joga mais lama sobre seus olhos...
Charles disse…
Aprendi, vendo o Dr.House, que pacientes e seus familiares mentem...
Michelle disse…
Anônimo (Feb 20, 2012 07:14 AM) aka Irmão

Que um médico é ser humano nós já sabemos. Se ele fez o possível para tratar um paciente e não funcionou ele pode sim indicar um outro tratamento, mas este tratamento tem que ser dentro da área da medicina e feito por um profissional especializado.

Se a menina estava com convulsões e alucinações, é mais provável que a causa disso seja epilepsia (ou qualquer desordem no cérebro) do que a obsessão de alguns espíritos.

Se a sugestão de procurar uma benzedeira partiu do médico, o que ele fez foi anti-ético além de ser prejudicial à paciente, pois isso pode piorar a condição dela.

Se essa sugestão partiu da família, a obrigação deste médico seria alertar a família sobre esse tipo de "tratamento" alternativo, que benzer e dar passes numa pessoa que pode ter uma doença séria é um erro em vez de deixar a família seguir em fente com essa sandice sem falar nada.
Anônimo disse…
Michelle, Porque não acredita em problemas espirituais, não que dizer que não existam. Todo médico confia em seu diagnostico em última instancia. E segundo este, os recursos da medicina já háviam se esgotado. Sendo assim que pecado ele cometeu em tentar ajudar de outra forma?
O prolema e que os ateus se importam demais quando alguém demostra fé. Mas em nada ajudam quado uma pessoa está desenganada pela medicina.

"E, quando chegaram à multidão, aproximou-se-lhe um homem, pondo-se de joelhos diante dele, e dizendo:

Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água;

E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo.

E Jesus, respondendo, disse: O geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui.

E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou
Mateus 17:14-18"

Ass. Irmão
Michelle disse…
Anônimo aka Irmão

>> "Porque não acredita em problemas espirituais, não que dizer que não existam."

Só pq vc acredita em problemas espirituais e em curas espirituais não quer dizer que eles existam.

>> "Sendo assim que pecado ele cometeu em tentar ajudar de outra forma?"

Não é questão de pecado, menino. É questão de ética profissional. Imagina - se por exemplo - vc vai consultar com um oftalmologista pq vc suspeita que está com problema de vista e quer olhar vc vai precisar de usar óculos. Acontece que este médico é umbandista e - em vez de te receitar um óculos - te manda pra um terreiro pra curar sua miopia.

É a mesma coisa.

>> "O prolema e que os ateus se importam demais quando alguém demostra fé."

Eu não me importo com a fé das pessoas. O que me preocupa é o que elas estão dispostas a fazer em nome dessa fé.

Teve um caso de pais que são testemunhas de jeová e que levaram a filha para o hospital pq ela estava com anemia, algo assim. O médico falou que o único jeito de salvar a menina era fazer uma transfusão de sangue. Os pais não deixaram e o médico da família - que tb era testemunha de jeová - ameaçou processar o hospital e o médico se ele fizesse a transfusão de sangue. Resultado: a menina morreu pq os pais e o médico deles não deixaram fazer a transfusão de sangue por causa de um dogma religioso.

Vc acha que esse médico foi ético ao misturar a crença pessoal dele com a medicina e impedir uma vida de ser salva?

A medicina não é perfeita, pois ela é praticada por seres humanos que tem limitações. Mas é a única forma que temos de termos as doenças curadas ou pelo menos controladas.

Se uma pessoa que tem diabetes fica rezando pra doença sarar em vez de fazer uma dieta e tomar a insulina diariamente vai morrer em pouco tempo.

PS: citar passagens da bíblia não é argumento; não justifica nada, não explica nada e não prova nada. É apenas pregação religiosa que não tem efeito algum.
Anônimo disse…
"Engraçado" é que esse povo adora postar na página dos outros e agir como se fosse a casa deles ¬¬. O "Aleatório" disse tudo: é blog pessoal, o dono apaga o que ele quiser.
Anônimo disse…
<<"A medicina não é perfeita, pois ela é praticada por seres humanos que tem limitações. Mas é a única forma que temos de termos as doenças curadas ou pelo menos controladas.">>

Não é verdade.

Não temos nada com testemunhas de Jeová.

<<"PS: citar passagens da bíblia não é argumento; não justifica nada, não explica nada e não prova nada. É apenas pregação religiosa que não tem efeito algum.">>


Ignorar a Bíblia mostra apenas uma tentativa inútil de desautoriza-la. A fé não é produção humana por isso ignorar a Bília é mutilar qualquer argumento sobre fé. Nela está escrito que Jesus é autor e consumador da fé.

Ass. Irmão
Michelle disse…
Irmão,

Onde foi que eu disse - no meu comentário anterior - que vc tem algo a ver com testemunhas de jeová, menino? Eu apenas citei um caso de um médico que foi anti-ético e colocou uma crença religiosa dele acima da vida de uma pessoa e que acabou resultando na morte de uma pessoa que era paciente dele.

Se bem que vc tem algo em comum com as testemunhas de jeová: vcs acreditam no mesmo deus e vcs são cristãos.

>> "Ignorar a Bíblia mostra apenas uma tentativa inútil de desautoriza-la. A fé não é produção humana por isso ignorar a Bília é mutilar qualquer argumento sobre fé. Nela está escrito que Jesus é autor e consumador da fé."

A bíblia é apenas um livro de mitologias. Pode ter algum valor religioso (pra quem acredita), filosófico e histórico. Mas científico mesmo, não tem nenhum. A bíblia não é um livro de física, química, biologia, medicina, astronomia, etc.

A bíblia não cura ninguém de doença alguma. Pode trazer conforto espiritual pra quem acredita. Mas é apenas isso. Não vai fazer uma doença sumir como num passe de mágica só pq a pessoa leu a bíblia todos os dias.

Pra quem não acredita (como nós ateus) a bíblia não é autoridade nenhuma e não serve pra nada. É apenas um livro e que tem o mesmo grau de importância que um livro de auto-ajuda esotérico do Paulo Coelho. Não passa de pura ficção.
Legal como novamente o Irmão (vulgo, o Cristão) ignora a existência de religiões além do cristianismo... certamente para ele os hindus, xintoístas, umbandistas, muçulmanos e outros não tem fé "DE VERDADE"... E depois essa gente vem pedir que respeitem a religião deles?
Adicione usar um livro como prova dele mesmo... Irmão, cadê a prova de que a Bíblia é verdade?
napneto disse…
Negativo. Acho que a sociedade como um todo reprovaria. Claro que seria muito "menos pesado" do que com uma benzedeira.
Mas, não muito menos importante, gostaria de ver o MP/CFM agir sobre os pastores que "curam" pessoas em templos e ao vivo pela televisão. Essa é a charlatanice mais óbvia e bem divulgada na nossa sociedade e também a que menos é juridicamente atacada. Se esses falsos profetas quiserem continuar a "curar" que provem os poderes de Deus através de exames prévios e póstumos.
- Napoleão
napneto disse…
Negativo. Acho que a sociedade como um todo reprovaria. Claro que seria muito "menos pesado" do que com uma benzedeira.
Mas, não muito menos importante, gostaria de ver o MP/CFM agir sobre os pastores que "curam" pessoas em templos e ao vivo pela televisão. Essa é a charlatanice mais óbvia e bem divulgada na nossa sociedade e também a que menos é juridicamente atacada. Se esses falsos profetas quiserem continuar a "curar" que provem os poderes de Deus através de exames prévios e póstumos.
- Napoleão
napneto disse…
Acho que a sociedade como um toda não consideraria isso normal/aceitável. Mas claro que o peso nesses casos é totalmente diferente. A maioria ainda condenaria.

Mas queria ver mesmo era o CFM/MP agir contra esses falsos profetas que tanto divulgam curas em templos e ainda, ao vivo, na televisão. Quantas vezes já não vi pessoas sendo "curadas" das doenças mais absurdas pelo R.R. Soares e Valdomiro. Isso sim é um absurdo. Se esses caras querem continuar com essa charlatanice que provem os tais poderes de Deus através de exames prévios e póstumos e tudo sob supervisão de um grupo de médicos.

- Napoleão

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos